Relacione-se com a tecnologia

Por Elizabeth Silva

publicado em

Novamente chegamos ao fim de um ano e é comum nesse período pensarmos em novas perspectivas e termos projetos para o novo que, em breve, se iniciará, seja conseguir um emprego, empreender, fazer transição, se reinventar ou inovar no que já desenvolvemos.

Se você está em uma dessas fases é importante verificar os conhecimentos necessários para este desafio, sejam soft ou hard skills, sendo estas as habilidades diretamente ligadas ao trabalho, que são ensinadas e aprendidas em cursos, workshops e mostram o domínio na execução do trabalho a ser desenvolvido, o que está diretamente relacionado à produtividade, otimização do tempo e qualidade.

Em um exemplo simples: imagine a contratação de uma pessoa para digitar textos, mas ela desconhece o teclado, pois só sabe digitar com os polegares e no celular. Quanto essa pessoa produzirá? Certamente o tempo para concluir a atividade será maior e não haverá qualidade na entrega pela falta de conhecimento em funções ou facilidades possíveis se a pessoa tivesse habilidade com esse tipo de item.

No final de 2020 o Fórum Econômico Mundial (FEM) publicou um relatório sobre o futuro do trabalho e um dos destaques foi a falta de profissionais que se adequem à demanda na área de tecnologia. O relatório diz que mais de 50% das 291 empresas que foram entrevistadas encontram dificuldade em adotar novas tecnologias devido a lacuna de competências dos profissionais em seus respectivos mercados.

Programação, monitoramento e controle de tecnologias, análise e avaliação de sistemas são algumas das habilidades que estarão em alta até 2025 segundo o relatório do FEM.

A pandemia só acelera a necessidade em se desenvolver essas competências. Independente da área em que se atue, saber navegar na web e em diferentes sistemas operacionais, dominar novos aplicativos ou softwares, conhecer plataformas de interações virtuais são habilidades relacionadas à tecnologia que podem, e devem, ser aprendidas se você deseja se destacar no mercado em que atua, pois a constante mudança e a reinvenção devem fazer parte da rotina de todo profissional a partir de agora, então, relacione-se com a tecnologia e faça dela sua aliada para ir mais longe.

Camada 1

Elizabeth Silva atua com secretariado executivo desde 2005. Tem formação técnica em secretariado, possui MBA em secretariado e assessoria executiva e pós-graduação em gestão empresarial. Cocriadora e membro do comitê organizador do Café das Secretárias, comunidade de apoio e qualificação ao profissional de secretariado

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

2 Comments

    • Gratidão, Fabio!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cestoupresentes-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
mulher-absoluta-in-company-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow