Preciso trabalhar minha marca pessoal?
Por Cynthia Marcandalli

publicado em

O tempo todo nos deparamos, seja nas redes sociais ou no mundo real, com o conceito de marca pessoal, ou personal brand. Esse é e continuará sendo um assunto relevante, principalmente em tempos em que muitas pessoas oferecem os mesmos serviços ou têm capacidades técnicas similares.

Mas o que é uma marca pessoal? É ter uma identidade própria e não ser só mais um em qualquer coisa que você faça. A marca pessoal é o objetivo, que é alcançado por meio do processo de personal branding.

Em marketing, branding é o processo de criação de identidade. Logo, o personal branding é o processo de criação da sua marca enquanto pessoa. E isso está longe de ficar fazendo marketing indiscriminado sobre si mesmo, aquele famoso “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”.

O personal branding é um processo contínuo, então a primeira forma de trabalhar sua marca pessoal é definir seus valores e o que é autêntico para si mesmo. Sem ser fiel ao que você acredita de fato, construir e manter uma marca pessoal será um sacrifício enorme e talvez ineficaz. Significa jogar tudo para o alto amanhã? Não! Apenas entender de que valores você não abre mão. Você compraria de uma marca que fica mudando de logo, embalagem ou cores o tempo todo? Não parece um pouco confuso a própria marca não saber quem ela é? Então….

Uma marca forte entende o seu valor para o mundo. Saber seu valor não é só pensar em quais são seus pontos fortes e fracos, mas no que você acrescenta na vida das pessoas e aonde você quer chegar.

Continua depois da publicidade…

PUBLICIDADE

https://www.sympla.com.br/coaching-em-grupo-para-mulheres__1531493
https://www.sympla.com.br/coaching-em-grupo-para-mulheres__1531493
previous arrow
next arrow
live rota da mulher rica
live rota da mulher rica
previous arrow
next arrow
anuncie-na-dolce-post
presenca online-campanha-post (2)
previous arrow
next arrow

A gente vive ocupado, né. Mas não esquece de separar um tempinho para marcar presença nas redes sociais. Pessoas se conectam a pessoas, então você pode dividir um pouco sobre a sua vida além do trabalho, falar sobre uma viagem, um livro, algo que gosta de fazer. Isso aproxima as pessoas e torna qualquer comunicação mais fluída.

Essa conexão com pessoas melhora o seu networking. Tá no LinkedIn? Se conecte. Viu algum evento que não faz parte do seu dia a dia, mas achou interessante? Vai. Já tá em um curso e não adicionou as pessoas à sua rede? Adiciona! O mundo atual é feito disso, ainda mais em tempos de pandemia e vai-não-vai de trabalho em escritório.

O que você vê é o que você leva. Parecer alguma coisa e realmente ser isso faz com que as pessoas ao seu redor não tenham dúvidas sobre sua marca pessoal, então invista na sua imagem pessoal. Pense em como quer que te percebam e em como isso pode ser feito. Lembre-se de que a marca pessoal é algo autêntico, então não adianta se fantasiar de alguém que você não é e depois não sustentar isso.

Lembre-se de que criar uma identidade própria não é algo fácil e rápido, exige esforço e dedicação, mas valerá a pena quando você perceber que criou uma conexão mais próxima e real com as pessoas com quem você quer falar. Pode ser que você se torne inspiração para alguém, já pensou? Eu sim!

Camada 1

Cynthia Costa Marcandalli é Secretária Executiva em 15 anos de experiência e atua principalmente com expatriados C-level do setor financeiro. Especializou-se como Consultora de Imagem e Estilo ao longo de sua jornada, orientando colegas de trabalho na busca por evolução profissional por meio de uma imagem assertiva.

mulher-absoluta-in-company-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

3 Comments

  1. Autoconhecimento e planejamento são necessários nesse processo. Adorei o texto, simples, objetivo e que traz dicas importantes sobre o tema!

    • Olá, Elizabeth.

      Que bom saber que você gostou. Esse é um tema que eu gosto muito.

      Abraço!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
mulher-absoluta-in-company-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow