Feedforward positivo como agente transformador pessoal e profissional!
Por Julia Pazzini

publicado em

Você já pensou na importância de um feedforward positivo?

Ao longo dos meus anos de carreira venho percebendo como é importante falar de uma maneira empática, ser positivo e objetivo quanto ao que quer dar de retorno à atuação profissional de seus pares.

Avaliar os acertos, dizer o que poderá ser diferente na próxima vez, favorecer a realização do trabalho com excelência, eficiência e eficácia, manter as pessoas engajadas, promover o crescimento e desenvolvimento das pessoas; tudo isso, é possível de avaliar, prever, paramentar, classificar, contabilizar e aplaudir, através de um olhar para frente positivo, voltado ao Humano!

Não importa a hierarquia e muito menos o status ou o ego; aliás, isto está muito for de moda, não é mesmo?! O feedforward deve ser via de mão dupla, dar e receber, falar e ouvir, ensinar e aprender, ajudar e ser ajudado.

Em algumas organizações ele se dá por meio de conversas entre pares e hierarquias; em outras pelas avaliações de desempenho. A dinâmica é indiferente, o que vale é focar na forma e no conteúdo:

  • Como abordar o assunto com o colaborador;
  • Atenção aos sentimentos envolvidos;
  • Em que momento do dia;
  • Quantas pessoas estarão envolvidas nesse processo;
  • O que esperar desse processo;
  • Como avaliar;
  • Quais resultados esperados.
  • Defina um padrão para o futuro.
  • Encoraje a evolução profissional de cada colaborador.

ELOGIE de verdade e você irá transformar pessoas!

Passei por duas situações totalmente distintas recentemente, no meu processo de recolocação profissional.

Continua depois da publicidade…

PUBLICIDADE

https://www.sympla.com.br/coaching-em-grupo-para-mulheres__1531493
https://www.sympla.com.br/coaching-em-grupo-para-mulheres__1531493
previous arrow
next arrow
live rota da mulher rica
live rota da mulher rica
previous arrow
next arrow
anuncie-na-dolce-post
presenca online-campanha-post (2)
previous arrow
next arrow

A Empresa X: antiquada, parada no tempo, com processos muito arcaicos, resistente a mudanças. Fiquei pouco mais de 3 anos, sem perspectivas de futuro, sem apoio, sem feedback algum. Fui me escondendo, não mostrando minhas qualidades, sentindo que estava andando para trás, retrocedendo, fazendo só o necessário e operacional. RESULTADO: a empresa me desligou e nem sequer, meu executivo, a pessoa a quem era ligada diretamente, foi capaz de me dar um retorno qualquer, positivo ou não, no encerramento.

Meses depois, me recoloquei.

Vamos, então a Eempresa Y: moderna, atual, disposta a acompanhar as evoluções e mudanças tecnológicas para entregar aos clientes, o melhor serviço possível. Ambiente leve, colaborativo.

RESULTADO: com 45 dias de empresa, pedi uma avaliação ao gerente de operações e ao CEO desse período e de como estavam me percebendo e como foi POSITIVO. Soube que já pensam em novas perspectivas para minha atuação, já estão avaliando para que eu assuma mais responsabilidades além das que todo profissional de secretariado executivo já tem, me incluindo em projetos internos.

Ouvi muito mais sobre o que pensam para mim, mas não quero ficar falando de mim. Trouxe os exemplos apenas para clarificar e para que entendam o poder transformador desse processo.

O que quero com esse artigo é mostrar a você que existe um lugar perfeito para você. Não desista! Busque, sonhe, mas, principalmente, não tenha medo ou vergonha de pedir o feedforward: como disse antes, esse momento e essa dinâmica devem acontecer como via de mão dupla.

Portanto, não espere assentado.

Corra atrás, tenho certeza de que você irá gostar do que vai ouvir e esse retorno causará um impacto tão profundo e maravilhoso em você, que o seu caminho será apenas de evolução!

E, para olhar adiante e promover o engajamento, crie momentos com os componentes do seu time para ouvir e para motivar; para corrigir e elogiar; para construir e solidificar as relações humanas e profissionais.

Já não há mais tempo para ficar acomodado, esperando as coisas caírem no seu colo. É tempo de ação, de motivação, de superação, desenvolvimento, crescimento e aprendizado contínuo.

E você, tem olhado adiante? Até onde o seu olhar vai: além do horizonte ou até o seu umbigo?!

Você tem dado retornos positivos a todas as pessoas que fazem parte dos seus círculos de convivência?

Essa prática pode ser aplicada na sua vida pessoal também. Pense nisso!

Vamos espalhar mensagens positivas por aí?!

Camada 1

Júlia Pazzini é apaixonada por pessoas e por compartilhar conhecimentos. É professora e Escritora. Graduada em Magistério, Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue. MBA em Gestão de Eventos e Cerimonial. Certificada em Assessoria Internacional de Alta Performance. Idealizadora e criadora do SecexMG.  Reconhecimento em 2021 com o Prêmio OscarSec-Melhor Página Virtual e Menção Honrosa pela atuação na área do Secretariado. Já havia eebido em 2014 o Prêmio MG Turismo na área de Educação. Possui 30 anos de experiência como Secretária Executiva e 20 anos como Docente e Coordenadora em cursos de extensão, profissionalizantes, técnicos e tecnólogos.

mulher-absoluta-in-company-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

2 Comments

  1. Como uma conversa franca e amigável traz muitas oportunidades de reflexão, de motivação e surgem muitas ideias e desejos. Quando tivermos uma abertura clara e respeitosa com o outro essas oportunidades vão surgir mais naturalmente, mas se não surgirem, que as busquemos e aproveitemos. Pensar no outro com empatia também contribui muito para se ter um feedforward de sucesso em ambos os lados.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
mulher-absoluta-in-company-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow