São acontecimentos sociais voltados para um conhecido constitutivo e com objetivos bem definidos, tais como:
- Apresentar uma ideia
- Atrair, investidores
- Instruir um público
- Se fixar como referência em sua mercado
- Fazer o lançamento de um novo produto ou serviço
Eventos corporativos são ótimos para todos os tipos de marcas, desde aquelas que já estão bem-posicionadas no mercado até aquelas que não são tão conhecidas e querem atrair mais público.
Primeiramente, as empresas organizam eventos por vários motivos: para querer educar, recompensar, motivar, comemorar, marcar fatos importantes, gerenciar mudanças organizacionais ou incentivar a colaboração. Mas seja qual for o motivo, sempre existe uma solução para cada tipo de evento corporativo no mercado.
Isso porque muitas empresas estão aproveitando essas oportunidades para anunciar, lançar seu negócio, atrair investidores e se posicionar como referência em sua área de atuação.
De acordo com a ABEOC, a área de eventos corporativos movimentou em média R$ 210 milhões em 2018. Ou seja, movimentou 4,3% do PIB brasileiro. Já em 2019, que foi um ano promissor, as empresas dessa área atingiram a meta de crescimento em 14%, contribuindo para aumentar os valores no mercado econômico.
Abaixo damos uma breve descrição dos formatos mais populares para eventos corporativos. Daremos dicas para ajudá-lo desde a definição do objetivo do evento até a seleção dos palestrantes, e no final você entenderá a importância dessa estratégia para se posicionar no seu mercado.
A lista de guias de eventos corporativos é extensa e, por isso, decidimos falar somente das principais e mais conhecidos.
Congresso
Os congressos são eventos pautados na discussão de temas previamente definidos por grupos que compartilham interesses e saberes relacionados.
Geralmente, eles são restritos e classificados de acordo com a área de conhecimento que será o objeto de discussão.
Trata-se de um dos tipos de eventos corporativos mais complexos, podendo englobar outras modalidades e tipos de eventos, como palestras e mesas redondas.
É mais provável que você veja esse tipo de evento sendo criado por associações, universidades, grupos e categorias profissionais.
Conferência
A conferência é muito parecida com a palestra, sobre a qual falaremos a seguir, mas uma das maiores diferenças é a formalidade.
Geralmente, cada conferência conta com a participação de uma grande autoridade em determinada área, escolhida para fazer uma exposição aprofundada de um assunto previamente definido.
A organização de eventos, no caso da conferência, deve ser bastante cuidadosa já que, nesse formato, apenas a autoridade convidada pode se pronunciar por mais tempo.
Porém, nada impede que seja aberto um espaço para o debate e elaboração de perguntas, quase sempre feitas por escrita.
Mesa redonda
Uma mesa redonda funciona mais ou menos como um debate e é necessário que uma tese tenha sido previamente apresentada.
Durante a mesa redonda, várias pessoas se reúnem e iniciam uma profunda discussão acerca das teses defendidas por um dos participantes que estão ali.
Trata-se de um trabalho de construção do conhecimento através da crítica.
Essa discussão pode acontecer muito antes da elaboração da mesa redonda. Mas é apenas nesse momento que as críticas são expostas e compartilhadas com os participantes da mesa redonda.
Painel
O painel é um dos formatos de eventos corporativos mais questionadores.
Algumas pessoas se reúnem com o propósito de compartilhar com um grande grupo teses defendidas e apresentadas por um grupo menor.
Basta imaginar, por exemplo, uma coletiva de imprensa, em que perguntas são feitas, sobre temas muitas vezes polêmicos.
Palestra
Esse é sem sombra de dúvidas um dos tipos de eventos corporativos mais conhecidos.
Durante uma palestra, uma ou mais pessoas defendem argumentos e compartilham saberes que podem ser objeto de questionamentos ao final da apresentação, no momento indicado para o debate.
Diferente do que ocorre na conferência, aqui, os participantes podem participar de forma mais ativa, dada a informalidade do evento.
É possível, por exemplo, fazer perguntas diretamente para o palestrante.
Convenção
A convenção é um grande encontro entre pessoas que compartilham gostos semelhantes.
Um exemplo são as convenções que reúnem estudantes, engenheiros, geeks e nerds ou cinéfilos.
No campo empresarial, as convenções são utilizadas principalmente para promover vendas e anunciar novidades no mercado.
Brainstorming
Esse tipo de evento social é ótimo para estimular o desenvolvimento de ideias.
Várias pessoas se reúnem para pensar soluções e alternativas para problemas evidentes e apontados com antecedência.
Não há formação de juízo de valor durante o evento, o que permite que os participantes argumentem e compartilhem suas ideias sem medo.
Seminário
O seminário é, basicamente, um conjunto de palestras. Pode durar um dia ou até mesmo várias semanas.
Nele, várias atividades acontecem, todas de caráter informativo ou educativo com o objetivo de capacitar ou ajudar no amadurecimento cultural e científico dos participantes.
Pois bem como podemos ver um evento corporativo pode trazer muitos benefícios para as empresas e ainda funcionam como excelentes estratégias de diferenciação e posicionamento de marca. Mas não se engane, pois criar e organizar um evento requer técnicas, conhecimento, cálculos, logística e muita atenção. Caso necessite de ajuda não hesite em procurar especialistas na área ou até uma agência especializada para te ajudar. Esperamos que tenha aproveite as dicas e tenha sucesso no seu próximo evento corporativo!
Jane Marques Shoji é CEO da Team Assessoria para eventos Corporativos e Assistente Virtual na prospecção B2B para Profiter Consulting. Formada em Gestão Comercial, Pós-Graduada em Marketing com Mestrado em Project Management Internacional pela Escola de Negócios Europeia de Barcelona. Expert em Inteligência de Mercado tem 27 anos de carreira em Varejo e Comércio. É membro do Grupo de Mulheres do Brasil, voluntária e parceira na ONG Mensageiros da Esperança. Apaixonada por eventos que encantam, recapacitam e transformam vidas.
Gostou deste artigo? Compartilhe!


os mais lidos na semana
Temas Procurados
Categorias




No comment yet, add your voice below!