De CLT para o Secretariado Remoto: transição de carreira em 5 passos
Por Deisiane Zórtea

publicado em

Sair de um CLT, para algumas pessoas, é um desafio, pois a segurança e estabilidade financeira são fatores que podem levar a desistir do empreendedorismo.

Tranquilidade e planejamento são essenciais para se obter equilíbrio nas diversas áreas da vida, inclusive no campo financeiro, bem como para garantir que a mudança de carreira ocorra de forma segura.

Vou dar aqui dicas para transição para uma nova carreira no Secretariado Remoto, mas essas dicas valiosas também lhe serão úteis ao migrar para qualquer outro tipo de empreendimento.

1 – Antes de tudo, coloque o seu desejo no papel e escreva o que você quer. Detalhe quais são seus objetivos com essa transição. Anote tudo aquilo que você deseja, com o que quer trabalhar, quanto quer faturar, quais dias da semana trabalhará, o número de horas que dedicará efetivamente ao seu negócio, como será fisicamente o seu local de trabalho. Quanto mais detalhes, mais certeiro será seu planejamento.

Depois disso anote todas as possíveis atividades que você possa fazer começando por aquelas com as quais você tem mais experiência.

2 – A segunda etapa consiste em fazer uma análise de perfil comportamental, pois, para que seus projetos funcionem, é muito importante que você entenda como as suas atitudes e comportamentos influenciam nas suas decisões e ações.

Entender seus pontos fortes e fracos lhe ajudará a traçar estratégias para que sua transição de carreira seja bem-sucedida.

Um coach, consultor, mentor ou ainda o departamento de RH da sua atual empresa, caso exista, poderão lhe auxiliar. Atualmente a análise de perfil mais utilizada é o DISC, sigla para Dominante, Influente, Cauteloso, Estável (em inglês: Dominance, Influence, Steadiness, Conscientiousness). A análise de perfil comportamental é uma ferramenta poderosa para o autoconhecimento. Prepare a sua mente para essa transição.

Continua depois da publicidade…

PUBLICIDADE

https://www.sympla.com.br/coaching-em-grupo-para-mulheres__1531493
https://www.sympla.com.br/coaching-em-grupo-para-mulheres__1531493
previous arrow
next arrow
live rota da mulher rica
live rota da mulher rica
previous arrow
next arrow
anuncie-na-dolce-post
presenca online-campanha-post (2)
previous arrow
next arrow

3 – O terceiro passo é fazer um Plano de Negócios, detalhando todo processo de migração. Datas de início na nova carreira, se será uma transição intercalada com CLT, quando se dará sua rescisão de contrato, quanto dinheiro precisará investir e quanto capital precisará para se manter após a rescisão do contrato e até formar uma carteira de clientes. Qual será o investimento com equipamentos, divulgação e mídias. Qual será o nome da empresa, o tipo de CNAE, quais os documentos necessários para formalização da sua empresa. Quem será o público. Resolver se entrará no mercado de forma independente, com sócios ou através de uma franquia. Trace pequenas metas, mas defina prazos para cada uma delas.

4 – A quarta fase implica investimento em qualificação, não somente em Secretariado, para o operacional, mas também em outras áreas, pois afinal, você será uma empreendedora e não mais uma CLT, então precisará saber gerenciar sua empresa. Estude a área financeira, marketing, comercial, ferramentas para o trabalho remoto, nichos de mercado, mídias sociais e outras que julgar necessário.

5 – A última e importantíssima sugestão é construir um bom networking. Com certeza você já tem uma rede de relacionamentos, mas o networking voltado para a sua empresa, fará com que as pessoas saibam que você conhece o que faz. Sem um networking eficiente é praticamente impossível fazer um negócio prosperar. Participe de eventos de negócios, compartilhe seus conhecimentos com outros empreendedores, mostre-se ao mercado.

E lembre-se: comemore a cada passo dado. Pois isso lhe dará mais estímulo para seguir em frente com a mudança de carreira, de forma tranquila e segura.

Excelentes resultados para você!

Camada 1

Deisiane Zortéa é empreendedora, apaixonada por organização e metodologia e ajudar aos outros. Atuou por mais de 16 anos em empresas como secretária com funções de assistente administrativo, compras, assistente financeiro e assistente de recursos humanos. É formada em Administração de Empresas, com especialização em Pedagogia Empresarial, Programação Neurolinguística, Thinking Environment, Coaching e Fundadora da D.Zortéa Secretariado Remoto.

mulher-absoluta-in-company-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comment


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
mulher-absoluta-in-company-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow