MINDSET: como a mudança de mentalidade pode transformar sua carreira
Por Ana Kekligian

publicado em

Talvez você já tenha se perguntado por que duas pessoas, na mesma situação, agem de formas tão diferentes ou por que algumas pessoas conseguem realizar seus sonhos e alcançam o sucesso enquanto outras travam no meio do caminho ou nem começam.

Esta diferença pode ser explicada pela maneira individual que cada um vê o mundo, isto é, o mindset que cada um mostra, de forma otimista ou negativa, e como lida diante de cada situação apresentada pela vida.

Mindset é uma palavra em inglês que significa “mentalidade”. É a forma como uma pessoa pensa e encara os desafios da vida. Assim, o mindset determina nossas reações diante das mais diversas situações que nos acontecem no dia a dia, sejam elas boas ou não. A renomada professora de psicologia da Universidade de Stanford nos EUA, Carol S. Dweck, desenvolveu, após anos de estudo, uma filosofia a qual apresenta dois tipos de mentalidade: a Fixa e a Progressiva. 

MINDSET FIXO X PROGRESSIVO

No mindset fixo as pessoas agem e enxergam a vida como algo que não pode ser mudado. Sua personalidade e características como inteligência e crenças são vistas de forma fixas e sem possibilidades de mudanças. Quem tem a mentalidade fixa tem muita dificuldade de sair do lugar, de se desenvolver profissionalmente, reconhecer seus pontos de melhoria e até duvidam das ferramentas que podem impulsioná-las. 

Neste caso, o desenvolvimento acaba não sendo trabalhado corretamente, porque o indivíduo tem dificuldade de acreditar em si mesmo e se fecha para os processos de mudanças e desenvolvimento, pois pensa que habilidades e competências não podem ser melhoradas ou aprimoradas, pois são algo inerente. 

Dentro desta zona de conforto estabelecida pela mente fixa, não há a criação de novas trilhas neurais para mudar a forma de agir, aceitar novos desafios e se permitir viver experiências positivas, desfavorecendo as chances de obter sucesso e realização na vida profissional e pessoal.

Já no mindset progressivo, as coisas mudam de figura.

Pessoas com este tipo de mentalidade criam uma curva de aprendizagem intensa, pois enxergam as situações da vida com positividade, como desafios e com o desejo constante de aprendizado e de potencializar suas habilidades e desenvolver novos talentos. 

Não há medo de errar e sim um envolvimento com o processo e com tudo que o caminho pode oferecer e ensinar. O cérebro, a partir destes estímulos, desenvolve fortes ligações neurais e passa a favorecer a conquista das metas planejadas.

E COMO A MUDANÇA DE MINDSET GERA RESULTADOS POSITIVOS NA CARREIRA?

É a partir de como se enxerga e se pensa sobre a vida que as ações são colocadas em prática. São estas ações que geram os resultados! 

Você pensa, sente e depois age. Portanto tudo se inicia pela forma como pensa a respeito desse tudo. Por exemplo, se pensar que é incapaz, que não vai conseguir, que as oportunidades não são para você, a sua mente acredita, gera a emoção do medo e você pode desistir ou recuar diante das oportunidades. Agora, se você pensar que pode se arriscar, assumir as responsabilidades, se permitir, aprender, a sua mente te colocará em ação e você crescerá acertando ou errando, porque sabe que seja qual for o resultado, tudo é aprendizado.

 

Por isso, para que os objetivos saiam do papel, é preciso que haja uma mudança profunda e positiva de mindset. É necessário acreditar nas possibilidades e agarrar oportunidades com dedicação, esforço e foco para atingir os objetivos tão sonhados.

A expansão e maturidade do mindset progressivo ajudam a criar e manter a vontade de aprender, evoluir e alcançar as metas. A atitude mental é de extrema importância para todos os profissionais que querem se manter sempre atualizados.

Para começar a colocar em prática esta mudança de mentalidade o primeiro passo é se conhecer, identificar suas crenças limitantes e criar crenças fortalecedoras, para que os pensamentos negativos não sejam alimentados e identificar quais sentimentos estão por traz deles, para ressignificá-los. Esse é um processo de libertação que te levará a voar por lugares sonhados e nunca imaginados. 

E o mais importante, se permitir viver uma realidade em que seus sonhos e projetos sejam reais e ter uma visão de mundo onde é possível realizar tudo que se propõem a fazer! 

Camada 1

Ana Kekligian é Master Coach de Desempenho e Especialista em Inteligência Emocional com foco na vida pessoal e profissional. Idealizadora da EBC (Empresa Brasileira de Coaching). Atualmente, possui cinco importantes certificações internacionais pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching): Professional & Self Coaching, Coaching Ericksoniano, Master Coach, Inteligência Emocional e Análise Comportamental. Conta também com a certificação de Especialista em Inteligência Emocional pela SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional), Especialista em Produtividade com: Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadPS e Master Analista Comportamental pelo Instituto ILG. Atuou por quase 20 anos no mercado corporativo como executiva de marketing com destaque para o marketing direto e publicitário. E é CEO de suas emoções.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comment


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cestoupresentes-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
mulher-absoluta-in-company-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow