Supere a atmosfera tóxica
Por Natália do Vale

publicado em

Uma das regras mais importantes da etiqueta é de sempre respeitar o espaço do outro.

A regra do tamanho do espaço entre as cadeiras, pratos, talheres, leva para um único objetivo: cada pessoa deve estar em seu próprio espaço e respeitar do outro, nunca ultrapassar.

Essa prática na etiqueta nos relacionamentos deve ser feito através da empatia. Ela é o caminho de como devemos nos posicionar no momento com o outro, porém sabemos que na realidade, essa prática não é feita.

Para muitas pessoas é difícil ter empatia e entender que não se deve falar ou se expressar de forma que venha a destruir emocionalmente a outra pessoa.

Mas, é preciso entender que existe um espaço invisível, um limite, entre você e o outro, que deve ser respeitado. Pode ajudar a ter bons relacionamentos.

Entretanto, é muito comum termos ao nosso redor pessoas toxicas que ultrapassam o limite para nos fazer mal, pintando a tela dizendo que é para o nosso bem. Infelizmente é dado como comum ser bombardeados por fofoca, intrigas, racismo, inveja, gatilhos mentais que provocam emoções densas, na maior parte do dia, sendo que sua maioria, no trabalho ou no ambiente familiar.

E para lidar com pessoas tóxicas sem perder a sensatez, primeiro é não dando atenção, pois a melhor maneira de fazê-las respeitarem o seu espaço não será com discussão, mais sim, com seus resultados.

Continua depois da publicidade…

PUBLICIDADE

https://www.sympla.com.br/coaching-em-grupo-para-mulheres__1531493
https://www.sympla.com.br/coaching-em-grupo-para-mulheres__1531493
previous arrow
next arrow
live rota da mulher rica
live rota da mulher rica
previous arrow
next arrow
anuncie-na-dolce-post
presenca online-campanha-post (2)
previous arrow
next arrow

Aqui estão sugestões de atitudes para superar essa atmosfera tóxica em seu dia a dia:

  • Leitura do ambiente: saiba fazer a leitura do ambiente antes de qualquer atitude. O que você está sentindo? Se a pessoa estiver te constrangendo, diga que você não admite este tipo de liberdade. E imponha limites.
  • Conheça a si mesmo: quando você se conhece, ninguém pode distorcer da verdade sobre quem realmente você é, seja com fofoca ou calunias. Para fazer tais comentários não lhe atingir é somente se conhecendo.
  • Não fale da sua vida para pessoas toxica: Evite ao máximo em falar da sua vida, porque você entrega toda as ferramentas necessárias para quando a pessoa tiver uma oportunidade te atingir com gatilhos emocionalmente.
  • Elogios de invejosos: Sempre que alguém questionar de forma invejosa sobre o que você conquistou, como seu cargo novo, um carro, ou até uma bolsa que você comprou, diga que foi pelo esforço do seu trabalho, e que você merece, e mencione que fica feliz de saber que tem o mesmo gosto que o seu.
  • Vitimíssimo: A pessoa que estiver passando por alguma dificuldade, você nunca deve se rebaixar emocionalmente para consolá-la, você deve dizer que é uma fase, fazê-la questionar o que ela quer, e ajudar ela a buscar junto saídas ou um caminho, e sempre mencionar seus pontos fortes.

Na prática, as emoções podem falar mais altos no calor do momento. E elas podem se tornar somente palavras. Mas eu aprendi, que para mudar a opinião do outro sobre você, nunca será na força do braço, mais sim com atitudes coerentes, que trazem resultados que irão mostrar o seu valor.

Camada 1

Natália do Vale é formada em Secretariado Executivo Trilíngue. Encontrou em sua profissão uma forma de empreender. Atualmente é secretária remota e presta seus serviços para clientes com diferentes perfis no mercado e com secretárias virtuais parceiras. Como sua jornada é sempre no caminho do conhecimento, teve a oportunidade de trabalhar na escola de etiqueta britânica. Adquiriu conhecimentos que foram fundamentais para sua carreira e para o seus negócios. Por isso criou o Projeto Etiqueta para Secretariado para que todos os profissionais que estão em busca do seu desenvolvimento pessoal e profissional possam criar conexões profundas com pessoas que irão ajudar atingir seus objetivos

mulher-absoluta-in-company-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

2 Comments

  1. Natália, adorei o artigo. 🙂

  2. Olá Fábio,

    Fico que tenha gostado.
    Obrigada!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
mulher-absoluta-in-company-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow