Definitivamente, não dá para usar o 2x na sua nova carreira.
Quando decidimos iniciar uma nova careira ou até fazer uma transição seja para outra área seja para o empreendedorismo, nossos anseios de que tudo dê certo geram muita ansiedade, medo e até mesmo questionamentos sobre nossa capacidade e isso faz com que fiquemos sempre pensando no futuro, em como vai ser, como fazer e em como chegar.
O ponto é que nos acostumamos a viver no fast.
Não tem tempo para fazer comida, vai de fast food. Não tem tempo para o mercado, pede no aplicativo e vai de fast delivery. Não tem tempo para brincar com os filhos, leva no parquinho no shopping e vai de fast pass. Nossa vida virou um fast tudo.
Essa é a forma carinhosa que chamo esse novo momento que vivemos. Vivemos em fast tudo constantemente.
Tire um tempinho para olhar ao seu redor e veja a quantidade de coisas que otimizamos, que facilitamos e encurtamos para conseguir fazer outra coisa.
Você deve ter notado que a disseminação de técnicas de meditação tem aumentado muito, talvez você já tenha visto algum anúncio por ai sobre terapeutas, coaches ou até mesmo empreendedores falando sobre a importância de nos conectarmos conosco, de termos um tempinho para nós para conseguirmos dar conta desse novo momento que vivemos e isso não é à toa. Precisamos aprender a viver o momento, o agora, e lidar com isso.
Continua depois da publicidade…
PUBLICIDADE






Crescemos sendo treinados para responder a pergunta “como você se vê em 10 anos?” ou então “aonde você se imagina em 5 anos?” e obviamente isso gera uma necessidade de projetar o futuro, e pensarmos sempre além. Não estou dizendo que projetar o que queremos é ruim, que pensarmos alguns passos a frente gera ansiedade, até porque, como vocês já sabem, sou adepta as técnicas de visualização, que resumidamente, é se enxergar aonde você quer estar.
Mas será que precisarmos estar sempre a frente, será que precisamos viver como se estivéssemos no futuro e tão pouco acompanhando nosso agora?
O segredo é encontrar o meio termo, nem viver só o agora ficando estagnados em um lugar e achando que aquilo é somente o que você merece, mas também não projetando o tempo todo.
Vivemos tentando acelerar nossos resultados e esquecemos de aproveitar o caminho, o quanto aprendemos até chegarmos em determinado cargo? Quantas pessoas você conhece e se conecta no seu processo de transição de carreira? Quais as novas habilidades que adquirimos empreendendo?
Assim como na função 2x do WhatsApp não podemos nos acostumar a acelerar tudo que acontece na nossa vida, então tenta só um pouco largar o controle e viver a jornada absorvendo tudo o que ela te oferece.
Bárbara Bora é Secretária Executiva Remota e bacharel em Secretariado Executivo Trilingue, formada pela FECAP/SP, tecnóloga em Eventos pela FMU/SP e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FMU/SP. Tem trabalhado com executivos, CEO’s, empreendedores e profissionais liberais. Leciona em cursos na área de Secretariado e Recepção. Mãe do Lucca e da Lara, seus principais motivos em empreender. “O Secretariado me escolheu e me acolheu. Tenho paixão em servir e resolver problemas. Amo minha profissão!”




Gostou deste artigo? Compartilhe!
os mais lidos na semana
Temas Procurados
Categorias




3 Comments
Bárbara, adorei o seu artigo.
Excelente artigo !! Fiz uma reflexão da minha vida ! Estou no modo Fast ! Preciso urgentemente de desacelerar !!
Tentando desacelerar nesse mundo em que tudo é tão rápido! Será que existe um meio termo?