Vale a pena ser uma pessoa otimista?
Por Nadya Totti Yagui

publicado em

Você conhece o poder do otimismo? O fato de ser uma pessoa otimista pode influenciar a vida de alguém, sob o ponto de vista de estudos científicos.

Diversos pesquisadores procuraram compreender a relação entre esse comportamento e os supostos benefícios. Não é brincadeira, o otimista foi, de fato, estudado.

Se você que está lendo é uma pessoa pessimista, saiba que existem realmente benefícios no pensamento otimista. Diferentes artigos acadêmicos já trataram sobre o assunto e apontaram melhora na saúde, qualidade de vida e até expectativa de vida no ser otimista.

Conforme publicação na revista “Harvard Men’s Health Watch”, sugere que o comportamento pode ser um fator chave. Pessoas mais positivas tendem a possuir rotinas mais saudáveis, constroem redes sociais fortes e tomam cuidados médicos mais conscientes – o que explicaria as melhores condições de saúde e vida.

As outras possibilidades estão associadas aos fatores biológicos e hereditários, capazes de influenciar no bem-estar geral dos indivíduos positivos. É claro que ainda temos muito a investigar e descobrir sobre o assunto, mas, um pouquinho de otimismo não faz mal a ninguém.

Veja abaixo alguns benefícios em ser “otimista”:

– O otimismo melhora a saúde

Os pensamentos de otimismo podem favorecer a saúde de diferentes formas. Essa característica é capaz de melhorar aspectos mais simples, como possibilitar uma melhor noite de sono, como também impulsionar o sistema imunológico.

– O sono

Um estudo publicado na Behavioral Medicine e conduzido pela pesquisadora Rosalba Hernandez, procurou entender a relação entre a positividade e a qualidade de sono nas pessoas.

A análise de 3.548 participantes demonstrou que aqueles com maiores índices de positividade tiveram maior probabilidade de dormir de 6 a 9 horas por noite e, ainda, tinham 74% menos chance de ter insônia.

Continua depois da publicidade…

PUBLICIDADE

https://www.sympla.com.br/coaching-em-grupo-para-mulheres__1531493
https://www.sympla.com.br/coaching-em-grupo-para-mulheres__1531493
previous arrow
next arrow
alelazarin-despertai-feed (1)
alelazarin-despertai-feed (2)
alelazarin-despertai-feed (3)
alelazarin-despertai-feed (4)
alelazarin-despertai-feed (5)
live rota da mulher rica
previous arrow
next arrow
anuncie-na-dolce-post
presenca online-campanha-post (2)
previous arrow
next arrow

– A imunidade

Sobre a questão de saber se o otimismo é bom ou ruim para a imunidade: a resposta é sim”. A conclusão do artigo “Optimism and immunity: Do positive thoughts always lead to positive effects?” publicado na “Association for Psychological Science” não deixa dúvidas quanto ao efeito da positividade na saúde.

A pesquisa ainda enfatiza que essa relação independe de status socioeconômico, condições de saúde, depressão, integração social e comportamentos, como por exemplo, tabagismo, dietas e uso de álcool.

A qualidade de vida também está ligada aos pensamentos otimistas. Nossos pensamentos influenciam nos nossos resultados. Os pessimistas pioram o funcionamento físico e mental, enquanto o otimista consegue controlar melhor o estresse.

E assim aprendemos que ser mais otimistas nos ajuda em vários aspectos físicos e mentais.

Ser otimista não é achar que o mundo é lindo e maravilhoso e que serei feliz todos os dias. Mas se conscientizar que seu pensamento e suas atitudes otimistas poderá trazer resultados melhores para sua vida. 

Se você não botava fé de que aquele seu amigo otimista estava certo, quem sabe a ciência consegue te dar um empurrãozinho? Para te ajudar a entender mais sobre si mesmo, a dica é apostar no autoconhecimento.

Se esse artigo te ajudou de maneira positiva e acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Um forte abraço a todos!

Camada 1

Nadya Totti Yagui é consultora de Beleza independente, pós-graduada em Gestão empresarial pela FGV e atuou por mais de 20 anos no mercado financeiro. “Minha missão é inspirar vidas a empreender através da beleza

mulher-absoluta-in-company-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
alessandra-lazarin-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comment

  1. Nadya, amei o artigo.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
mulher-absoluta-in-company-banner
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow