Mundi Secretariado Executivo

DIA A DIA

Por que uma política de diversidade e inclusão no ambiente corporativo?

Em 2019, o Hay Group (Brasil) realizou pesquisa e identificou que o desempenho dos trabalhadores, em uma empresa com política de diversidade e inclusão, chega a ser 50% superior às empresas que não a praticam. No mesmo ano, a Organização Internacional do Trabalho destacou o aumento no lucro das empresas, diversas e inclusivas, de cerca de 20%.

Palavras que confundem

Quantas vezes já não paramos para pensar na forma de escrever de certas expressões do dia a dia que nos deixam realmente na dúvida da grafia?

Fuja do padrão, mas siga o padrão. Existe um meio-termo?

Lançado no mês passado, o documentário Abercrombie & Fitch – da Ascensão à Queda, reacendeu o debate sobre a questão da “boa aparência” e padrões de beleza.

Cheio de polêmicas e com relatos absurdos, a empresa fundada no final do século 19 viveu seu auge no início dos anos 2000, quando ter uma peça com o nome A&F era sinônimo de status e um certo padrão a ser perseguido por alguns. Em certo momento, o dono da marca chegou a dizer que as roupas dele não foram feitas para todos, o que só reforçava a ideia de que quem não serve na roupa, não serve e ponto.

Vivemos pormenorizados ou supervalorizados em situações de comunicação violenta?

Ferramentas para obter uma rotina de trabalho feliz e satisfatória.

Você já se sentou em sua mesa após ter saído da sala de sua líder e sentiu-se sem forças até mesmo para dar um “enter” em frente ao computador? Sentiu vontade de ligar para alguém para lhe acudir daquele lugar ou por vezes foi de forma discreta até o banheiro para chorar baixinho? Pois bem. Esse sentimento não aconteceu apenas com você – acontece com muitos de nós. Para resolvermos esses sentimentos engasgados em nosso peito, alguns passos a seguir de quem entende do assunto.

Vale a pena ser uma pessoa otimista?

Você conhece o poder do otimismo? O fato de ser uma pessoa otimista pode influenciar a vida de alguém, sob o ponto de vista de estudos científicos.

Por que preciso conhecer o selo e certificação ESG?

Em 2020, fundos com ações ESG captaram mais de R$680 milhões de reais. Em 2021 fundos com selo ESG aumentaram 200%, ambas as informações são da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). O Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI), projetou que em 2022, 74% das empresas brasileiras com ações em Bolsa pretendem aumentar o investimento em ESG. O futuro para as empresas.

Aprenda a dizer “não”

Enquanto algumas pessoas acham muito simples dizer “não” para tudo, outras sofrem e sentem dificuldade na hora de negar algo a alguém. Se você se sente constrangido de dizer “não” a um vendedor, a um colega de trabalho, a um cliente ou até mesmo a um parente, saiba que, em algumas situações, o “não” é bem-vindo. Quando você sentir que os benefícios de usá-lo superam os benefícios de um “sim”, vale a pena encarar o desconforto e optar pela negativa. Entretanto, se você não sabe como fazer isso, fique tranquilo: selecionei cinco dicas para ajudá-lo.

Etiqueta e repertório, nada é por acaso

Provavelmente você já deve ter pensado, como eu, o motivo de tanta frescura no comportamento da etiqueta à mesa e outros códigos de conduta.

Quando entendi que a etiqueta não veio por acaso e existe uma linha histórica, holística e ancestral em todo o comportamento, percebi que a importância de cultivar e compartilhar esta ferramenta de desenvolvimento humano, se deve para lembrar todos os momentos históricos que a humanidade já passou.

Cooperativismo: um pouco mais da essência

Essencialmente, o cooperativismo tem a face humana e o ser humano se percebe na identidade cooperativa ao colocar em prática a sua essência.

É intrínseco ao ser humano exercer a prática da cooperação e isso se manifesta em quase todos os momentos da nossa vida, nas pequenas e corriqueiras atividades familiares, em nosso trabalho, nas alianças estratégicas das grandes corporações e até mesmo nas nações, ao se unirem em blocos continentais e econômicos.

LGPD: o que mudou até agora?

Com mudanças e maior fiscalização, cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados ainda é um desafio para algumas empresas

Quer ter sucesso na sua marca?

Abrir uma empresa é algo considerado relativamente fácil há alguns anos, principalmente após a pandemia de Covid-19, em que muitas pessoas passaram a realizar compras online e o segmento ganhou ainda mais força. Segundo um levantamento realizado pela Neotrust, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, totalizando mais de R$ 161 bilhões, com um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior. Mas se abrir um negócio é algo mais acessível, por outro lado, ter sucesso com uma marca é um caminho mais desafiador e que exige estratégias assertivas.