Sou profissional de secretariado executivo e não me sinto valorizado. Por quê?
Por Paula Rotta Assis

publicado em

Escuto muito colegas dizendo que não se sentem valorizados pelas empresas ocupando o cargo de secretariado executivo e sinceramente eu não entendo o motivo.

Iniciei minha carreira nessa profissão e sempre fui muito bem valorizada, mas parte desse mérito veio da minha mentalidade de sempre acompanhar as atualizações do mercado e me reinventar como profissional.

Assumir cargos de Secretariado é uma responsabilidade enorme para o profissional. Quem atua nessa área tem em suas mãos a missão de organizar rotinas, agendar horários, gerenciar eventos e muitas outras coisas que são essenciais para o bom funcionamento de uma empresa, independente do seu setor de atuação. 

Segundo uma pesquisa realizada em 2020 a profissão de secretária e secretário executivos é a terceira que mais cresce no mundo. A informação é da Organização das Nações Unidas – ONU, e reflete a necessidade que o mercado de trabalho tem em absorver esses profissionais, visto que eles são essenciais para o mundo dos negócios.

Secretariar não é apenas atender telefone e mexer com papéis. Antes de tudo, até mesmo de atender o telefone digo que secretariar é amar o que se faz. Digo isto porque aprendi na prática. Comecei na profissão sem saber muito por onde começar e o que iria encontrar, mas fui gostando daquilo. Secretariar é um dom lindo de servir ao próximo.

Hoje nosso papel como profissionais é mostrar que evoluímos sim e como em qualquer profissão isto foi feito através da busca constante por capacitação. É fazer valer a pena que estamos aptos (as) não apenas para assessorar, mas também para gerir uma organização de forma ativa participando de decisões importantes, e isso já é um fato na maioria das organizações.

A globalização fez com que esse profissional exercesse papel gerencial e exige uma visão mais estratégica de negócios, este profissional atualmente exerce multifunções para poder atuar não atrás do executivo e sim ao lado dele e de toda uma equipe. Agora te pergunto: você está preparado para assumir estas tais funções? Você comunica de forma assertiva isso para a empresa? 

É através da mudança de pensamento, comportamento e muitas outras situações que este novo profissional passa a participar mais inteiramente dentro das organizações dando sugestões e tomando decisões importantes, afinal estão ali, dentro da empresa, para exercer uma liderança, sanar dúvidas, orientar/direcionar a equipe durante a execução da atividade em busca de um resultado.

O secretariado atualmente é empreendedor, informado, visionário, habilitado em diferentes modalidades profissionais, líder e comunicativo inclusive. Isto o faz ser visto por muitos como o elemento mais importante de ligação dentro de uma organização.

Para finalizar te convido a uma reflexão: O que é ser valorizado?  Quem determina sua valorização: você ou a empresa onde você atua? 

Nos tempos pós pandemia onde tudo mudou, e não só no mundo corporativo, é muito arcaico você depender somente da empresa te valorizar. Ter uma mentalidade mais aberta e buscar novas posições dentro da empresa é responsabilidade sua. Será que você está preparado para a valorização que tanto deseja?

Me conta aqui nos comentários se você sente valorizado? E se sua resposta for não, me conte o porquê.

Camada 1

Paula Rotta Assis é sócia da PRA Consult, uma consultoria de negócios que atende pequenas e médias empresas em projetos de Recursos Humanos e Assessoria Executiva. É graduada em Gestão de Recursos Humanos, Formada em Orientadora de Carreira e Analista Comportamental. Atua no mercado corporativo há mais de 10 anos liderando equipes e projetos na obtenção de suas metas e resultados.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow