Afinal, Miranda estava certa?
Por Cynthia Marcandalli

publicado em

Quando falamos em uma imagem pessoal que transmita elegância e poder, recebo a fatídica pergunta: mas eu vou ter que usar salto para alcançar isso? É uma conexão imediata, quase instintiva, seguida de medo.

Mesmo sem querer, há muito tempo relacionamos o salto alto a esses atributos. No imaginário mais recente, a figura da chefe poderosa chegando ao escritório (sim, eu amo o Diabo Veste Prada) e fazendo o barulho “clac, clac” do salto no chão de mármore já é um clássico. Ao som dos saltos, as funcionárias correm para trocar seus sapatos confortáveis por torturantes saltos agulha.

Então pense na minha surpresa quando li sobre um estudo que mostra que as mulheres não são apenas julgadas pelo que vestem, mas também pelo que calçam? Aparentemente nem nossos pés estão livres do olhar alheio.

O estudo, conduzido pela Professora Sreedhari Desai, da Universidade da Carolina do Norte, fala sobre o efeito do que as mulheres vestem no ambiente corporativo. As pesquisas conduzidas por ela foram feitas com mulheres em várias situações de cotidiano profissional (em sala de aula, fazendo uma apresentação, indo a uma entrevista de emprego etc.) com apenas uma variável: elas usavam sapatos de salto alto ou sapatos sem salto. Em todas as situações, as mulheres que usavam sapatos baixos foram vistas como mais preparadas e competentes, com avaliações melhores vindas tanto de homens quanto de mulheres, informação que me intrigou bastante.

Continua depois da publicidade…

PUBLICIDADE

https://www.sympla.com.br/coaching-em-grupo-para-mulheres__1531493
https://www.sympla.com.br/coaching-em-grupo-para-mulheres__1531493
previous arrow
next arrow
live rota da mulher rica
live rota da mulher rica
previous arrow
next arrow
anuncie-na-dolce-post
presenca online-campanha-post (2)
previous arrow
next arrow

A pesquisadora concluiu que o uso de salto alto no trabalho traz significados diferentes. Para alguns, é visto como parte do “uniforme do poder” para mulheres que querem se destacar, enquanto para outros, o salto alto é visto como um calçado tão feminino que pode resultar na objetificação da mulher e consequentemente uma diminuição na perspectiva de crescimento profissional.

Mesmo assim, o uso de salto alto ainda é tido como parte do dress code em muitas empresas, sob pena de demissão se não for acatado. Mas ué, se algumas de nós têm que usar salto, mas somos percebidas de maneira menos positiva por isso, o que fazer então?

Algumas empresas já entenderam que essa é uma exigência datada e trocaram o uniforme de trabalho por tênis ou, pasmem, calçados à nossa escolha! Os pés agradecem.

O que nos faz pensar no quanto ainda faz sentido esse tipo de código de vestimenta, principalmente em um momento em que muita gente trabalhou de casa usando um belo par de chinelo e meia. Será que vamos querer voltar a nos sacrificar em nome de uma elegância com a qual a gente talvez nem concorde só porque alguém disse que é assim que deve ser?

O mundo mudou, o jeito de nos vestir mudou. Hoje em dia temos uma variedade de opções para todos os gostos e estilos.

Você já parou para pensar no que é elegante hoje em dia?

Camada 1

Cynthia Costa Marcandalli é Secretária Executiva em 15 anos de experiência e atua principalmente com expatriados C-level do setor financeiro. Especializou-se como Consultora de Imagem e Estilo ao longo de sua jornada, orientando colegas de trabalho na busca por evolução profissional por meio de uma imagem assertiva.

mulher-absoluta-in-company-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

2 Comments

  1. Ano passado comprei um Oxford, amei! É de um conforto impressionante, melhor que tênis! Daí fiquei pensando: homens usam essa maravilha confortável a séculos e a mulherada acabando com os pés e a beleza das pernas usando saltos (aff). Não largo mais meu Oxford!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
mulher-absoluta-in-company-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow