A cor da virada na sua vida
Por Cynthia Marcandalli

publicado em

Quantas vezes já nos preparamos para comemorar a chegada do ano novo escolhendo com que cor passar a virada? Quem nunca, né? Essa parece ser a época em que muitos de nós escolhem a mensagem que quer passar para o universo sobre o que mais importa no ano que vem por aí.

Amarelo atrai dinheiro, branco é para quem quer paz, vermelho vai servir para ter muito amor, e assim por diante. Mas e no resto do ano? Ou melhor dizendo, e na vida profissional? Talvez o universo precise de somente uma dica, mas a verdade é que precisamos repetir o sinal muito mais vezes para que as pessoas entendam a mensagem.

Isso é parte do famoso branding. Quando falamos em branding, ou gestão da marca, é a estratégia usada por empresas para despertar sensações e criar conexões inconscientes com os clientes. Então, se estamos falando de estratégia para criar conexão, por que não usar essa mesma estratégia em nós mesmos para sermos vistos como queremos?

E as cores são parte importante disso. Por meio delas, podemos tanto atrair atenção para um ponto quanto torná-lo quase imperceptível e causar reações e sensações diferentes dependendo do lugar de onde viemos. O branco, por exemplo, representa paz e pureza no Ocidente, mas remete à má sorte e luto em alguns países do Oriente.

Mas qual é a mensagem que cada cor pode trazer? Confira abaixo o que cada uma delas “diz” ao cérebro humano e tire proveito do melhor que cada cor tem a oferecer, começando pelas cores primárias: azul, amarelo e vermelho.

Azul: a cor preferida da maioria das pessoas. Representa simpatia, harmonia e fidelidade, apesar de ser fria e distante. Além de ser a cor mais associada às virtudes intelectuais, o azul é a cor de todas as características boas que se afirmam no decorrer do tempo, de todos os sentimentos bons e de compreensão mútua. O azul escuro pode ser uma ótima alternativa ao preto para passar a sensação de seriedade e competência no trabalho. O azul claro representa delicadeza e suavidade, enquanto o turquesa comunicação e criatividade.

Amarelo: nos remete ao estímulo, positividade, otimismo, alegria e energia, por ser a cor do Sol. Precisa de uma energia extra no dia? Use algo amarelo. Se você quer que sua marca pessoal (olha o branding aí, gente!) tenha essas características, pode apostar nas combinações com amarelo. Por ser a base do dourado, também pode transmitir sensação de riqueza e prosperidade. Ideal para quando precisamos de criatividade, mas não é a melhor cor se queremos transmitir confiança, pois é uma cor que traz uma certa instabilidade.

Vermelho: A cor de todas as paixões – do amor ao ódio. A cor da felicidade, da força e também do perigo. O vermelho é constantemente usado como uma cor de destaque, que pode tanto representar o luxo e sensualidade quanto a agressividade e dinamismo. Então, se quiser chamar atenção, use vermelho. O vermelho escuro traz a sensação de sabedoria, elegância e requinte.

Verde: cor da natureza e da esperança. É associada também ao dinheiro, ao qual nos referimos como “verdinhas”, e ao que é bom. O verde na planilha mostra que as coisas estão no caminho certo. Remete também ao crescimento e à renovação. Por derivar do azul, também pode ser uma cor tranquilizante, porém menos fria devido ao amarelo, e por isso é uma cor que pode representar harmonia. Pode ser uma cor aliada para lidar com momentos estressantes, pois é uma cor naturalmente relaxante.

Laranja: literalmente a mistura de vida e energia, o laranja é ótimo para quem quer demonstrar juventude, euforia e confiança. Se quiser passar uma mensagem objetiva e determinada, use laranja, apenas tomando cuidado com o excesso. Também é uma cor associada à agilidade mental.

Roxo: ah, o roxo! Em geral representa a espiritualidade e o mistério. Atualmente, é muito usada para passar a mensagem de criatividade e imaginação. Mostra também sinceridade, respeito e transformação, então pode ser usada em contextos em que se precise fugir do convencional. Em excesso, pode transmitir uma imagem de vaidade e extravagância. 

Branco: a cor da paz, mas também da clareza, frescor e inocência. Também mostra simplicidade e perfeccionismo. Uma curiosidade sobre o branco é que ele não traz em si nenhuma característica negativa, o que também pode criar um certo distanciamento perante tamanha perfeição. Minimalismo e atemporalidade também podem ser associados ao branco. 

Preto: primeira opção de 11 entre 10 pessoas que querem parecer elegantes. E elas estão certas! De fato, o preto traz em si uma sofisticação, classe e poder. Em aspecto negativo, pode passar a sensação de tristeza, luto e dor. É a cor usada por pessoas de personalidade forte e que não querem seguir o padrão, mas também pode ser usada por pessoas bastante introvertidas e que gostam de passar despercebidas. A pergunta que não quer calar: o preto vai com tudo, certo?

Não, o preto não combina com tudo, mas isso é assunto para outra coluna.

Cinza: representa neutralidade, tanto para o bem quanto para o mal. O excesso de cinza indica uma ultra neutralidade, desânimo e indecisão. Se usado com sabedoria, pode expressar solidez, estabilidade e qualidade. É a cor associada à tecnologia e costuma destacar a cor com a qual é combinada em looks.

Rosa: é um vermelho claro (com mais branco em si), portanto representa o romantismo, a suavidade e o amor. Traz o carinho e a compaixão, então pode ser muito útil em momentos em que se busca compreensão e acolhimento. Por ser uma cor que exala doçura, é necessário cuidado ao usar se quiser demonstrar maturidade, pois o excesso de rosa pode remeter à infantilidade.

Marrom: último, mas não menos importante. O marrom é listado como a cor menos favorita das pessoas, mas também é a cor do chocolate, então não pode ser ruim. O marrom traz aconchego, praticidade e também simplicidade, assim como as suas variações em bege e caramelo. É uma cor que representa constância e responsabilidade.

Agora que você já sabe o sinal que cada cor realmente manda para o universo, é hora de se perguntar:

  1. Qual a sua cor favorita?
  2. Ela expressa o que você quer dizer para o mundo?

Nos vemos em 2022!!!

Camada 1

Cynthia Costa Marcandalli é Secretária Executiva em 15 anos de experiência e atua principalmente com expatriados C-level do setor financeiro. Especializou-se como Consultora de Imagem e Estilo ao longo de sua jornada, orientando colegas de trabalho na busca por evolução profissional por meio de uma imagem assertiva.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

2 Comments

    • Oi, Fabio.

      Obrigada pelo comentário.
      Roxo é mesmo uma cor linda.
      Abraço


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
mulher-absoluta-in-company-banner
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow