Secretariado, uma profissão remota em crescimento
Por Deisiane Zórtea

publicado em

Apesar do teletrabalho ser mencionado desde a década de 90 e estar vinculado diretamente no nomadismo digital, a grande maioria dos profissionais e empresas não acreditavam nesta possibilidade.

Em meados de 2010, a metodologia do trabalho em home office começou a tornar-se popular e atualmente já não é mais um paradigma nas empresas, pois a pandemia ajudou a construir um cenário de possibilidades ao trabalho remoto.

Isso veio em favor da profissão de Secretariado Executivo, pois um estudo do BNE (Banco Nacional de Empregos) mostra que a função de secretária em home office registou um crescimento de 27,35% durante a pandemia e que este número irá ficar.

A pandemia serviu para mostrar que pode ser o home office pode ser mais econômico, simples e otimizado.

Para as empresas é uma economia de transporte, alimentação, estrutura local e estes custos podem ser revertidos em auxílios para o home office ou até remuneração adicional para a secretária.

Para a secretária, existem também vários benefícios, como executar a rotina do trabalho no conforto da própria casa, economia com vestuário ou dress code (isso não significa que a secretária pode trabalhar de pijama), mais qualidade de vida e tempo para dedicar a casa, família, lazer.

Diante desse cenário nem tudo é perfeito pois a empresa precisa estar preparada para oferecer subsídios e estrutura para que a secretária trabalhe em home Office, como equipamentos, sistemas, criação de novas metodologias e processos.

Continua depois da publicidade…

PUBLICIDADE

https://www.sympla.com.br/coaching-em-grupo-para-mulheres__1531493
https://www.sympla.com.br/coaching-em-grupo-para-mulheres__1531493
previous arrow
next arrow
alelazarin-despertai-feed (1)
alelazarin-despertai-feed (2)
alelazarin-despertai-feed (3)
alelazarin-despertai-feed (4)
alelazarin-despertai-feed (5)
live rota da mulher rica
previous arrow
next arrow
anuncie-na-dolce-post
presenca online-campanha-post (2)
previous arrow
next arrow

Com o olhar da secretária nesse cenário, em alguns poucos casos existe uma necessidade do trabalho presencial pelo fato de estar isolada em home Office e para isso o modelo híbrido funciona muito bem. Contudo, é óbvio que o trabalho remoto não é para todos os secretários, mas a tendência é para ficar e fixar raízes e trazendo isso como um padrão para a nova geração de secretárias e secretários.

Um ponto de atenção é que o home Office improvisado da pandemia não representa o ideal para o trabalho remoto de qualidade, é preciso investir em estrutura, treinamentos, saúde mental, melhoria na comunicação e melhor gestão de tarefas. O home Office improvisado durante a pandemia deve ser adaptado, melhorado.

Outro ponto de atenção é que estar em home office, não significa que tem que estar totalmente isolado, a empresa e funcionário(a) devem participar de eventos, confraternizações, eventos de networking, reuniões de alinhamentos remoto ou presenciais.

E resumo hoje o trabalho já não pode mais ser visto como presencial OU remoto, e sim como presencial E remoto, pois os líderes já estão entendendo as diferenças e complexidades de cada um e estão buscando uma melhoria de recursos para que a secretária ou secretário esteja em um ambiente saudável e produtivo.

Camada 1

Deisiane Zortéa é empreendedora, apaixonada por organização e metodologia e ajudar aos outros. Atuou por mais de 16 anos em empresas como secretária com funções de assistente administrativo, compras, assistente financeiro e assistente de recursos humanos. É formada em Administração de Empresas, com especialização em Pedagogia Empresarial, Programação Neurolinguística, Thinking Environment, Coaching e Fundadora da D.Zortéa Secretariado Remoto.

mulher-absoluta-in-company-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
alessandra-lazarin-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

2 Comments

  1. Adorei o artigo. 🙂

    • Olá Fábio. Que ótimo que gostou do artigo. E me conte, você já atua em home office?


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
mulher-absoluta-in-company-banner
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow