“Quando tiramos um tempo para perceber as coisas que estão indo bem para nós,
isso significa que estamos recebendo pequenos prêmios ao longo do dia.”
Martin Seligman
Mas e o seu nível de positividade e bem-estar?
Já parou para pensar em como eles estão ligados à sua motivação e resultados?
Desde o início da pandemia, a rotina de trabalho foi modificada e fomos obrigados a mudar a forma de atuar profissionalmente. A nossa casa, antes um lugar de descanso e lazer, também se tornou o nosso ambiente de trabalho. E consequentemente muitas outras coisas tiveram que ser adaptadas.
E, como tudo na vida, este novo modelo nos trouxe pontos positivos e negativos. Em uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral em parceria com Grant Thornton e Em Lyon Business School, 58% dos entrevistados afirmaram que estão mais produtivos em home office. E as empresas também reconhecem.
Porém, estes mesmos profissionais listaram que, dentro deste ambiente, seus maiores obstáculos são: maior número de horas trabalhadas, marcado por 24%; seguido de dificuldades de relacionamento e comunicação por 16% e para 14% dos entrevistados também há uma dificuldade em equilibrar as demandas do trabalho com as demandas pessoais.
Todos estes obstáculos apontados na pesquisa afetam a médio e longo prazo a positividade e o bem-estar das pessoas, causando estragos em todos os aspectos da vida. Ou seja, aquele aumento de produtividade citado pelos entrevistados, enfrentará grandes desafios porque a qualidade de vida tende a baixar caso a positividade e bem-estar não sejam trabalhados diariamente e agora.
E outras tantas pesquisas nacionais e internacionais também apontam para o crescimento da produtividade durante a pandemia e um alerta aos índices de Positividade, Bem-Estar e consequentemente a Felicidade.
E, não é à toa que uma das principais tendências de 2021 seja exatamente o bem-estar das pessoas, o levantamento foi mapeado pelo Willis Towers Watson juntamente com o fórum CHRO Thinking Ahead Group, e deixa ainda mais claro o quanto a sobrevivência das empresas e profissionais, está totalmente atrelada a esta questão.
Talvez, até hoje, você ainda não tenha se dado conta do quanto estes níveis de Positividade e Bem-estar possam te ajudar ou te derrubar, e foi baseado em muito estudo que o psicólogo Martin Seligman desenvolveu um método que aumenta, de forma individual, esses níveis.
Martin Seligman é reconhecido como um dos pioneiros da Psicologia Positiva, isto porque durante todos os seus anos de estudo, diferentemente dos psicólogos da época que voltavam suas atenções para doenças e desordens mentais e em como poderiam tratá-las, ele descobriu que focar nas positividades das pessoas trazia um sucesso muito mais duradouro e rápido nos tratamentos.
Para ele, algumas síndromes e doenças, como a depressão, podem ser combatidas com Positividade e Bem-Estar e, a partir disso, criou um modelo chamado P.E.R.M.A.
Baseado em 5 tópicos mensuráveis, este modelo permite que as pessoas possam observar e aumentar tudo que há de melhor dentro de si e com isso a alcançarem um maior índice de bem-estar.
P.E.R.M.A, de maneira simples é:
P – Positive Emotions (Emoções Positivas)
Como estão os seus pensamentos? Sente que eles te geram ações positivas?
É a qualidade de seus pensamentos e ações que te guiam a resultados positivos e a uma vida plena. A felicidade e o bem-estar são o termômetro de que você está não só sonhando e planejando, mas também realizando seus sonhos e metas.
E – Engagement (Engajamento)
Refere-se ao “Estado de Flow”, que acontece quando você está completamente dentro de uma atividade que chega a perder a noção do tempo.
Isto acontece quando você está realizando alguma tarefa que faça sentido e que tenha sintonia com o que você acredita ser importante e motivador.
Você tem se sentindo neste estado quando realiza suas tarefas profissionais?
R- Relationships (Relacionamentos)
É muito importante se conectar com outras pessoas!
E quanto maior a qualidade destas conexões mais sensações positivas você terá. E isto impacta diretamente em suas emoções e em seus comportamentos.
Sempre é possível e positivo fortalecer seus laços com pessoas que te motivem a melhorar e a crescer.
M- Meaning (Significado)
Neste caso, significado também pode ser entendido como Propósito. Isto é, quanto mais você desenvolver atividades que tenham um significado forte para você, mais a sua sensação de bem-estar aumentará.
Quando você não tem um propósito claro, fica mais difícil encontrar tarefas que vão de encontro com suas crenças e valores. Por isso, encontrar um propósito é um trabalho importante de autoconhecimento.
A – Accomplishment/Achieviement (Autorrealização)
Realizar suas metas e seus sonhos traz a sensação de dever cumprido, não é?
Quando você realizar algo que sonhou muito, ganha confiança sobre si. Entendendo o quanto é capaz de realizar o próximo sonho.
Ter esta sensação dentro do seu ambiente de trabalho é algo importante para aumentar a sua positividade e te motivar a ir sempre mais longe.
A partir destes índices é possível melhorar o seu nível de Bem-Estar e a partir deste desenvolvimento, melhorar seus resultados profissionais. Interessante, não é? Pode ser que você tem terminado seu expediente ou seu dia com mau-humor, insatisfeito, reclamando, se paciência e com o nível de stress muito alto e achar que é normal passar por isso para crescer em sua carreira.
Como você viu, esta não é a melhor maneira! Não é positivo!
Quero que você amplie sua tomada de consciência para compreender que levar uma vida com mais positividade e bem-estar não é algo fútil e muito menos impossível para o seu crescimento profissional.
Te convido a encarar mais este desafio na sua carreira, pois você está caminhando para ser a sua melhor versão. Aplique em si mesmo o método P.E.R.M.A, para se avaliar e ajustar o que for preciso para a sua felicidade e sucesso.
E para contribuir ainda mais com você, entre em contato comigo para medir o seu índice atual de Bem-Estar e Felicidade, com um teste científico que irá ajudar de maneira assertiva a descobrir seus índices e para elaborar um plano de ação para se potencializar.
Se após todo este conhecimento você quiser além de expandir a sua carreira, também levar toda essa melhoria para sua equipe e empresa, eu sugiro que você aproveite para conhecer nossas palestras sobre o tema e ampliar os testes para todos os profissionais da equipe.
Ana Kekligian é Master Coach de Desempenho e Especialista em Inteligência Emocional com foco na vida pessoal e profissional. Idealizadora da EBC (Empresa Brasileira de Coaching). Atualmente, possui cinco importantes certificações internacionais pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching): Professional & Self Coaching, Coaching Ericksoniano, Master Coach, Inteligência Emocional e Análise Comportamental. Conta também com a certificação de Especialista em Inteligência Emocional pela SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional), Especialista em Produtividade com: Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadPS e Master Analista Comportamental pelo Instituto ILG. Atuou por quase 20 anos no mercado corporativo como executiva de marketing com destaque para o marketing direto e publicitário. E é CEO de suas emoções.
Gostou deste artigo? Compartilhe!


os mais lidos na semana
Temas Procurados
Categorias




1 Comment
Ana como sempre assertiva e inovadora em seus textos. Parabéns!