Quanto tempo o seu tempo tem?
Por Alessandra Lazarin

publicado em

Você tem dupla, tripla jornada?

Trabalha duro todos os dias?

Tem filhos ou outras responsabilidades?

Tem um gestor no seu pé cobrando os resultados?

Ufa!!! São tantas atividades que fica até difícil de colocar no papel e analisar quantas habilidades temos e agregamos nesta longa jornada.

Todas às vezes que penso em tempo, eu lembro do quadro do pintor surrealista Salvador Dalí, chamado “A Persistência da Memória”, parece que quanto mais fazemos, mas o tempo, literalmente “escorre” rápido.

Muitas pessoas me perguntam como dou conta de fazer tantas coisas ao mesmo tempo? Na verdade, não faço as coisas “tudo ao mesmo tempo”, faço cada coisa num momento planejado e me preparo para os ajustes necessários. 

Muitos se enganam quando acham que “fazem tudo ao mesmo tempo”, você divide sua atenção para fazer várias coisas, ou seja, não realiza as atividades com foco.

Mas como realizar com foco e produtividade?

Eu me permito a fazer coisas que me realizam tanto profissionalmente quanto na minha vida social. E isso me gera uma grande satisfação, fazendo que com os hormônios da felicidade entrem em ação e me dão vigor para agir mais e mais. 

Vale lembrar que PRODUÇÃO é diferente de PRODUTIVIDADE

  • PRODUÇÃO é apenas uma medida de resultados, ou seja, um dado sobre o que foi produzido em determinada empresa por um período de tempo. 
  • PRODUTIVIDADE é a capacidade de se produzir mais utilizando cada vez menos em menos tempo. 

Hoje em dia temos muitos ladrões de tempo e fazem com que nosso foco e atenção sejam perdidos, como as redes sociais, celulares, jogos, mensagens, e-mails que não acabam nunca, interrupções no trabalho, telefone e até colegas querendo compartilhar suas histórias. 

Se você computar o “tempo” que você dividiu sua atenção em lugares onde não geram resultados, poderíamos transformar estas horas em dias ou semanas. 

Tem horas que dizemos para nós mesmos: “Trabalhei tanto e não consegui terminar minhas tarefas diárias”

De início parece normal, mas com o tempo pode gerar frustrações, cansaços, fadigas, além de levar trabalho para casa ou nos finais de semana. Por isso reforço que ter uma gestão do tempo sanará vários problemas na vida. 

gestão do tempo e a produtividade devem andar juntas, porque como já vimos, ser produtivo não tem nada a ver com o número de horas trabalhadas, mas justamente dos resultados gerados nestas horas.

Às vezes, duas horas com foco total no trabalho e livre de interrupções geram muito mais produtividade do que 8 horas seguidas no horário comercial. 

O que faz você perder seu tempo? Quantos tempo o seu tempo tem?

Podemos dividir os desperdícios de tempo em 2 origens: autogerados e gerados pelo ambiente

Os desperdícios autogerados são mais fáceis de serem controlados e basta um pouco de atenção para notá-los.

Vou expor alguns que encontramos no nosso ambiente de trabalho:

Desorganização: como está local onde trabalha? Ele é funcional e permite que você encontre tudo o que precisa facilmente?

Procrastinação: o quanto você empurra suas ações? Isso é algo comum, porém torna-se um problema quando impede o funcionamento normal de suas ações.

Não sabe dizer não

Dizer sim para tudo pode gerar atividades em excesso e lhe deixar sobrecarregado. A sobrecarga de trabalho gera maior cansaço e por consequência, menor produtividade.

Ladrões de tempo

Quanto tempo você passa olhando e-mails, mensagens instantâneas, redes sociais, séries?

Os desperdícios gerados pelo ambiente, estes são mais difíceis de serem eliminados, mas não impossíveis de serem ajustados, são eles: reuniões com stakeholders sem pautas, conversas paralelas, muitas paradas para o cafezinho, visitas desnecessárias, reuniões longas, reunião online em excesso, são alguns exemplos.

Escreva para mim nos comentários: o que faz você perder seu tempo? 

Traga clareza dos seus problemas para que você possa buscar melhores alternativas para as soluções.

Um abraço,

Ale Lazarin

Camada 1

Alessandra Lazarin é multiempreendedora, palestrante, Coach e Mentora de Carreira, Vida e Negócios. Certificada como Leader and Professional Coach, Master Coach em Inteligência Emocional, Propósito e Sentido da Vida. Por mais de 20 anos atuou na área executiva, desenvolvendo e gerenciando projetos, liderando equipes e organização de eventos nacionais e internacionais. É Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue (espanhol) com ênfase em Administração de Empresas e Especializações em Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Voluntariado Empresarial.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

1 Comment

  1. Adorei este conteúdo, eu sempre faço minha gestão do tempo da melhor maneira possível.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow