Em meados de 2010, a metodologia do trabalho em home office começou a tornar-se popular e atualmente já não é mais um paradigma nas empresas, pois a pandemia ajudou a construir um cenário de possibilidades ao trabalho remoto.
Isso veio em favor da profissão de Secretariado Executivo, pois um estudo do BNE (Banco Nacional de Empregos) mostra que a função de secretária em home office registou um crescimento de 27,35% durante a pandemia e que este número irá ficar.
A pandemia serviu para mostrar que pode ser o home office pode ser mais econômico, simples e otimizado.
Para as empresas é uma economia de transporte, alimentação, estrutura local e estes custos podem ser revertidos em auxílios para o home office ou até remuneração adicional para a secretária.
Para a secretária, existem também vários benefícios, como executar a rotina do trabalho no conforto da própria casa, economia com vestuário ou dress code (isso não significa que a secretária pode trabalhar de pijama), mais qualidade de vida e tempo para dedicar a casa, família, lazer.
Diante desse cenário nem tudo é perfeito pois a empresa precisa estar preparada para oferecer subsídios e estrutura para que a secretária trabalhe em home Office, como equipamentos, sistemas, criação de novas metodologias e processos.
Continua depois da publicidade…
PUBLICIDADE










Com o olhar da secretária nesse cenário, em alguns poucos casos existe uma necessidade do trabalho presencial pelo fato de estar isolada em home Office e para isso o modelo híbrido funciona muito bem. Contudo, é óbvio que o trabalho remoto não é para todos os secretários, mas a tendência é para ficar e fixar raízes e trazendo isso como um padrão para a nova geração de secretárias e secretários.
Um ponto de atenção é que o home Office improvisado da pandemia não representa o ideal para o trabalho remoto de qualidade, é preciso investir em estrutura, treinamentos, saúde mental, melhoria na comunicação e melhor gestão de tarefas. O home Office improvisado durante a pandemia deve ser adaptado, melhorado.
Outro ponto de atenção é que estar em home office, não significa que tem que estar totalmente isolado, a empresa e funcionário(a) devem participar de eventos, confraternizações, eventos de networking, reuniões de alinhamentos remoto ou presenciais.
E resumo hoje o trabalho já não pode mais ser visto como presencial OU remoto, e sim como presencial E remoto, pois os líderes já estão entendendo as diferenças e complexidades de cada um e estão buscando uma melhoria de recursos para que a secretária ou secretário esteja em um ambiente saudável e produtivo.
Deisiane Zortéa é empreendedora, apaixonada por organização e metodologia e ajudar aos outros. Atuou por mais de 16 anos em empresas como secretária com funções de assistente administrativo, compras, assistente financeiro e assistente de recursos humanos. É formada em Administração de Empresas, com especialização em Pedagogia Empresarial, Programação Neurolinguística, Thinking Environment, Coaching e Fundadora da D.Zortéa Secretariado Remoto.




Gostou deste artigo? Compartilhe!
os mais lidos na semana
Temas Procurados
Categorias




2 Comments
Adorei o artigo. 🙂
Olá Fábio. Que ótimo que gostou do artigo. E me conte, você já atua em home office?