A carreira que não cabe mais em mim
Por Alessandra Lazarin

publicado em

O índice de insatisfação e infelicidade no ambiente corporativo está muito alto, segundo o pesquisador Fredy Machado por intermédio de uma pesquisa realizada em 21 Estados para seu livro “É possível se reinventar e integrar a vida pessoal e profissional” lançado em 2018:
  • Cerca de 90% das pessoas estão infelizes em seus trabalhos.
  • Desse percentual, 36,52% dos profissionais estão infelizes com o trabalho que realizam e,
  • 64,24% gostariam de fazer algo diferente do que fazem hoje para serem mais felizes.

Para o autor da pesquisa, a infelicidade é provocada por uma série de motivos. O principal deles é a definição da profissão muito cedo ou através de imposição dos pais, diz ele: “trabalhamos a vida inteira sem um propósito definido e no automático, apenas para ganhar dinheiro”.

A quantidade de pessoas insatisfeitas com a carreira e que deseja fazer uma transição de mercado é impressionante. Uma outra pesquisa realizada pela Isma Brasil (International Stress Management Association) mostrou que 72% das pessoas entrevistadas estão insatisfeitas com o trabalho.

No Brasil, por exemplo, fazemos a nossa escolha de profissional, sem antes ter experiência e vivência no mercado de trabalho, e para tal, não temos conhecimento para esta tomada de decisão.

Apesar de parecer um problema pequeno, entendo que é só a pontinha do grande iceberg.

que escolhermos muito cedo, e sem grande bagagem para comparação fazemos algumas escolhas erradas, e isso é normal acontecer, mas acabamos frustrados e infelizes em nossas profissões. Começamos a ir trabalhar empurrados por um único objetivo, o “salário/dinheiro” no final do mês, não que isso não seja muito importante.

O sucesso profissional exerce grande influência em nossa felicidade.

Mas antes de “chutar o balde” para realizar mudanças na profissão, de empresa, fazer uma transição de carreira, seguem algumas orientações importantes que aportamos num processo de coaching para ajudar nossas clientes.

QUER MUDAR SUA VIDA PROFISSIONAL E NÃO SABE POR ONDE COMEÇAR?

  1. CLAREZA DO QUE VOCÊ QUER

Antes de agir, temos que ter clareza do que realmente queremos. Tenho certeza que você não quer perder mais tempo nesta vida e ficar atirando para todos os lados.

Você quer mudar de carreira (exemplo você é uma Consultora) e agora quer migrar para outra profissão (exemplo – advogada)?

Ou quer trocar de empresa, de gestor, de área?

Mas enfim o que está errado? Avalie e traga clareza antes da tomada de decisão.

  1. SUA NOVA JORNADA

Depois de ter clareza do que realmente quer, qual será sua nova carreira, profissão, etc?

Ela lhe apaixona? Você se sente realizado pensando nela?

  1. PLANEJAMENTO

Quanto seguro você está para esta transição?

Quanto de “dinheiro” você precisa guardar para esta transição?

Fazer um planejamento estratégico será o ideal para você poder entender para onde está indo.

Qual seu objetivo principal? Quais são suas bagagens (habilidade e competências)? Como eles se alinham à sua nova jornada?

  1. AÇÃO

É hora de tirar do planejamento as primeiras ações. Você precisa concretizar.

Lembre-se que agora sua zona de conforto será acessada, talvez seja duro para você neste momento, mas para avançar você precisará sair desta zona. Quando você sair, terá uma nova visão, traz crescimento, mas ao mesmo tempo virá pensamentos como: “o que está me prendendo aqui? O que vou perder ou ganhar?”

Se você quer mudar de empresa, você deverá tomar certas atitudes.

Se você quer mudar de profissão, talvez terá que investir em cursos, treinamentos, etc.

  1. APROVEITE A JORNADA

A transição ocorre na jornada, não é um ponto final, é um processo. Você deve aproveitar e ser grato a cada pequena conquista, a cada “mini-meta” atingida.

Lembre-se que quando damos o primeiro passo já não estamos no mesmo lugar!

Não importa quantos anos você tenha, quantas vezes você recomeçou, quantos anos está na mesma área. Uma vez que a sua realização esteja em outro lugar não tenha medo de ir encontrá-la. Nunca é tarde!

zona de conforto é uma armadilha, uma ilusão. Para crescer na carreira, na vida como um todo, precisamos de um relativo estado de desconforto. Portanto, estar insatisfeito com a vida profissional talvez seja o seu gatilho para buscar a mudança e, finalmente, conquistar o que deseja.

O melhor de você ainda está por vim!

Quero te presentear com meu e-book gratuito “Os 7 Segredos do Plano de Carreira”, ele está disponível para download no meu site: https://www.alessandralazarin.com.br/novidades-e-dicas

Espero ter ajudado você de alguma maneira, depois compartilhe seu feedback comigo.

Um abraço,

Ale Lazarin

Camada 1

Alessandra Lazarin é multiempreendedora, palestrante, Coach e Mentora de Carreira, Vida e Negócios. Certificada como Leader and Professional Coach, Master Coach em Inteligência Emocional, Propósito e Sentido da Vida. Por mais de 20 anos atuou na área executiva, desenvolvendo e gerenciando projetos, liderando equipes e organização de eventos nacionais e internacionais. É Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue (espanhol) com ênfase em Administração de Empresas e Especializações em Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Voluntariado Empresarial.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comment


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cestoupresentes-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
mulher-absoluta-in-company-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow