Positividade e Bem-estar: Será que eles impactam nos seus resultados?
Por Ana Kekligian

publicado em

“Quando tiramos um tempo para perceber as coisas que estão indo bem para nós,
 isso significa que estamos recebendo pequenos prêmios ao longo do dia.”

Martin Seligman

Já sabemos que foco, esforço, resiliência, planejamento, autorresponsabilidade e autonomia são alguns pontos importantes para atingir resultados positivos, certo?

Mas e o seu nível de positividade e bem-estar?

Já parou para pensar em como eles estão ligados à sua motivação e resultados?

Desde o início da pandemia, a rotina de trabalho foi modificada e fomos obrigados a mudar a forma de atuar profissionalmente. A nossa casa, antes um lugar de descanso e lazer, também se tornou o nosso ambiente de trabalho. E consequentemente muitas outras coisas tiveram que ser adaptadas.

E, como tudo na vida, este novo modelo nos trouxe pontos positivos e negativos. Em uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral em parceria com Grant Thornton e Em Lyon Business School, 58% dos entrevistados afirmaram que estão mais produtivos em home office. E as empresas também reconhecem.

Porém, estes mesmos profissionais listaram que, dentro deste ambiente, seus maiores obstáculos são: maior número de horas trabalhadas, marcado por 24%; seguido de dificuldades de relacionamento e comunicação por 16% e para 14% dos entrevistados também há uma dificuldade em equilibrar as demandas do trabalho com as demandas pessoais.

Todos estes obstáculos apontados na pesquisa afetam a médio e longo prazo a positividade e o bem-estar das pessoas, causando estragos em todos os aspectos da vida. Ou seja, aquele aumento de produtividade citado pelos entrevistados, enfrentará grandes desafios porque a qualidade de vida tende a baixar caso a positividade e bem-estar não sejam trabalhados diariamente e agora.

E outras tantas pesquisas nacionais e internacionais também apontam para o crescimento da produtividade durante a pandemia e um alerta aos índices de Positividade, Bem-Estar e consequentemente a Felicidade.

E, não é à toa que uma das principais tendências de 2021 seja exatamente o bem-estar das pessoas, o levantamento foi mapeado pelo Willis Towers Watson juntamente com o fórum CHRO Thinking Ahead Group, e deixa ainda mais claro o quanto a sobrevivência das empresas e profissionais, está totalmente atrelada a esta questão.

Talvez, até hoje, você ainda não tenha se dado conta do quanto estes níveis de Positividade e Bem-estar possam te ajudar ou te derrubar, e foi baseado em muito estudo que o psicólogo Martin Seligman desenvolveu um método que aumenta, de forma individual, esses níveis.

Martin Seligman é reconhecido como um dos pioneiros da Psicologia Positiva, isto porque durante todos os seus anos de estudo, diferentemente dos psicólogos da época que voltavam suas atenções para doenças e desordens mentais e em como poderiam tratá-las, ele descobriu que focar nas positividades das pessoas trazia um sucesso muito mais duradouro e rápido nos tratamentos.

Para ele, algumas síndromes e doenças, como a depressão, podem ser combatidas com Positividade e Bem-Estar e, a partir disso, criou um modelo chamado P.E.R.M.A.

Baseado em 5 tópicos mensuráveis, este modelo permite que as pessoas possam observar e aumentar tudo que há de melhor dentro de si e com isso a alcançarem um maior índice de bem-estar.

P.E.R.M.A, de maneira simples é:

P – Positive Emotions (Emoções Positivas)

Como estão os seus pensamentos? Sente que eles te geram ações positivas?
É a qualidade de seus pensamentos e ações que te guiam a resultados positivos e a uma vida plena. A felicidade e o bem-estar são o termômetro de que você está não só sonhando e planejando, mas também realizando seus sonhos e metas.

E – Engagement (Engajamento)

Refere-se ao “Estado de Flow”, que acontece quando você está completamente dentro de uma atividade que chega a perder a noção do tempo.
Isto acontece quando você está realizando alguma tarefa que faça sentido e que tenha sintonia com o que você acredita ser importante e motivador.
Você tem se sentindo neste estado quando realiza suas tarefas profissionais?

R- Relationships (Relacionamentos)

É muito importante se conectar com outras pessoas!
E quanto maior a qualidade destas conexões mais sensações positivas você terá. E isto impacta diretamente em suas emoções e em seus comportamentos.
Sempre é possível e positivo fortalecer seus laços com pessoas que te motivem a melhorar e a crescer.

M- Meaning (Significado)

Neste caso, significado também pode ser entendido como Propósito. Isto é, quanto mais você desenvolver atividades que tenham um significado forte para você, mais a sua sensação de bem-estar aumentará.
Quando você não tem um propósito claro, fica mais difícil encontrar tarefas que vão de encontro com suas crenças e valores. Por isso, encontrar um propósito é um trabalho importante de autoconhecimento.

A – Accomplishment/Achieviement (Autorrealização)

Realizar suas metas e seus sonhos traz a sensação de dever cumprido, não é?
Quando você realizar algo que sonhou muito, ganha confiança sobre si. Entendendo o quanto é capaz de realizar o próximo sonho.
Ter esta sensação dentro do seu ambiente de trabalho é algo importante para aumentar a sua positividade e te motivar a ir sempre mais longe.
A partir destes índices é possível melhorar o seu nível de Bem-Estar e a partir deste desenvolvimento, melhorar seus resultados profissionais. Interessante, não é? Pode ser que você tem terminado seu expediente ou seu dia com mau-humor, insatisfeito, reclamando, se paciência e com o nível de stress muito alto e achar que é normal passar por isso para crescer em sua carreira.

Como você viu, esta não é a melhor maneira! Não é positivo!

Quero que você amplie sua tomada de consciência para compreender que levar uma vida com mais positividade e bem-estar não é algo fútil e muito menos impossível para o seu crescimento profissional.

Te convido a encarar mais este desafio na sua carreira, pois você está caminhando para ser a sua melhor versão. Aplique em si mesmo o método P.E.R.M.A, para se avaliar e ajustar o que for preciso  para a sua felicidade e sucesso.

E para contribuir ainda mais com você, entre em contato comigo para medir o seu índice atual de Bem-Estar e Felicidade, com um teste científico que irá ajudar de maneira assertiva a descobrir seus índices e para elaborar um plano de ação para se potencializar.

Se após todo este conhecimento você quiser além de expandir a sua carreira, também levar toda essa melhoria para sua equipe e empresa, eu sugiro que você aproveite para conhecer nossas palestras sobre o tema e ampliar os testes para todos os profissionais da equipe.

Camada 1

Ana Kekligian é Master Coach de Desempenho e Especialista em Inteligência Emocional com foco na vida pessoal e profissional. Idealizadora da EBC (Empresa Brasileira de Coaching). Atualmente, possui cinco importantes certificações internacionais pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching): Professional & Self Coaching, Coaching Ericksoniano, Master Coach, Inteligência Emocional e Análise Comportamental. Conta também com a certificação de Especialista em Inteligência Emocional pela SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional), Especialista em Produtividade com: Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadPS e Master Analista Comportamental pelo Instituto ILG. Atuou por quase 20 anos no mercado corporativo como executiva de marketing com destaque para o marketing direto e publicitário. E é CEO de suas emoções.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

1 Comment

  1. Ana como sempre assertiva e inovadora em seus textos. Parabéns!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow