Marketing de Influência: a promessa dos nano influenciadores
Por Jane Marques

publicado em

Está se tornando um hábito comum do consumidor buscar informações sobre a empresa antes da compra de um produto ou serviço.

Por isso a nova aposta do Marketing de Influência hoje são os nano influenciadores, uma estratégia que tem gerado forte resultado para as marcas.

Os nano influenciadores nada mais são que usuários de mídia social que têm entre 1.000 e 10.000 seguidores. Alguns sites adicionam elementos à definição. 

Por exemplo, a edição internacional do jornal britânico The Guardian afirma que o nano influenciador é um cidadão digital comum que não é cortejado porque tem apenas mil seguidores. Ou seja, ele é um usuário de rede social que não tem o glamour dos grandes criadores.

Embora seu público seja pequeno, ele é ativo e segmentado, pois o nano influenciador tende a abordar um tópico muito específico. Por isso criam uma conexão maior com os consumidores que hoje não consomem produtos e serviços apenas pelos seus atributos. Eles buscam identificação com os valores e o propósito da marca. 

E esse pequeno usuário agora está atraindo o interesse das marcas. Não que comece a ter uma grande representação por conta própria. Mas em grupo, sim. É a velha analogia do grão de areia.

O nano influenciador pode ser considerado o quinto nível de influenciadores em uma escala. Embora haja discordância sobre o número de seguidores que definem cada faixa, eles podem ser classificados da seguinte forma:

Habitualmente, associamos o termo influenciador digital a celebridades e pessoas com milhões de seguidores. Mas você já ouviu falar de nano influenciadores e do potencial para trabalhar com esse tipo de influenciador?

 À medida que o número de produtores de conteúdo aumentou, essa categoria de influenciadores tornou-se cada vez mais importante para as estratégias de marketing digital, especialmente para divulgação local de um tópico específico de Negócio ou Produto.

Nano Influenciadores são YouTubers ou produtores de conteúdo em redes sociais, especialmente Instagram, que têm entre 1.000 e 10.000 seguidores. Eles geralmente se concentram em um público e tópico específicos.

Para entender melhor como funciona o departamento de influenciadores, verifique as 5 categorias divididas por número de seguidores: 

  • Mega-influenciadores: mais de 1 milhão 
  • Macro Influenciadores: de 500.000 a 1 milhão 
  • Influenciadores intermediários: de 100.000 a 500.000 
  • Micro Influenciadores: de 10.000 a 100.000 
  • Nano Influenciadores: de 1.000 a 10.000 <Nano influenciadores podem até ocupar a última categoria, mas são uma forte tendência de marketing e a escolha preferida de muitas marcas e empresas que procuram alcançar mais pessoas e garantir o envolvimento do público.

E por que os nano influenciadores são importantes para o marketing?

Influenciadores com um número muito alto de seguidores podem até ser bem atraentes, pois quem não quer divulgar sua marca para milhões de pessoas?

Mas geralmente são mais baratos e caros. Além disso, é comum que eles se envolvam em várias promoções de diferentes empresas.

Por terem um alcance muito alto, além das marcas e promoções que realizam nas redes sociais, costumam ter menos proximidade para não estarem por perto, podendo manter um contato tão próximo com seus seguidores.

Pode ser um ponto negativo para usuários que muitas vezes duvidam da veracidade das informações e preferem buscar algo mais próximo e realista para ter certeza de que o produto e / ou serviço realmente vale a pena. Vale a pena.

 Além disso, macro influenciadores tendem a ter um estilo de vida que não é muito semelhante ao da maioria de seus seguidores.

 As pessoas gostam das postagens e acham ótimo o que postam, mas acham que realmente são? Consumidores do que esses macro influenciadores estão revelando?

Benefícios dos nano influenciadores para as empresas ou marcas?

Trabalhar com nano influenciadores em uma estratégia de marketing digital pode ser muito benéfico para aumentar o conhecimento da marca!

Embora tenham um público menor, eles tendem a ter muito engajamento, pois as pessoas que os seguem geralmente se identificam muito com o conteúdo criado.

Por também não serem populares para promoções, os seguidores confiam neles para um trabalho mais autêntico, espontâneo e humanizado.

Isso não significa que eles rejeitem suas indicações, mas saibam que eles não são constantemente bombardeados por #publis e que quando uma indicação surge é algo que o influenciador digital realmente gosta.

Outra vantagem é o momento de me dar uma resposta. Influenciadores com milhões de seguidores não têm tempo para responder a todas as postagens e comentários.

Os nano influenciadores, por outro lado, tendem a desenvolver um relacionamento mais próximo com seus seguidores e fornecer respostas mais rápidas e personalizadas.

Além de mais engajamento e interatividade, trabalhar com nano influenciadores também tem as seguintes vantagens: 

  • Menos investimento: os nano influenciadores geralmente firmam parcerias com valores mais baixos porque têm um público menor e muitas vezes não se concentram exclusivamente neste trabalho por conta própria Precisa de apoio financeiro;
  • ROI mais alto: ao oferecer serviços com um valor mais barato, os nano influenciadores têm um ROI mais alto para as empresas;
  • Menos complexidade na definição de estratégias: imagine quão complexo é lidar com influenciadores digitais que têm milhões de seguidores? No caso de nano influenciadores, a negociação geralmente ocorre diretamente com a pessoa e pode ser mais flexível e menos burocrática;
  • alto potencial para estratégias locais: quando se trata de uma estratégia regional, cidade e / ou nano influenciador ou. 

O que fazer para trabalhar com nano influenciadores?

Há algumas coisas importantes a se ter em mente ao selecionar e contratar nano influenciadores para encontrar as pessoas certas para distribuir conteúdo sobre sua marca.

Embora haja uma parceria que permite mais flexibilidade, ainda existem algumas etapas que não podem ser ignoradas.

Você precisa ter um briefing bem completo para que os nano influenciadores conheçam os objetivos da campanha e sua marca.

Você também precisa ter todos os detalhes do contrato bem explicados antes de iniciar a parceria para que ambas as partes saibam exatamente quais são seus direitos e obrigações.

O que considerar ao contratar um nano influenciador? 

A primeira coisa a observar é o perfil dos seguidores do nano influenciador, pois é crucial que eles sejam o público que você deseja alcançar.

Analise também o comportamento do influenciador e as publicações: o que essa pessoa postada corresponde aos valores da sua marca?

Na hora de escolher suas parcerias, todos os detalhes são importantes! A linguagem que o nano influenciador usa nas redes sociais, o tipo de conteúdo postado, a forma como os seguidores interagem com o perfil etc. ou serviço.

Por exemplo, se você vende cosméticos orgânicos, compre. Você obtém resultados muito melhores se procurar nano influenciadores que abordam a importância de uma beleza mais natural e sustentável, certo?

Você também pode pensar em diferentes formatos para alavancar a parceria além das publicações nas redes sociais, como: participação em eventos, campanhas offline e colaborações.

Como encontrar um nano influenciador 

Os nano influenciadores são onipresentes, e você provavelmente já seguiu algumas pessoas com esse perfil até agora.

Encontre as hashtags mais famosas em seu campo para encontrar as pessoas certas para sua estratégia!

Em seguida, verifique se os perfis encontrados são realmente os que procura. Analise as postagens, a estética do perfil e o envolvimento dos seguidores.

Para saber mais sobre as pessoas por trás desses perfis, confira a biografia, que traz links para outras obras ou canais além desses dados. Nano Influencer Communications.

Na maioria das vezes, os nano influenciadores fornecem suas informações de contato no perfil para atrair marcas e mostrar que estão disponíveis para parceria.

Então agora que você conhece um pouco sobre os nano influenciadores aproveite para investir Marketing de Influência!

Se você sempre pensou que as parcerias com influenciadores digitais eram apenas para marcas muito conhecidas, extremamente influentes no mercado e com muito dinheiro para investir, você viu neste post que não. 

Os nano influenciadores têm muito potencial para influenciar seus seguidores devido à humanização de suas postagens e à presença mais realista que possuem nas redes sociais.

As opiniões e avaliações estão em alta, investir em estratégia em influenciadores é uma ótima maneira de alcançar mais pessoas! Quem não gosta de ouvir opiniões de pessoas em quem confia sobre um produto ou serviço antes de fazer uma compra?

Fontes:

https://emobile.com.br/site/varejo/influenciador-digital-o-que-saber-antes-de-contratar-um/

https://oglobo.globo.com/ela/gente/nanoinfluenciadores-quem-a-turma-que-tem-menos-de-10-mil-seguidores-e-futuro-das-redes-1-24168278

Camada 1

Jane Marques Shoji é CEO da Team Assessoria para eventos Corporativos e Assistente Virtual na prospecção B2B para Profiter Consulting. Formada em Gestão Comercial, Pós-Graduada em Marketing com Mestrado em Project Management Internacional pela Escola de Negócios Europeia de Barcelona. Expert em Inteligência de Mercado tem 27 anos de carreira em Varejo e Comércio. É membro do Grupo de Mulheres do Brasil, voluntária e parceira na ONG Mensageiros da Esperança. Apaixonada por eventos que encantam, recapacitam e transformam vidas.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
mulher-absoluta-in-company-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow