Estilo: todo mundo tem?
Por Cynthia Marcandalli

publicado em

“A moda passa, o estilo permanece.”
Coco Chanel

Desde o mês passado, estamos vendo as famosas Fashion Weeks, eventos que trazem tendências e conceitos do que é moda no mundo. Entre elas, roupas com recortes e cores vibrantes. Ao mesmo tempo, o Instagram mostra indícios de que as temidas calças de cintura baixa dominarão novamente o mundo. Muita gente pode se identificar com essas tendências, mas o que fazer quando a moda não está a seu favor?

A resposta é mais simples do que parece: confie em seu estilo. Uma das melhores definições que vi diz que estilo é a expressão individual de quem somos por meio de aspectos estéticos, que podem ser roupas, acessórios, modo de usar o cabelo e como juntamos todos esses elementos em nós mesmos. Portanto, se o estilo é uma expressão de nós mesmos, nem toda roupa ou sapato da moda cabe na vida de todo mundo, certo?

Agora a pergunta lá em cima parece mais fácil. E a resposta é sim, todos nós temos estilo porque todos nos expressamos de alguma forma.

O que acontece hoje em dia é que recebemos uma avalanche de informações sobre o que temos que ter, o que a celebridade usa, o que está em alta e principalmente o quanto estaremos fora se não tivermos tudo. Haja fôlego para acompanhar 10 tendências por ano e todos os “must have” da vida! Nos sentimos culpados por não sermos tudo o que as redes sociais dizem ser o ideal e acabamos comprando coisas apenas porque aparentemente vamos nos adequar ao mundo.

Mas essa realidade pode mudar quando ajustamos nosso foco para perceber as características de cada peça. Pense nas roupas abaixo e responda:

Uma camisa branca é atemporal ou datada? Um jeans rasgado caberia mais em um ambiente formal ou informal? Um par de brincos de pérola soa tradicional ou ousado? Queridinha da temporada de quarentena 2020/2021, a camiseta tie dye parece mais despojada ou clássica?

Agora imagine que queremos parecer pessoas mais sérias: qual seria sua escolha entre essas peças? E se quiséssemos transmitir criatividade?

Perceba como cada uma delas pode ou não fazer parte do seu guarda-roupa. Por que ter algo que não diz quem você é e o que você quer dizer ao mundo? Esse pode ser o primeiro passo na descoberta do próprio estilo. Ao se questionar sobre os motivos pelos quais escolhe certas roupas ou acessórios, você começa a refletir sobre o que usa e como isso é percebido pelas pessoas. E um pouco disso pode se perder quando tentamos encaixar coisas que estão no auge da moda, mas que não falam a nossa língua.

Algumas dicas para tirar proveito das tendências sem virar embaixadora das lojas:

  • Conheça seu corpo e saiba o que valoriza o seu tipo físico. Um ótimo exemplo disso é a calça mom, que tem a cintura alta e bem-marcada. Ela pode fazer milagres para quem tem a cintura mais fina e quadril mais largo ou deixar alguém com a cintura reta com um formato mais “quadrado”.
  • Saiba quais cores te favorecem, pois nem sempre a cor da moda é a que ressalta suas qualidades. Isso poupa tempo e esforço.
  • Se você gosta de usar o que está na moda, pode eleger um acessório ou roupa que esteja em alta, assim você usa algo mais vezes e fica com os looks em dia. Tente escolher uma blusa ou um par de sapatos e incorpore essa peça nas próximas estações. Muitas vezes uma tendência permanece por algumas temporadas.
  • Pense nas pessoas cujo estilo você admira, reflita sobre o que ela usa ou como ela se porta e tente transpor isso para a sua realidade.
  • Se permita experimentar coisas novas. Sabe aquela roupa pela qual fica apaixonada na loja, mas acha que não vai ficar bem em você? Tente experimentar, você pode se surpreender.

Mês que vem tem mais. Até lá!

Camada 1

Cynthia Costa Marcandalli é Secretária Executiva em 15 anos de experiência e atua principalmente com expatriados C-level do setor financeiro. Especializou-se como Consultora de Imagem e Estilo ao longo de sua jornada, orientando colegas de trabalho na busca por evolução profissional por meio de uma imagem assertiva.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

1 Comment

  1. Adorei o conteúdo.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow