Amarelo atrai dinheiro, branco é para quem quer paz, vermelho vai servir para ter muito amor, e assim por diante. Mas e no resto do ano? Ou melhor dizendo, e na vida profissional? Talvez o universo precise de somente uma dica, mas a verdade é que precisamos repetir o sinal muito mais vezes para que as pessoas entendam a mensagem.
Isso é parte do famoso branding. Quando falamos em branding, ou gestão da marca, é a estratégia usada por empresas para despertar sensações e criar conexões inconscientes com os clientes. Então, se estamos falando de estratégia para criar conexão, por que não usar essa mesma estratégia em nós mesmos para sermos vistos como queremos?
E as cores são parte importante disso. Por meio delas, podemos tanto atrair atenção para um ponto quanto torná-lo quase imperceptível e causar reações e sensações diferentes dependendo do lugar de onde viemos. O branco, por exemplo, representa paz e pureza no Ocidente, mas remete à má sorte e luto em alguns países do Oriente.
Mas qual é a mensagem que cada cor pode trazer? Confira abaixo o que cada uma delas “diz” ao cérebro humano e tire proveito do melhor que cada cor tem a oferecer, começando pelas cores primárias: azul, amarelo e vermelho.
Azul: a cor preferida da maioria das pessoas. Representa simpatia, harmonia e fidelidade, apesar de ser fria e distante. Além de ser a cor mais associada às virtudes intelectuais, o azul é a cor de todas as características boas que se afirmam no decorrer do tempo, de todos os sentimentos bons e de compreensão mútua. O azul escuro pode ser uma ótima alternativa ao preto para passar a sensação de seriedade e competência no trabalho. O azul claro representa delicadeza e suavidade, enquanto o turquesa comunicação e criatividade.
Amarelo: nos remete ao estímulo, positividade, otimismo, alegria e energia, por ser a cor do Sol. Precisa de uma energia extra no dia? Use algo amarelo. Se você quer que sua marca pessoal (olha o branding aí, gente!) tenha essas características, pode apostar nas combinações com amarelo. Por ser a base do dourado, também pode transmitir sensação de riqueza e prosperidade. Ideal para quando precisamos de criatividade, mas não é a melhor cor se queremos transmitir confiança, pois é uma cor que traz uma certa instabilidade.
Vermelho: A cor de todas as paixões – do amor ao ódio. A cor da felicidade, da força e também do perigo. O vermelho é constantemente usado como uma cor de destaque, que pode tanto representar o luxo e sensualidade quanto a agressividade e dinamismo. Então, se quiser chamar atenção, use vermelho. O vermelho escuro traz a sensação de sabedoria, elegância e requinte.
Verde: cor da natureza e da esperança. É associada também ao dinheiro, ao qual nos referimos como “verdinhas”, e ao que é bom. O verde na planilha mostra que as coisas estão no caminho certo. Remete também ao crescimento e à renovação. Por derivar do azul, também pode ser uma cor tranquilizante, porém menos fria devido ao amarelo, e por isso é uma cor que pode representar harmonia. Pode ser uma cor aliada para lidar com momentos estressantes, pois é uma cor naturalmente relaxante.
Laranja: literalmente a mistura de vida e energia, o laranja é ótimo para quem quer demonstrar juventude, euforia e confiança. Se quiser passar uma mensagem objetiva e determinada, use laranja, apenas tomando cuidado com o excesso. Também é uma cor associada à agilidade mental.
Roxo: ah, o roxo! Em geral representa a espiritualidade e o mistério. Atualmente, é muito usada para passar a mensagem de criatividade e imaginação. Mostra também sinceridade, respeito e transformação, então pode ser usada em contextos em que se precise fugir do convencional. Em excesso, pode transmitir uma imagem de vaidade e extravagância.
Branco: a cor da paz, mas também da clareza, frescor e inocência. Também mostra simplicidade e perfeccionismo. Uma curiosidade sobre o branco é que ele não traz em si nenhuma característica negativa, o que também pode criar um certo distanciamento perante tamanha perfeição. Minimalismo e atemporalidade também podem ser associados ao branco.
Preto: primeira opção de 11 entre 10 pessoas que querem parecer elegantes. E elas estão certas! De fato, o preto traz em si uma sofisticação, classe e poder. Em aspecto negativo, pode passar a sensação de tristeza, luto e dor. É a cor usada por pessoas de personalidade forte e que não querem seguir o padrão, mas também pode ser usada por pessoas bastante introvertidas e que gostam de passar despercebidas. A pergunta que não quer calar: o preto vai com tudo, certo?
Não, o preto não combina com tudo, mas isso é assunto para outra coluna.
Cinza: representa neutralidade, tanto para o bem quanto para o mal. O excesso de cinza indica uma ultra neutralidade, desânimo e indecisão. Se usado com sabedoria, pode expressar solidez, estabilidade e qualidade. É a cor associada à tecnologia e costuma destacar a cor com a qual é combinada em looks.
Rosa: é um vermelho claro (com mais branco em si), portanto representa o romantismo, a suavidade e o amor. Traz o carinho e a compaixão, então pode ser muito útil em momentos em que se busca compreensão e acolhimento. Por ser uma cor que exala doçura, é necessário cuidado ao usar se quiser demonstrar maturidade, pois o excesso de rosa pode remeter à infantilidade.
Marrom: último, mas não menos importante. O marrom é listado como a cor menos favorita das pessoas, mas também é a cor do chocolate, então não pode ser ruim. O marrom traz aconchego, praticidade e também simplicidade, assim como as suas variações em bege e caramelo. É uma cor que representa constância e responsabilidade.
Agora que você já sabe o sinal que cada cor realmente manda para o universo, é hora de se perguntar:
- Qual a sua cor favorita?
- Ela expressa o que você quer dizer para o mundo?
Nos vemos em 2022!!!
Cynthia Costa Marcandalli é Secretária Executiva em 15 anos de experiência e atua principalmente com expatriados C-level do setor financeiro. Especializou-se como Consultora de Imagem e Estilo ao longo de sua jornada, orientando colegas de trabalho na busca por evolução profissional por meio de uma imagem assertiva.
Gostou deste artigo? Compartilhe!


os mais lidos na semana
Temas Procurados
Categorias




2 Comments
Cynthia, excelente artigo.
Eu adoro roxo.
Oi, Fabio.
Obrigada pelo comentário.
Roxo é mesmo uma cor linda.
Abraço