Você já ouviu falar de objetivos S.M.A.R.T?
Por Cibele Ortega dos Anjos

publicado em

Neste artigo vamos abordar um tema muito atual e que auxilia o profissional a definir um plano de ações de forma assertiva, mensurável e focada em resultados. Trataremos sobre os Objetivos S.M.A.R.T e o quanto eles são úteis na vida pessoal e profissional de qualquer indivíduo.

Muitos profissionais sentem dificuldades em estabelecer seus objetivos anuais e principalmente discorrer sobre seus resultados durante as sessões de feedback com seus gestores. É comum embrenhar-se pela subjetividade quando trata de suas metas e resultados ao longo de determinado período. Entretanto, mal sabe ele que esse é um dos principais problemas que afeta seu reconhecimento e valorização dentro de uma organização, ou até mesmo a prosperidade em sua vida pessoal.

O acrônimo S.M.A.R.T foi abordado pela primeira vez em um artigo publicado em 1981 por George T. Doran, com o título “There’s a SMART way to write management’s goals and objectives”. Em sua publicação, Doran comenta que apesar de muito se falar sobre a construção de objetivos, ainda há profissionais que tem dificuldades em identificá-los claramente e, principalmente, colocá-los no papel de forma clara e estruturada.  

Continua depois da publicidade…

PUBLICIDADE

https://www.sympla.com.br/coaching-em-grupo-para-mulheres__1531493
https://www.sympla.com.br/coaching-em-grupo-para-mulheres__1531493
previous arrow
next arrow
alelazarin-despertai-feed (1)
alelazarin-despertai-feed (2)
alelazarin-despertai-feed (3)
alelazarin-despertai-feed (4)
alelazarin-despertai-feed (5)
live rota da mulher rica
previous arrow
next arrow
anuncie-na-dolce-post
presenca online-campanha-post (2)
previous arrow
next arrow

Buscando sanar esse gap estratégico, o autor apresenta uma metodologia simples e eficiente para a definição de objetivos assertivos. Vamos então conhecer o que significa cada letra deste acrônimo tão referenciado no mundo corporativo:

  • S (Specific): a primeira característica apresentada é a especificidade, isto é, quanto mais específico for na construção de seu objetivo, melhor. Uma escrita vaga, subjetiva e generalista torna-o ineficiente. Se você deseja assertividade, precisa especificar com muita clareza e coerência qual é o seu target em determinada área, seja ela pessoal ou profissional. Troque vocabulários como “muito”, “pouco”, “demais”, “menos” para indicadores específicos e números que representem a sua realidade.
  • M (Measurable): a segunda menção faz referência ao objetivo ser mensurável, ou seja, capaz de apresentar KPI’s (indicadores-chave de sucesso) para acompanhamento e medição. Quando o profissional define em seu objetivo que “realizará a tradução ou versão de documentos com acuracidade mínima de 95%”, ele está definindo uma métrica para validar se o objetivo foi cumprido ou não.
  • A (Attainable): a terceira letra do acrônimo faz menção aos objetivos serem atingíveis. O profissional deve ser ambicioso e estabelecer índices desafiadores, porém com base na realidade. Metas inatingíveis podem trazer sentimentos como frustração, desmotivação e incapacidade. Portanto, o equilíbrio entre ambição e realismo é a base certa para um objetivo atingível.
  • R (Realistic): a quarta letra caminha lado a lado com o “atingível”. Neste aspecto, o profissional precisa conhecer a realidade do negócio, área ou departamento em que atua para que esteja cada vez mais próximo da realidade. Isso não significa que serão estabelecidos objetivos pouco desafiadores ou que não haverá uma busca pela superação, mas sim uma consciência muito tangível do que é possível atingir ou não.
  • T (Time-bound): a última letra refere-se ao prazo para que o objetivo seja alcançado. Ele pode ser de curta, média ou longa duração, contudo o importante é que ele seja delimitado, pois objetivos sem prazos tornam-se desgastantes e enfadonhos. Portanto, definir um deadline para a entrega ou finalização de uma ação também o torna mensurável e focado no resultado.

Fato é que os objetivos S.M.A.R.T nortearão e trarão foco para o atingimento dos resultados. Estruturando de forma assertiva e coerente as suas ações ao longo do ano, o indivíduo terá segurança e postura adequada para apresentar os resultados obtidos e em contrapartida receberá o reconhecimento e a valorização de seus líderes imediatos, pares e parceiros.

Camada 1

Cibele Ortega dos Anjos é Secretária Executiva Poliglota da Diretoria de Industrial Applications da Siemens Energy do Brasil. Graduada em Automação de Escritórios e Secretariado pela FATEC-SP e Pós-graduada em Assessoria Executiva pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro e em Ensino de Espanhol para Brasileiros pela PUC-SP, desenvolveu sua carreira ao longo de 22 anos assessorando Presidentes e CEO’s do ramo bancário, segurador e elétrico. Fo entre 2011 e 2013 Presidente do Grupo de Secretariado Executivo da Câmara Espanhola de Comércio. É coautora dos livros Excelência no Secretariado, com o capítulo “Indicadores de resultado – como identificar, mensurar e dar visibilidade aos níveis decisórios quanto aos resultados” e “Meu cliente subiu no telhado… e agora?

mulher-absoluta-in-company-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
alessandra-lazarin-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
mulher-absoluta-in-company-banner
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow