Boas-vindas

Olá!

Estamos felizes por ter você como nosso COLUNISTA e podermos contar com sua colaboração. Queremos pessoas apaixonadas por sua profissão que gostam de escrever e compartilhar conhecimento e experiências.

Agradecemos o interesse. Estamos ansiosos para ler seus conteúdos!

Nosso Propósito

As atividades dos profissionais de Secretariado Executivo vão além de facilitar a execução dos processos de organizações.

Suas atuações e colaborações são fundamentais nas estratégias e nas aplicações de métodos ágeis para a obtenção de resultados.

Viemos para promover e oferecer conteúdo relevante e útil para realizarem seus trabalhos de forma efetiva, com excelência e que resultem em entregas eficazes e agregadoras ao mesmo tempo que promovam o desenvolvimento de suas carreiras.

Trabalhamos para ser um instrumento de referência e qualidade para capacitar, inovar e conectar os profissionais de secretariado executivo.

Nosso Compromisso

Nosso compromisso é de colaboração mútua. Seus artigos farão parte do conteúdo do portal que oferecemos ao público. Nossa contribuição é a de divulgá-lo, junto com seu perfil profissional, dando visibilidade de seu trabalho e de seus interesses.

Acreditamos seriamente que conseguimos gerar resultados positivos nesta cooperação mútua ao divulgarmos interesses que beneficiem a todos.

E sobretudo levar informação, conhecimento e ajudar a formar profissionais e colaborar positivamente com o setor e o mercado.

Seja muito bem-vindo ao MUNDI Secretariado Executivo!

Para quem você escreve

O conteúdo do portal é dirigido a um público que atua ou que pretende atuar na área de secretariado executivo, especialmente para o mundo corporativo, em áreas de administração e secretariado, porém pode perfeitamente ser, também, de interesse de demais profissionais de diversos outros setores do mercado que possam ter demanda pelos temas que tratamos.

Estilo do texto

Queremos apresentar ao público textos que levem informações relevantes sobre sua profissão e seu mercado de forma que possam orientá-lo e auxiliá-lo no seu dia a dia do trabalho, de forma clara, objetiva e concisa. Conteúdo que apresente dicas e sugestões para a realidade profissional da categoria.

No que se refere à extensão do seu texto, sugerimos pautar seus temas entre 2.500 e 4.000 palavras, para uma experiência de leitura do usuário entre 2 e 4 minutos. Essa é uma orientação importante, pois muito provavelmente o público poderá estar acessando o portal através de seus dispositivos móveis, e em momentos entre atividades de suas rotinas. Por isso, objetividade é fundamental, pois esperamos que essa experiência seja além de edificadora, prazerosa.

A redação pode ter um estilo mais casual, menos acadêmico e formal claro, mas sugerimos evitar clichês, gírias ou linguagem de tom debochado. Profissionalismo é uma atitude fundamental na formação de autoridade sobre um tema ou assunto e sua expressão no estilo da escrita acaba sendo notado pelo leitor mais atento e exigente.

É importante para nós também destacarmos que a Mundi SE faz questão de levar excelência e qualidade no que se propõe a oferecer ao mercado e, para este papel, esperamos contar muito com o seu conhecimento e sua experiência relatada em seus textos.

O título é um item muito importante! Ele é o principal gatilho que chama a atenção ao seu conteúdo, além de, tecnicamente, ser importante para os critérios de indexação nos mecanismos de busca da Internet. Prefira títulos curtos, pois são mais fáceis para serem memorizados, além de facilitar no compartilhamento de links da publicação, pois o título fará parte da URL da página.

Uso de Links

Links nos textos ajudam a ampliar o repertório do tema, sem desviar muito do objetivo do texto, deixando-o mais enxuto e conciso, pois eles podem complementar uma explicação, um ponto de vista ou ilustrar com exemplos o que está em discussão.

Porém solicitamos o máximo de rigor em verificar exatamente o que eles provocam na experiência do usuário, buscando evitar que acessem páginas em domínios suspeitos ou que possam ter conteúdos inapropriados, suspeitos ou perigosos em relação a programas ou aplicativos que se instalem inadvertidamente.

Uso de imagens

Como norma de publicação, todos os textos do portal são ilustrados com uma imagem principal, que chamamos de “imagem de destaque” ou “destacada” que é exibida na página principal (Home) anunciando a matéria, nas demais seções para as quais os textos forem classificados e como âncora para a divulgação em redes sociais e nos envios de newsletters. Ela é exibida na página da matéria logo abaixo do título.

A escolha da imagem é prerrogativa da equipe editorial da Mundi SE e buscaremos sempre identificar uma imagem que tenha relação com o assunto tratado no texto, porém de forma interpretativa ampla, pois não seria necessariamente produzida especialmente para àquele texto e sua seleção se dará em nossos bancos de imagens e/ou em sites gratuitos na Internet.

Ela terá creditada sua origem quando exibida na página da matéria.

Você pode livremente sugerir e enviar imagens para serem exibidas em suas matérias, podendo ser a “destacada” ou mesmo para ilustrar passagens no corpo do seu texto. Apenas solicitamos que indique, junto com a imagem, qual a legenda que queira dar a ela e qual sua fonte, nos apontando quem a produziu e, sendo de algum site da Internet, qual o endereço da URL de onde fora baixada para identificarmos se ela possui direitos de imagem e divulgação.

Caso se interesse e queira buscar imagens, sugerirmos os seguintes sites:

– Unsplash: https://unsplash.com/

– Freepik: https://www.freepik.com/

– Pixabay: https://pixabay.com/pt/

– Pxhere: https://pxhere.com/

Caso venha a procurar imagens através do Google, certifique-se de que se está buscando as que tenham licenças gratuitas (free). Uma forma de verificar é: na aba “Imagens”, clique em “Ferramentas “ à “Direito de uso” à “Licenças Creative Commons”. Apesar de reduzir as opções de imagens na pesquisa, seu resultado é bem mais confiável, entendendo que aquelas filtradas podem ser reproduzidas sem restrições. As demais ficamos sem saber se possuem ou não direitos de uso. Mesmo se utilizando do filtro do Direito de uso, pedimos que ainda assim, copie a URL de onde baixou a imagem.

O formato que solicitamos pode ser de 1920×1280 ou 1500×1000 pixels. São as melhores resoluções para se trabalhar em sites e aplicativos. Podemos avaliar demais resoluções, mas se tiverem qualidade inferior, descartaremos. A dimensão padrão para exibirmos terá como referência a largura 1,5 vezes o tamanho da altura.

Webstories

Um tipo de publicação de conteúdo que pode ser bem explorado é o formato Stories. Queremos divulgar conteúdo neste formato no portal e nas redes sociais que o disponibilizam (Facebook, Instagram e LinkedIn, por ora) por permitir a transmissão de uma informação de forma suscinta, objetiva e didática.

E queremos incentivar você, a apostar nele para divulgar seu conteúdo. Aqui vão algumas dicas para criar seu Stories:

  • O Stories é feito com slides verticalizados nas dimensões 1080×1920 pixels. O ideal é ter no máximo 10 slides para divulgar o conteúdo, ficando ao final com a capa e contracapa, 12 slides;
  • Cada slide representa um pedaço do conteúdo do tema que se deseja explorar, e é exibido em 7 segundos, portanto, o texto que se deseja passar deve ser bem objetivo e conciso;
  • Imagens são essenciais e vídeos podem ser usados – no caso, dentro do tempo de exposição do slide, 7 segundos; A Mundi SE fará a curadoria das imagens conforme o tema e o texto para o slide. Caso você queira enviar suas imagens, atente-se às nossas orientações sobre “Uso de imagens”;
  • Links podem ser acrescidos nos slides também. Veja nossas orientações em “Uso de Links”;

Sugerimos usar o formato Stories para divulgar principalmente dicas, porém pode ser usado para discorrer sobre curiosidades de um fato, personalidade ou características de um tema específico.

Como enviar o artigo para ser publicado

Na data estipulada do Calendário Editorial, você deve fazer o upload do seu artigo em documento formato Word na sua pasta que fica armazenada em um Google Drive. O link para o acesso será fornecido para você. O nome do arquivo deverá ser o mesmo do título do artigo.

Caso seja seu primeiro artigo, envie também em arquivo separado sua minibiografia. Cite nela também os links dos perfis de suas Redes Sociais, aquelas que desejar que sejam exibidas em seus artigos.

Faça um upload também de 1 foto que será exibida junto de seu perfil e para divulgação. A imagem deve ter a dimensão mínima de 720×964 pixels.

Não precisa se preocupar em formatar a página, parágrafos e fontes de seu documento. Pode nos enviar no seu formato padrão ou mesmo sem nenhuma formatação.

Canal do Colunista

Para facilitar nossa comunicação, temos um grupo no WhatsApp onde reunimos todos os colunistas. O objetivo é reunir informações atuais sobre o portal e envio do calendário editorial.

Diariamente o grupo fica fechado e somente os administradores podem enviar mensagens, exceto às sextas-feiras quando abrimos o grupo para o Plantão do Colunista. Neste dia enviamos informações relevantes que podem lhe auxiliar na produção de seu conteúdo e também é serve de momento de interação entre todos os autores.

Caso tenha alguma dúvida, contatar Paula Rotta Assis pelo WhatsApp 11 97238 2423 ou pelo e-mail paula.rotta@mundise.com.

Página do Colunista

Para prestigiar nossos autores e facilitar a busca para nossos leitores, criamos um espaço exclusivo no portal onde estão reunidos os artigos já publicados de cada colunista.

Neste espaço exibimos sua imagem, minibiografia e os links das suas redes sociais.

Confira: https://mundise.com/autores/

Por isso também é importante que nos mantenha atualizado com sua minibiografia, foto e links das redes sociais 😊

Publicidade

Podemos dar visibilidade de seus trabalhos e demais interesses quando da divulgação de suas matérias, através de banners e anúncios publicitários. Caso tenha interesse nos envie uma imagem nos formatos a seguir:

– 1200×300 pixels (retângulo)

– 1080×1080 pixels (quadrado)

Eles serão exibidos na página de sua matéria, logo abaixo do quadro do seu perfil.

Demais interesses pontuais que desejar divulgar como participação em eventos, palestra, lives ou lançamento de algum trabalho editorial, exibimos o banner na Agenda de Eventos (quando se tratar de um) ou no carrossel de publicidade na Home e nas páginas das matérias.

A ação publicitária não tem nenhum custo para você. Solicitamos apenas o envio da arte do banner nas dimensões indicadas. Caso precise de nosso auxílio para a produção de uma arte, consulte-nos.

Caso tenha alguma publicação editorial, livro ou e-book que queira comercializar no portal, o fazemos na sessão Biblioteca. Neste caso, cobramos uma taxa de comissão de 30% do valor indicado na oferta. Havendo interesse, contatar nosso responsável comercial, Marcelo Maia pelo WhatsApp 11 93003 2534 ou pelo e-mail marcelo.maia@mundise.com que tratará de todos os detalhes com você.

Mais uma vez, bem-vindo(a) ao Mundi Secretariado Executivo e lhe desejamos muito sucesso!

Clique aqui para baixar o Manual do Colunista em PDF

MUNDI Secretariado Executivo

Paula Rotta Assis

Curadoria e Relações Públicas

Marcelo Maia

Administração e Comercial

Paulo Maia

Marketing, Edição e Infraestrutura