Como podemos definir e quais são os formatos para os Eventos Corporativos
Por Jane Marques

publicado em

Podemos começar entendendo que um evento pode ser uma ação ou um encontro que promove a interação entre pessoas, com o objetivo de levar conhecimento e desenvolver relacionamentos, além de vários outros propósitos.

São acontecimentos sociais voltados para um conhecido constitutivo e com objetivos bem definidos, tais como:

  • Apresentar uma ideia
  • Atrair, investidores
  • Instruir um público
  • Se fixar como referência em sua mercado
  • Fazer o lançamento de um novo produto ou serviço

Eventos corporativos são ótimos para todos os tipos de marcas, desde aquelas que já estão bem-posicionadas no mercado até aquelas que não são tão conhecidas e querem atrair mais público.

Primeiramente, as empresas organizam eventos por vários motivos: para querer educar, recompensar, motivar, comemorar, marcar fatos importantes, gerenciar mudanças organizacionais ou incentivar a colaboração. Mas seja qual for o motivo, sempre existe uma solução para cada tipo de evento corporativo no mercado.

Isso porque muitas empresas estão aproveitando essas oportunidades para anunciar, lançar seu negócio, atrair investidores e se posicionar como referência em sua área de atuação.

De acordo com a ABEOC, a área de eventos corporativos movimentou em média R$ 210 milhões em 2018. Ou seja, movimentou 4,3% do PIB brasileiro. Já em 2019, que foi um ano promissor, as empresas dessa área atingiram a meta de crescimento em 14%, contribuindo para aumentar os valores no mercado econômico.

Abaixo damos uma breve descrição dos formatos mais populares para eventos corporativos. Daremos dicas para ajudá-lo desde a definição do objetivo do evento até a seleção dos palestrantes, e no final você entenderá a importância dessa estratégia para se posicionar no seu mercado.

A lista de guias de eventos corporativos é extensa e, por isso, decidimos falar somente das principais e mais conhecidos.

Congresso

Os congressos são eventos pautados na discussão de temas previamente definidos por grupos que compartilham interesses e saberes relacionados.

Geralmente, eles são restritos e classificados de acordo com a área de conhecimento que será o objeto de discussão.

Trata-se de um dos tipos de eventos corporativos mais complexos, podendo englobar outras modalidades e tipos de eventos, como palestras e mesas redondas.

É mais provável que você veja esse tipo de evento sendo criado por associações, universidades, grupos e categorias profissionais.

Conferência

A conferência é muito parecida com a palestra, sobre a qual falaremos a seguir, mas uma das maiores diferenças é a formalidade.

Geralmente, cada conferência conta com a participação de uma grande autoridade em determinada área, escolhida para fazer uma exposição aprofundada de um assunto previamente definido.

A organização de eventos, no caso da conferência, deve ser bastante cuidadosa já que, nesse formato, apenas a autoridade convidada pode se pronunciar por mais tempo.

Porém, nada impede que seja aberto um espaço para o debate e elaboração de perguntas, quase sempre feitas por escrita.

Mesa redonda

Uma mesa redonda funciona mais ou menos como um debate e é necessário que uma tese tenha sido previamente apresentada.

Durante a mesa redonda, várias pessoas se reúnem e iniciam uma profunda discussão acerca das teses defendidas por um dos participantes que estão ali.

Trata-se de um trabalho de construção do conhecimento através da crítica.

Essa discussão pode acontecer muito antes da elaboração da mesa redonda. Mas é apenas nesse momento que as críticas são expostas e compartilhadas com os participantes da mesa redonda.

Painel

O painel é um dos formatos de eventos corporativos mais questionadores.

Algumas pessoas se reúnem com o propósito de compartilhar com um grande grupo teses defendidas e apresentadas por um grupo menor.

Basta imaginar, por exemplo, uma coletiva de imprensa, em que perguntas são feitas, sobre temas muitas vezes polêmicos.

Palestra

Esse é sem sombra de dúvidas um dos tipos de eventos corporativos mais conhecidos.

Durante uma palestra, uma ou mais pessoas defendem argumentos e compartilham saberes que podem ser objeto de questionamentos ao final da apresentação, no momento indicado para o debate.

Diferente do que ocorre na conferência, aqui, os participantes podem participar de forma mais ativa, dada a informalidade do evento.

É possível, por exemplo, fazer perguntas diretamente para o palestrante.

Convenção

A convenção é um grande encontro entre pessoas que compartilham gostos semelhantes.

Um exemplo são as convenções que reúnem estudantes, engenheiros, geeks e nerds ou cinéfilos.

No campo empresarial, as convenções são utilizadas principalmente para promover vendas e anunciar novidades no mercado.

Brainstorming

Esse tipo de evento social é ótimo para estimular o desenvolvimento de ideias.

Várias pessoas se reúnem para pensar soluções e alternativas para problemas evidentes e apontados com antecedência.

Não há formação de juízo de valor durante o evento, o que permite que os participantes argumentem e compartilhem suas ideias sem medo.

Seminário

O seminário é, basicamente, um conjunto de palestras. Pode durar um dia ou até mesmo várias semanas.

Nele, várias atividades acontecem, todas de caráter informativo ou educativo com o objetivo de capacitar ou ajudar no amadurecimento cultural e científico dos participantes.

Pois bem como podemos ver um evento corporativo pode trazer muitos benefícios para as empresas e ainda funcionam como excelentes estratégias de diferenciação e posicionamento de marca.  Mas não se engane, pois criar e organizar um evento requer técnicas, conhecimento, cálculos, logística e muita atenção. Caso necessite de ajuda não hesite em procurar especialistas na área ou até uma agência especializada para te ajudar. Esperamos que tenha aproveite as dicas e tenha sucesso no seu próximo evento corporativo!

Camada 1

Jane Marques Shoji é CEO da Team Assessoria para eventos Corporativos e Assistente Virtual na prospecção B2B para Profiter Consulting. Formada em Gestão Comercial, Pós-Graduada em Marketing com Mestrado em Project Management Internacional pela Escola de Negócios Europeia de Barcelona. Expert em Inteligência de Mercado tem 27 anos de carreira em Varejo e Comércio. É membro do Grupo de Mulheres do Brasil, voluntária e parceira na ONG Mensageiros da Esperança. Apaixonada por eventos que encantam, recapacitam e transformam vidas.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
mulher-absoluta-in-company-banner
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow