
Por Elizabeth Silva
Se você está em uma dessas fases é importante verificar os conhecimentos necessários para este desafio, sejam soft ou hard skills, sendo estas as habilidades diretamente ligadas ao trabalho, que são ensinadas e aprendidas em cursos, workshops e mostram o domínio na execução do trabalho a ser desenvolvido, o que está diretamente relacionado à produtividade, otimização do tempo e qualidade.
Em um exemplo simples: imagine a contratação de uma pessoa para digitar textos, mas ela desconhece o teclado, pois só sabe digitar com os polegares e no celular. Quanto essa pessoa produzirá? Certamente o tempo para concluir a atividade será maior e não haverá qualidade na entrega pela falta de conhecimento em funções ou facilidades possíveis se a pessoa tivesse habilidade com esse tipo de item.
No final de 2020 o Fórum Econômico Mundial (FEM) publicou um relatório sobre o futuro do trabalho e um dos destaques foi a falta de profissionais que se adequem à demanda na área de tecnologia. O relatório diz que mais de 50% das 291 empresas que foram entrevistadas encontram dificuldade em adotar novas tecnologias devido a lacuna de competências dos profissionais em seus respectivos mercados.
Programação, monitoramento e controle de tecnologias, análise e avaliação de sistemas são algumas das habilidades que estarão em alta até 2025 segundo o relatório do FEM.
A pandemia só acelera a necessidade em se desenvolver essas competências. Independente da área em que se atue, saber navegar na web e em diferentes sistemas operacionais, dominar novos aplicativos ou softwares, conhecer plataformas de interações virtuais são habilidades relacionadas à tecnologia que podem, e devem, ser aprendidas se você deseja se destacar no mercado em que atua, pois a constante mudança e a reinvenção devem fazer parte da rotina de todo profissional a partir de agora, então, relacione-se com a tecnologia e faça dela sua aliada para ir mais longe.
Elizabeth Silva atua com secretariado executivo desde 2005. Tem formação técnica em secretariado, possui MBA em secretariado e assessoria executiva e pós-graduação em gestão empresarial. Cocriadora e membro do comitê organizador do Café das Secretárias, comunidade de apoio e qualificação ao profissional de secretariado

Gostou deste artigo? Compartilhe!


os mais lidos na semana
Temas Procurados
Categorias




2 Comments
Adorei o conteúdo. Boas festas para todos.
Gratidão, Fabio!