A culpa de Homer Simpson
Por Elizabeth Silva

publicado em

No projeto voltado para o secretariado do qual faço parte com mais duas amigas é comum recebermos mensagens com solicitações de que deveríamos informar exatamente quais os cursos mais adequados e quais habilidades os profissionais de secretariado precisam desenvolver, independente da área de atuação. Quando respondemos que é a pessoa quem deveria analisar as possibilidades, as críticas são intensas e todos são culpados pela falta de sucesso, frustração, reconhecimento profissional ou mesmo demissão.

Farei uma analogia a um desenho famoso para exemplificar essa situação, em um dos episódios de Os Simpson, a personagem Homer Simpson diz: “A culpa é minha e eu a coloco onde eu quiser!” Mesmo que concedêssemos a resposta desejada, ou seja, dizer qual curso a pessoa deveria fazer, qual hard ou soft skill precisaria aprimorar, qual conhecimento daria um diferencial ao serviço prestado, sempre haveria um culpado para profissionais que buscam direcionamento dessa forma generalista, menos eles próprios, caso não houvesse sucesso em determinada situação, pois cada área e segmento empresarial tem suas particularidades.

Com o avanço da tecnologia e a disseminação do conhecimento de maneira rápida e mundial, são muitas as empresas que disponibilizam ferramentas de aprendizado contínuo através de plataformas internas específicas. Também é grande o número de instituições que oferecem treinamentos, pagos ou gratuitos e de qualidade, em diversas áreas de conhecimento e cabe a cada profissional analisar em qual momento está a sua carreira e o que poderia agregar positivamente ao seu trabalho.

PUBLICIDADE

https://www.sympla.com.br/coaching-em-grupo-para-mulheres__1531493
https://www.sympla.com.br/coaching-em-grupo-para-mulheres__1531493
previous arrow
next arrow
alelazarin-despertai-feed (1)
alelazarin-despertai-feed (2)
alelazarin-despertai-feed (3)
alelazarin-despertai-feed (4)
alelazarin-despertai-feed (5)
live rota da mulher rica
previous arrow
next arrow
anuncie-na-dolce-post
presenca online-campanha-post (2)
previous arrow
next arrow

Valide com seu RH, consultoria pessoas ou mesmo com o seu gestor ou colegas da área sobre programas de treinamento existentes, e caso não haja, crie a oportunidade de sugerir ou desenvolver seu projeto intraempreendedor ou busque outras formas para o seu autodesenvolvimento.

É mais simples culpar o outro – o gestor, a empresa, o colega, o curso – no lugar de saber onde estamos errando e onde está a nossa insatisfação. Desenvolver a inteligência crítica, o autoaprendizado, a inteligência social e emocional, ter determinação, são ações para se tornar um melhor profissional, não apenas para a empresa ou cliente ao qual presta seus serviços, mas sim, para ser um profissional diferenciado para você mesmo, que se desafiou e se tornou melhor porque se permitiu uma autoanálise crítica, otimizou seu tempo para fazer seu plano de desenvolvimento individual e traçou metas claras e alcançáveis.

O coaching ou mentoria pode ajudar com um direcionamento, mas o primeiro passo cabe ao profissional que deve reconhecer o seu momento de carreira para que se permita esse apoio, mesmo com orientações específicas, as ações devem partir do profissional pois sua carreira – e o sucesso dela – está em suas mãos e não depende de outra pessoa dizer qual o caminho imutável você deve seguir, pois a escolha deve ser sempre sua com base em seus interesses e onde mais se realiza.

Camada 1

Elizabeth Silva atua com secretariado executivo desde 2005. Tem formação técnica em secretariado, possui MBA em secretariado e assessoria executiva e pós-graduação em gestão empresarial. Cocriadora e membro do comitê organizador do Café das Secretárias, comunidade de apoio e qualificação ao profissional de secretariado

mulher-absoluta-in-company-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
alessandra-lazarin-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

2 Comments

    • Olá, Fabio!
      Gratidão por seu comentário e por acompanhar os artigos!
      Nós, profissionais de secretariado, precisamos de autogerenciamento e autorresponsabilidade por nossa carreira para estarmos felizes e realizados, e com isso, encantarmos nossos executivos e clientes. Fico contente por ter contribuído positivamente!
      Um abraço


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
mulher-absoluta-in-company-banner
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow