Sem fórmula mágica para equilibrar vida pessoal e profissional
Por Sandya Coelho

publicado em

Durante esses mais de 15 anos trabalhando no mundo corporativo, li diversos livros sobre gestão do tempo e priorização de demandas. Alguns com suas fórmulas mágicas para resolver o problema da falta de tempo, outros mais voltados para o autoconhecimento como forma de tomar as rédeas da própria vida. Não nego que esses livros me ensinaram algo importante sobre gestão do tempo. Eles me mostraram que fórmulas prontas não funcionam para todo tipo de pessoa, principalmente, se for alguém ansiosa como eu.

Acorde cedo. Se exercite pela manhã. Organize sua agenda com tarefas por ordem de prioridade. Reserve um tempo para as necessidades básicas e aquela parada de 10 minutos entre tarefas longas e importantes. Desligue as notificações do celular e se concentre. Escute música enquanto executa uma demanda importante. Tudo isso funciona, já testei. Mas funcionou melhor quando desempenhei atividades menos dinâmicas. Se no seu caso, como o meu, existe uma variedade significativa de assuntos e tarefas para lidar durante o dia, essas dicas de organização funcionam apenas por um determinado tempo e depois é necessário se reorganizar, buscando novas práticas e métodos para manter não apenas a organização, como também a motivação ativas.

Minha maior dificuldade com o processo de aprendizado da gestão do tempo não foi só colocá-lo em prática, mas sim segui-lo, incluindo essa reorganização constante, por pelo menos 20 dias, como forma de treinar o cérebro à nova rotina. Considerando o mercado de tecnologia, na qual atuo e que está em constante transformação, é preciso se reinventar o tempo todo. Algumas dessas lições me ensinaram que é possível agarrar com todas as forças e carregar por dias adentro, outras é importante soltar pelo caminho e abrir espaço para o que precisa ser priorizado no momento.

No meu caso, percebi que a gestão do tempo começou a funcionar melhor quando deixei de me cobrar tanto sobre ser organizada e passei a entender o que realmente me mantinha motivada e produtiva durante o trabalho. Acredito que para cada pessoa vai funcionar de uma forma diferente, pois não existe fórmula mágica generalizada. A minha busca por novos métodos, como relaxar logo pela manhã, desligando a mente por alguns instantes, é fundamental para que eu não carregue as tensões pelo dia afora.

PUBLICIDADE

https://www.sympla.com.br/coaching-em-grupo-para-mulheres__1531493
https://www.sympla.com.br/coaching-em-grupo-para-mulheres__1531493
previous arrow
next arrow
live rota da mulher rica
live rota da mulher rica
previous arrow
next arrow
anuncie-na-dolce-post
presenca online-campanha-post (2)
previous arrow
next arrow

Uma das maiores lições tem sido colocar em prática pequenas atividades que me proporcionam doses diárias de felicidade, e que consequentemente me inspiram a ser mais produtiva e também mais criativa. Acima de tudo, posso garantir que me sinto mais preparada para lidar melhor com os desafios do dia a dia, e que refletem tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

A partir dessa motivação comecei a praticar yoga, há aproximadamente 4 anos, e me dediquei a construir a agenda da semana reservando um tempo logo pela manhã, considerando a prática de yoga ou apenas meditação – isso me ajuda a ter mais foco em atividades que exigem maior concentração. Só então, dou bom dia para o meu time e início minhas tarefas do dia. Além de acordar cedo durante a semana, nos dias em que estou mais ansiosa e preciso me concentrar bastante, utilizo um método comum no yoga, que é tomar um banho gelado pela manhã – inclusive nas manhãs mais frias. Essa experiência proporciona uma sensação de prazer gerado pelo desconforto da água gelada e me ajuda a lidar com questões mais complicadas no trabalho.

No início, até me acostumar com a prática matinal de um banho frio seguido por yoga e meditação, não era prazeroso, confesso. Nunca gostei de banho gelado, ainda mais nos dias de inverno. Mas com o tempo o cérebro vai apreciando a sensação de desconforto causada por uma reação inesperada, que é a água fria correndo pelo corpo. Ao se aprofundar o processo respiratório com inspirações profundas e inspirações lentas e prolongadas, o desconforto reduz, ao passo que se tranquiliza a respiração. E a ansiedade também se vai, sobrando um estado de relaxamento total.

Por isso, por mais que eu acredite que não existe fórmula mágica para ter uma boa organização e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, entendo que é preciso haver muita disciplina para que esse equilíbrio ocorra e seja saudável. Sem mistérios, ou mágicas, percebo que o que me torna mais organizada é justamente o que me motiva mais, e que me ajuda a não ficar tão exausta no fim do dia. Mas, pelo contrário, tenho a sensação de dever cumprido, além de fôlego e energia para encarar mais um dia de grandes desafios. É importante organizar a agenda de compromissos para ter mais fluidez e leveza no dia a dia, mas não se esqueça de incluir você nessa lista também e, principalmente, atividades que te darão prazer e te farão feliz.

Camada 1

Sandya Coelho é Diretora de Comunicação e Novos Negócios no GetNinjas

Colaboração da pauta:




Fala Criativa
Luana Ferreira
+55 11 98154 3330
LinkedeIn: luanahfer
luana.ferreira@falacriativa.com.br

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comment


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
mulher-absoluta-in-company-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow