Como equilibrar as suas emoções e manter o autocuidado?
Imagem por <a href="https://www.shutterstock.com/pt/g/pathdoc">pathdoc em shutterstock
Por Nadya Totti Yagui

publicado em

Como você gerencia as suas emoções?

A palavra autocuidado está constantemente associada a práticas de saúde e para conseguir equilibrar suas emoções, esses dois termos vão além e dizem respeito às ações para o seu bem-estar pessoal.

Na verdade, quando pensamos em autocuidado, pensamos em pequenas atitudes, pequenas ações que você faz para o seu bem-estar, para se sentir bem. Esse é o primeiro ponto.

E muitas vezes, as pessoas pensam que ela está relacionada em fazer atividade física duas vezes por semana, que têm de comer coisas saudáveis, que têm de meditar, que têm de dormir tantas horas, e não existe uma receita de bolo. Não há nada pronto para você ter o seu autocuidado.

O autocuidado vai partir de um autoconhecimento e do desejo de cuidar de si. Esse é o segundo ponto.

E quando falo de gerenciamento de emoções, é entender que gerenciar emoções não significa que eu não deva sentir emoções negativas. Muito pelo contrário, as emoções fazem parte do nosso dia a dia e temos que aprender a lidar com elas da melhor forma possível.

Os grandes estudos falam que temos quatro emoções básicas: alegria, raiva, tristeza e medo. E, muito provavelmente, durante o dia, a gente experimenta esses sentimentos e muitos outros.

E como gerenciar esses sentimentos?

É entender o que você realmente está sentindo. Se é raiva, tristeza, alegria ou medo.

E como resolvo isso? Identifico e acolho. O desafio está em saber o que fazer com isso.

Por exemplo, saí da empresa, estou com raiva do meu chefe, mas estou indo para casa ficar com minha família e os meus filhos. E desconto minha raiva em pessoas que não têm absolutamente nada a ver com a história.

Nesse exemplo são tantas emoções afloradas, mas a raiva é a que prevaleceu. E às vezes, não conseguimos lidar da melhor forma com essas emoções. Assim, provocamos coisas ruins tanto na gente quanto nas pessoas que estão ao nosso lado.

As pessoas que estão mais próximas são as que mais sofrem quando a gente não sabe controlar e gerenciar os nossos sentimentos. Por isso é importante identificar a emoção logo e a partir daí saber como vai agir para que consiga digerir a mesma através do autoconhecimento.

Quem pratica mais o seu autoconhecimento certamente resolverá suas emoções mais rápido e com mais leveza e assertividade.

Nós todos temos nossa personalidade baseada nessas emoções, no que sentimos. E nossas ações derivam disso.

Portanto o quanto antes entendermos as nossas emoções, mais rápido você tomará as decisões necessárias para agir e para seguir sua vida com muito autocuidado, alegria e leveza!

Se esse artigo te ajudou de maneira positiva e acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Um forte abraço a todos com muito autocuidado!

Camada 1

Nadya Totti Yagui é consultora de Beleza independente, pós-graduada em Gestão empresarial pela FGV e atuou por mais de 20 anos no mercado financeiro. “Minha missão é inspirar vidas a empreender através da beleza

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

2 Comments

  1. Fico feliz por ter gostado Fábio!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
mulher-absoluta-in-company-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow