Historicamente, o desemprego entre jovens é maior no Brasil quando comparado à média nacional. Segundo o IBGE, no fim de 2021, a maior desocupação por faixa etária era no grupo de 14 a 17 anos: 37,2%. Uma taxa impactada, entre outros fatores, pela inexperiência profissional.
Assim, a busca do primeiro emprego, hoje, acontece em um cenário altamente desafiador. Mas os programas de inclusão de adolescentes e jovens no mundo do trabalho aumentam a empregabilidade e representam uma importante iniciativa social que abre oportunidades e favorece o desenvolvimento de jovens talentos.
Há 44 anos, o CAMP Pinheiros – Centro Assistencial de Motivação Profissional realiza um trabalho voltado ao encaminhamento de adolescentes e jovens para oportunidades e inserção em programas de aprendizagem, visando ao seu desenvolvimento pessoal e profissional.
“Começar em uma empresa como aprendiz é uma excelente oportunidade para um jovem que inicia sua vida profissional. Nosso programa de socioaprendizagem é composto por uma extensa grade de conteúdos desenvolvidos através das metodologias ativas e ainda conteúdos complementares como palestras, oficinas, acompanhamento vocacional e outras atividades que visam ao desenvolvimento de comportamentos, habilidades e atitudes necessárias ao mundo do trabalho”, explica o presidente da entidade, Mario Ugolini. “Essas atividades teóricas são complementadas por atividades práticas, que são realizadas nas empresas parceiras”, conclui.
O programa formação para cidadania, por exemplo, é um curso gratuito de capacitação socioprofissional oferecido pelo CAMP Pinheiros que desenvolve habilidades e atitudes exigidas no mundo do trabalho, por meio de atividades digitais, ambientais, interpessoais, com orientação e estímulo ao empreendedorismo. Ele é voltado a jovens de 15 anos e meio a 22 anos, que estejam cursando o ensino regular a partir dos últimos anos do ensino fundamental ou já tenham concluído o ensino médio.
Continua depois da publicidade…
PUBLICIDADE






As empresas que fazem parte do programa também encontram benefícios como triagem e encaminhamento de adolescentes e jovens previamente qualificados, atendimento ágil e suporte personalizado para os gestores. Além disso, a empresa associa sua marca a um programa social de política pública reconhecido e pode direcionar o desenvolvimento do jovem conforme os valores e cultura da empresa.
Vale mencionar, ainda, que as empresas parceiras, ao remunerar o CAMP Pinheiros pelos serviços prestados, tornam-se financiadoras e coparticipantes de todas as ações sociais e projetos gratuitos oferecidos pela entidade. Dessa forma, a parceria reforça as boas práticas sociais da empresa e influi positivamente na avaliação de seu ESG.
Em seu balanço das atividades realizadas em 2021, o CAMP Pinheiros contabilizou mais de 2.700 candidatos a aprendiz encaminhados para entrevistas, resultando em 1.497 aprendizes contratados em mais de 150 empresas parceiras. Para garantir a melhor formação aos jovens atendidos, ofereceu 1.600 horas de aprendizagem, além de mais de 25 atividades extras com conteúdo relevante para a formação do aprendiz. Desde o início de suas atividades, o CAMP foi responsável por inserir mais de 19 mil jovens no mercado de trabalho.
Sobre a Lei de Aprendizagem
A Lei de Aprendizagem (nº 10.097/2000) determina que empresas de médio e grande porte dediquem de 5% a 15% de suas vagas para jovens de 14 a 24 anos. Ela garante proteção social de modo assistido e orientado, com direitos trabalhistas e previdenciários assegurados, sendo ainda uma forma de combate à evasão escolar e ao trabalho infantil.
Em atividade desde 1978, o CAMP Pinheiros atua no desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes, jovens, pessoas com deficiência, adultos e idosos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social e econômica, por meio de articulação com políticas públicas comprometidas com a proteção social e integração ao mundo do trabalho.
Em 44 anos de história, atendeu mais de 60 mil pessoas, entre elas mais de 19 mil adolescentes e jovens inseridos no mundo do trabalho na condição de aprendizes, com o apoio de mais de mil empresas parceiras por meio do Programa de Socioaprendizagem, que atende à Lei da Aprendizagem nº 10.097/2000.
Parcerias
Vale lembrar que, além de permitir à empresa atender à legislação vigente, a contratação dos participantes do programa Formação para Cidadania como aprendiz contribui para a inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho. Essa contratação não apenas significa oportunidade profissional capaz de fazer enorme diferença na vida dessas pessoas, mas também contribui para a continuidade dos serviços, programas e projetos sociais do CAMP Pinheiros.
Para saber mais sobre o programa de aprendizagem profissional (socioaprendizagem) ou sobre quaisquer outras atividades desenvolvidas pelo CAMP Pinheiros, acesse o site www.camppinheiros.org.br ou entre em contato pelo e-mail contato@camppinheiros.org.br ou telefone (11) 3814-1402.
Colaboração da pauta:
Studio Graphico
Cristiane Del Gaudio
Assistente de contas
crisdelgaudio@studiographico.com.br
(11) 99578-4813 / (11) 97188-4423




Gostou deste artigo? Compartilhe!
os mais lidos na semana
Temas Procurados
Categorias




No comment yet, add your voice below!