Você é um profissional competente?
Por Sibele Rodrigues da Silva

publicado em

Ser um destaque em um mercado tão competitivo é muito desafiador. As organizações procuram profissionais cada vez mais competentes. Mas o que isso significa?

A competência profissional remete à ideia de capacidade, soma de conhecimentos ou habilidades. Dessa forma, espera-se que o profissional dotado de competências encontre mais facilidade para se colocar e se mover no mercado de trabalho, que fica cada vez mais tecnológico e está sendo constantemente renovado.

A competência diz respeito à aptidão, habilidade e capacidade de resolver problemas. Ela pressupõe uma ação que agrega valor diante de novas situações.

De acordo com o livro “O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas”, escrito por Eric Roland Rene Heneault e Philippe Zarifian, a competência profissional é:

  1. A tomada de iniciativa e responsabilidade do profissional diante das situações que se confronta;
  2. Uma inteligência prática embasada nos conhecimentos adquiridos;
  3. A faculdade de mobilização e compartilhamento de desafios.

Dentro desses critérios, a competência profissional se flexibiliza devido a individualidade das pessoas. Sendo assim, uma empresa pode ter colaboradores competentes, mas com perfis distintos e essa variedade é muito importante para as organizações.

Um time com alto desempenho e diferentes habilidades é a receita para serviços de qualidade, inovação e lucratividade.

Para ser um profissional competente é necessário equilibrar competências organizacionais (visão estratégica e trabalho em equipe), técnicas (falar outros idiomas, conhecimentos em informática etc.) e comportamentais (comprometimento, flexibilidade, organização etc.). Ter sucesso em somente uma dessas áreas não é mais suficiente para entrar ou se manter no mercado de trabalho.

O profissional de secretariado executivo moderno não é mais um “mero ajudante”. Agora espera-se que ele seja capaz de fornecer orientação estratégica a seus gestores. Este profissional atua como uma ponte para informação, comunicação e aconselhamento entre as diversas áreas de uma organização.

As responsabilidades deste profissional são cada vez maiores, por isso agarre e invista no desenvolvimento de suas competências profissionais. O equilíbrio destas competências destaca o profissional e promovem seu sucesso dentro e fora da empresa.

Camada 1

Sibele Rodrigues Da Silva é assistente administrativa na área da saúde e já possui experiência em áreas administrativas e de eventos. Sempre pronta para novas oportunidades, tem 24 anos e está no sexto semestre do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue na FMU. Gosta de patinar, nadar e se mantém sempre disposta a aprender.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comment


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
mulher-absoluta-in-company-banner
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow