
Crie uma primeira impressão poderosa
Ao dizer “olá” ao cliente, imediatamente ele passará a julgá-lo por sua aparência. O que você veste, sua linguagem corporal, seu tom de voz, tudo será avaliado de forma automática e inconsciente. Isso faz parte da natureza humana e não há como impedir, mas algumas ações podem neutralizar uma possível desconfiança: faça contato visual, sorria, cumprimente o cliente de forma gentil e educada, chame-o pelo nome, mostre energia e disposição, adote uma postura confiante e vista-se de forma adequada. Nos segundos iniciais, esse comportamento provavelmente será suficiente para desarmar as resistências do seu interlocutor.
Estabeleça conexão
Para ser bom de conversa, aprenda a ser um ótimo ouvinte. Livre-se de distrações, como celulares, computadores e conversas paralelas. Afaste os pensamentos indesejados e ouça apenas o que o cliente diz. Coloque-se inteiramente à disposição. Faça perguntas para confirmar se entendeu corretamente as colocações de quem fala. Segundo Thomas Dewey, “As maiores necessidades da natureza humana são: sentir-se importante, ser reconhecido e ser valorizado”. Ouvir com atenção mostrará ao seu cliente o quanto ele é importante para você.
Crie relacionamentos bem-sucedidos
O principal interesse do seu cliente é por ele mesmo. Não perca tempo falando sobre você. Converse sobre as necessidades do cliente, as opiniões do cliente, os sentimentos do cliente. Essa estratégia, além de mostrar que você o valoriza, deve ajudá-lo a entender melhor do que exatamente ele precisa.
Apresente soluções
O seu cliente vem em busca de solução para alguma dificuldade, por isso de nada adiantará tratá-lo com a atenção que ele merece se você não o ajudar a resolver problemas. Quanto mais as expectativas do seu cliente forem satisfeitas, mais ele se sentirá compelido a fazer novos negócios com você. Falando nisso, você já parou para pensar quais são as soluções que você oferece aos seus clientes? Como o seu trabalho pode ajudá-los? Pense sobre isso antes de qualquer coisa.
Para finalizar, vale ressaltar que, em um mundo globalizado, onde produtos e serviços, muitas vezes, são semelhantes em qualidade e preço, prestar um atendimento nota 10 pode ser o diferencial que você procura. Afinal, um cliente satisfeito, um cliente que se torna fã do seu trabalho, é a melhor propaganda que você pode ter.
Um abraço e até a próxima.
Carla Venâncio é formada em Letras e Pedagogia com especialização em Gramática e mestrado em Língua Portuguesa pela PUC de São Paulo e professora dos cursos de Redação, Expressão e Atendimento ao Cliente no IDPC. Com experiência de mais de 25 anos na Educação, atua há 17 como professora universitária, além de ministrar aulas particulares e treinamentos no mundo corporativo sobre comunicação assertiva, atendimento ao cliente, redação e revisão gramatical. Autora dos livros “Como se escreve”, “100 Dicas de português para se dar bem na hora da paquera” e da coleção “Português para Profissionais de Sucesso”.
Gostou deste artigo? Compartilhe!


os mais lidos na semana
Temas Procurados
Categorias




3 Comments
Ótima matéria!
Excelente! Ficou claro e objetivo. Muito obrigada!
Excelente temática.