
Esta diferença pode ser explicada pela maneira individual que cada um vê o mundo, isto é, o mindset que cada um mostra, de forma otimista ou negativa, e como lida diante de cada situação apresentada pela vida.
Mindset é uma palavra em inglês que significa “mentalidade”. É a forma como uma pessoa pensa e encara os desafios da vida. Assim, o mindset determina nossas reações diante das mais diversas situações que nos acontecem no dia a dia, sejam elas boas ou não. A renomada professora de psicologia da Universidade de Stanford nos EUA, Carol S. Dweck, desenvolveu, após anos de estudo, uma filosofia a qual apresenta dois tipos de mentalidade: a Fixa e a Progressiva.
MINDSET FIXO X PROGRESSIVO
No mindset fixo as pessoas agem e enxergam a vida como algo que não pode ser mudado. Sua personalidade e características como inteligência e crenças são vistas de forma fixas e sem possibilidades de mudanças. Quem tem a mentalidade fixa tem muita dificuldade de sair do lugar, de se desenvolver profissionalmente, reconhecer seus pontos de melhoria e até duvidam das ferramentas que podem impulsioná-las.
Neste caso, o desenvolvimento acaba não sendo trabalhado corretamente, porque o indivíduo tem dificuldade de acreditar em si mesmo e se fecha para os processos de mudanças e desenvolvimento, pois pensa que habilidades e competências não podem ser melhoradas ou aprimoradas, pois são algo inerente.
Dentro desta zona de conforto estabelecida pela mente fixa, não há a criação de novas trilhas neurais para mudar a forma de agir, aceitar novos desafios e se permitir viver experiências positivas, desfavorecendo as chances de obter sucesso e realização na vida profissional e pessoal.
Já no mindset progressivo, as coisas mudam de figura.
Pessoas com este tipo de mentalidade criam uma curva de aprendizagem intensa, pois enxergam as situações da vida com positividade, como desafios e com o desejo constante de aprendizado e de potencializar suas habilidades e desenvolver novos talentos.
Não há medo de errar e sim um envolvimento com o processo e com tudo que o caminho pode oferecer e ensinar. O cérebro, a partir destes estímulos, desenvolve fortes ligações neurais e passa a favorecer a conquista das metas planejadas.
E COMO A MUDANÇA DE MINDSET GERA RESULTADOS POSITIVOS NA CARREIRA?
É a partir de como se enxerga e se pensa sobre a vida que as ações são colocadas em prática. São estas ações que geram os resultados!
Você pensa, sente e depois age. Portanto tudo se inicia pela forma como pensa a respeito desse tudo. Por exemplo, se pensar que é incapaz, que não vai conseguir, que as oportunidades não são para você, a sua mente acredita, gera a emoção do medo e você pode desistir ou recuar diante das oportunidades. Agora, se você pensar que pode se arriscar, assumir as responsabilidades, se permitir, aprender, a sua mente te colocará em ação e você crescerá acertando ou errando, porque sabe que seja qual for o resultado, tudo é aprendizado.
Por isso, para que os objetivos saiam do papel, é preciso que haja uma mudança profunda e positiva de mindset. É necessário acreditar nas possibilidades e agarrar oportunidades com dedicação, esforço e foco para atingir os objetivos tão sonhados.
A expansão e maturidade do mindset progressivo ajudam a criar e manter a vontade de aprender, evoluir e alcançar as metas. A atitude mental é de extrema importância para todos os profissionais que querem se manter sempre atualizados.
Para começar a colocar em prática esta mudança de mentalidade o primeiro passo é se conhecer, identificar suas crenças limitantes e criar crenças fortalecedoras, para que os pensamentos negativos não sejam alimentados e identificar quais sentimentos estão por traz deles, para ressignificá-los. Esse é um processo de libertação que te levará a voar por lugares sonhados e nunca imaginados.
E o mais importante, se permitir viver uma realidade em que seus sonhos e projetos sejam reais e ter uma visão de mundo onde é possível realizar tudo que se propõem a fazer!
Ana Kekligian é Master Coach de Desempenho e Especialista em Inteligência Emocional com foco na vida pessoal e profissional. Idealizadora da EBC (Empresa Brasileira de Coaching). Atualmente, possui cinco importantes certificações internacionais pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching): Professional & Self Coaching, Coaching Ericksoniano, Master Coach, Inteligência Emocional e Análise Comportamental. Conta também com a certificação de Especialista em Inteligência Emocional pela SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional), Especialista em Produtividade com: Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadPS e Master Analista Comportamental pelo Instituto ILG. Atuou por quase 20 anos no mercado corporativo como executiva de marketing com destaque para o marketing direto e publicitário. E é CEO de suas emoções.
Gostou deste artigo? Compartilhe!


os mais lidos na semana
Temas Procurados
Categorias




1 Comment
Conteúdo incrível.