Eventos online para engajar o home office
Por Jane Marques

publicado em

A pandemia acelerou uma tendência que até então crescia a passos lentos de nossa realidade: o trabalho remoto.

Dados da “Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19”, produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 7,3 milhões de profissionais estão trabalhando em home office no Brasil.

Então a comunicação interna deve ser prioridade para empresas que buscam manter a equipe motivada mesmo longe do escritório o home office “forçado” pela COVID-19 acabou transformando para sempre a dinâmica de trabalho, portanto é preciso estar atento às técnicas que vão manter de forma sustentável esse formato à distância. Quando os colaboradores estão fisicamente distantes, é essencial investir em canais diretos entre empresa, gestores e colaboradores.

E manter a equipe engajada é importante para todas as empresas, independentemente do tamanho, afinal a ação de engajar colaboradores está diretamente ligada à produtividade, que por sua vez, tem impacto nos resultados da organização.

Uma comunicação eficiente é aliada do engajamento e facilita a solução de problemas, além de minimizar conflitos. Como manter no cenário de distanciamento social, equipes remotas engajadas, motivadas, produtivas e felizes.

A Fundação Instituto de Administração (FIA), apresentou uma pesquisa que 94% das empresas nacionais atingiram ou superaram as expectativas em relação ao home office e 70% delas disseram que desejam manter esse modelo de trabalho após a pandemia.

Para nos levar até esta realidade híbrida no pós-pandemia, a tecnologia vem se renovando constantemente há anos, buscando sempre estar um passo à frente, e é exatamente por isso que ela continuará sendo fundamental nos momentos de saber como nos conectar uns com os outros.

A tecnologia aproxima as pessoas não só em tempos de crise, mas no cotidiano. A chegada dos aplicativos, das redes sociais e até mesmo dos buscadores mudou o modo de vida.

– Os serviços de delivery tomaram conta e estão sendo muito utilizados.

– Aulas online em plataformas EAD aumentaram a adesão

– Serviços de streaming, teve um bum em várias plataformas

– As redes sociais acumulam absurdos números de acessos todos os dias durante a crise, já que as pessoas buscam entretenimento e uma atividade que as ajude em suas tarefas.

 – O aumento na utilização de ferramentas de videoconferências por pessoas que, mesmo com a distância física, querem se comunicar e manter um contato humano por precisarem ficar longe fisicamente. “Também estão sendo muito utilizadas por empresas, para que seus colaboradores continuem suas atividades habituais e por instituições de ensino para que seus alunos continuem aprendendo”.

Uma comunicação clara, objetiva e direta é fator-chave no home office e deve permear. Quando o profissional está fora do escritório, a sensação de desconexão com as atividades da empresa e com o clima organizacional pode ser maior. Os gestores precisam garantir que a equipe não se sentirá excluída por estar em home office e nem sozinha.

Então para evitar o isolamento dos colaboradores, além de uma estratégia eficiente de comunicação interna, é imprescindível um bom relacionamento one-to-one: o alinhamento e o feedback devem ser constantes.

Os eventos online são ótimas oportunidades de sair da rotina, que pode ser meio entediante no home office, e promover a integração da equipe. Eles não precisam acontecer somente em situações de “aglomeração”.

O happy hour pode acontecer em ambiente digital, assim como uma chamada por vídeo para cantar parabéns para os aniversariantes do mês. Congressos que reúnem periodicamente o time de vendas agora podem acontecer de maneira mais barata e menos burocrática, pela internet.

O envio de um mimo relacionado ao evento pode aumentar a conexão do colaborador com a ação:  um presente de Dia dos Pais ou para os aniversariantes do mês são exemplos disso.

Ações de reconhecimento do trabalho e as conquistas continuam, mesmo com os colaboradores em home office. Por isso, reconhecer conquistas pessoais e profissionais é importante para manter a equipe motivada para novos desafios.

O ideal é manter os programas de reconhecimento que já existiam, adaptando-os para a nova realidade. Se a empresa costumava reunir a equipe para anunciar os resultados trimestrais e premiar colaboradores que se destacaram, comece por aí.

Enviar um presentinho à casa dos colaboradores torna a experiência mais memorável: pode ser um espumante para brindar os resultados do ano fiscal em um evento online. Ações com orçamento mais modesto, mas que demonstram carinho, também são efetivas: um cartão virtual com mensagem da equipe a uma colega que acabou de ser mãe ou uma cartinha com chocolates para alguém que foi promovido.

Capacitações à distância, oferecer cursos e capacitações melhora as habilidades técnicas dos colaboradores, aumenta o sentimento de equipe e a autoestima dos profissionais. O treinamento à distância vem se popularizando devido à facilidade de execução, que possibilita unir em uma mesma turma colaboradores de localidades diferentes.

São muitos os conteúdos que podem ser abordados em um treinamento EAD: além das habilidades técnicas, as empresas têm buscado desenvolver competências comportamentais como resiliência em suas equipes. Mesmo atividades que incluem interação ou movimentos físicos, como ginástica laboral, yoga ou pilates, estão sendo implementadas de maneira virtual pelas empresas, com sucesso.

As capacitações em tempo real favorecem a interação, mas caso não seja possível implementar no seu negócio, aproveite os cursos gravados ou para estimular a aprendizagem e a interação nesses casos, ofereça premiações, sorteio de brindes ou organize turmas, com dia e hora marcados, para um determinado curso.

Uma live musical ao vivo, além de animar os funcionários cria um clima de festa e comemoração, durante o evento, os funcionários podem concorrer a brindes.

No clima interativo as pessoas poderão também dar depoimentos com mensagens uns aos outros.

A interação pode ser estendida a família e amigos e ao som da Banda a interação e a diversão está garantida.

Não deixe de nos acompanhar e deixar seu comentário.

Camada 1

Jane Marques Shoji é CEO da Team Assessoria para eventos Corporativos e Assistente Virtual na prospecção B2B para Profiter Consulting. Formada em Gestão Comercial, Pós-Graduada em Marketing com Mestrado em Project Management Internacional pela Escola de Negócios Europeia de Barcelona. Expert em Inteligência de Mercado tem 27 anos de carreira em Varejo e Comércio. É membro do Grupo de Mulheres do Brasil, voluntária e parceira na ONG Mensageiros da Esperança. Apaixonada por eventos que encantam, recapacitam e transformam vidas.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow