Gostaria de esclarecer que empoderamento feminino é diferente de feminismo.
Feminismo é um movimento que prega a ideologia da equidade social, política, econômica e entre os gêneros.
Empoderamento feminino é a consciência coletiva, representada por ações para fortalecer as mulheres e desenvolver a equidade de gênero. É uma consequência do movimento feminista, e mesmo estando interligados, são coisas diferentes.
Empoderar-se é o ato de tomar poder sobre si.
As pessoas oprimidas ou que recebem menos atenção na nossa sociedade, muitas vezes não têm consciência de seu próprio poder, e as mulheres estão incluídas neste grupo. É daí que surge o empoderamento, pois elas precisam reconhecer sua capacidade, para então poder começar a fazer mudanças.
Continua depois da publicidade…
PUBLICIDADE










Em 2010, a ONU lançou os princípios de empoderamento das mulheres, a fim de pôr em prática seus propósitos para um mundo melhor. São eles:
- Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
- Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
- Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
- Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
- Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
- Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
- Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.
Um exemplo de empoderamento está presente em grandes ações, quando empresas decidem seguir uma política interna de equidade entre gêneros e quebra de preconceitos contra as mulheres. Mas também está no dia a dia, quando uma amiga fala para a outra “Aceite seu corpo, ele é lindo” ou “Você pode viajar sozinha sim, isso vai contribuir para a sua carreira”.
Se você for mulher, é possível aplicar o empoderamento na sua própria vida, trabalhando a sua confiança, se fortalecendo e tendo ambição para seguir os seus sonhos. Assim que você se sentir uma mulher empoderada, você poderá encorajar amigas, parceiras e familiares a fazerem o mesmo.
Essa consciência que cada pessoa cria através de uma nova percepção sobre esse conjunto de palavras, poderá conscientizar ainda mais mulheres ok!
Então bora se empoderar e ser feliz mulher?
Se esse artigo te ajudou de maneira positiva e acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.
Um forte abraço a todos com muito empoderamento feminino!





Gostou deste artigo? Compartilhe!
os mais lidos na semana
Temas Procurados
Categorias




Seja o primeiro a comentar!