Como a reputação pode ser um imã para oportunidades
Por Natália do Vale

publicado em

Será que a reputação pode realmente criar oportunidades?

Sim!

Me lembro bem quando trabalhei como aprendiz.

Era sempre elogiada pela minha supervisora, pela meta alcançada e pela minha postura. Tanto que não durei muito tempo, assim que surgiu uma oportunidade ao invés dela sugerir uns dos meus colegas que estavam há mais tempo, me escolheram sem hesitar.

Então entendi a importância de construir uma boa reputação dentro da empresa.

Quando realizei a entrevista, o diretor não me perguntou sobre o que eu sabia, ele queria saber se eu gostaria de aprender. Porque ele teve ótimas referências a respeito de minha postura!

Muitos não se atentam em buscar o próprio desenvolvimento, porque   acreditam que somente ser bom no que faz, é o suficiente para crescer profissionalmente, e alcançar grandes oportunidades. Mas aprendi que as oportunidades são criadas por pessoas, e que sozinhos não alcançamos os nossos objetivos, quando temos repertório   para conduzir uma conversa, com o objetivo de agregar conhecimentos, e passar uma boa impressão, criamos nossa própria rede de possibilidades e oportunidades.

A competência de um profissional é irrelevante para algumas empresas, quando se nota, a sua postura diante das pessoas e das adversidades. Visto que todo o trabalho é feito por meio de relações.

A busca do desenvolvimento profissional não deve ser aplicada somente nas competências, mas também, na postura em lidar com adversidades e a interação com as pessoas no ambiente de trabalho, para que as oportunidades venham até você!

Irei mostrar como a etiqueta pode ser uma ótima ferramenta para atrair pessoas, que pode te ajudar a alcançar seus objetivos, e ajudar no autodesenvolvimento!

A etiqueta moderna em geral, tem como objetivo de interações humanas profundas, aplicado em meio a regras, com intenção de cuidado ao outro, auto-observação constante, e o próprio desenvolvimento. A palavra etiqueta tem origem francesa Etiquette que significa: pequena ética do dia a dia.

A etiqueta corporativa aplica variantes regras de conduta para melhor interação entre clientes externos e internos, na observação da autoimagem e no comprometimento com as demandas e projetos, e saber conduzir negociações através das regras de apresentações.

Por que as regras são importantes?

Como uma música que tem harmonia, cada nota, som, vibração tem sua vez. É o mesmo com as regras da etiqueta. Se você dominar, terá uma ótima composição, você sempre irá atrair pessoas interessantes e momentos com mais significado.

Como construir sua reputação?

É bem comum o funcionário com alguns meses de trabalho ou até anos, se sentir estável, e adotar uma postura quase de desleixo com autoimagem, ou com as atividades, e também ter um comportamento de estresse constante.

Devemos entender que estamos sendo observados o tempo inteiro, a postura de uma simples ligação ao telefone até como você conduz uma apresentação, é questionada. Neste caso, seguir diariamente com a auto-observação é a melhor forma de conduzir bem o seu dia, e superar as adversidades.

Algumas dicas, no dia a dia no ambiente de trabalho:

  • Sempre em uma conversa, fale daquilo que você tenha autoridade que domine, e coloque sua opinião, mas escute o ponto de vista do outro também
  • Quando for levar algum problema para seu gestor, escolha o melhor momento, tenha empatia, leve várias soluções também, assim ele irá escolher conforme o objetivo da empresa. E sempre irá ver você, como um profissional que busca soluções.
  • Se tiver alguma tarefa que necessita da aprovação de algum colega de trabalho, e sentir que ele não está bem, diga que irá finalizar a tarefa com ele, em outro momento.
  • Sempre se vista como se fosse acontecer algo incrível em seu dia!
  • Cumpra com o que prometeu, se tiver com muita demanda, entre em contato, explique e avise, que irá demorar para finalizar a tarefa.
  • Feedback, quando for dar feedback esteja a par dos fatos, pergunte para pessoa se ela deseja receber o feedback, e quando for receber feedback, escute e fale qual era o seu objetivo, por ter realizado daquela maneira, se não estiver bem emocionalmente para receber um feedback, peça desculpas e fale que não é o melhor momento.
  • Se pegar algo da mesa do colega devolva, se ele não estiver na mesa de trabalho, escreva um bilhete dizendo o que pegou, e depois outro bilhete quando devolver agradecendo.
  • Evite panelinhas, ficar em rodinhas de fofoca. Só pedir licença se começar a te rodear para saber algo.
  • A primeira impressão é o que vale! Quando for conhecer uma pessoa pela primeira vez, atenta-se à auto-observação e ao repertório. Porque está realmente comprovado que a primeira impressão é a que fica. Então como deseja que as pessoas lembrem de você?
  • Nossos valores são importantes na construção da nossa reputação.
  • Muitos se escondem em máscaras para criar uma reputação sólida, século atrás era comum esta conduta para conseguir algo. Hoje não faz sentido, porque todos nós estamos conectados um com o outro, ou seja, se você não for congruente naquilo que acredita e ser fiel em seus valores, uma ação sua, pode ser o fim da sua reputação.
  • Sei que somos ensinados a disputar um contra o outro, mas de fato isto suga toda a nossa energia. Mas se esta energia que temos, for direcionada para criatividade, construção de projetos, soluções, estaremos direcionados na qualidade dos serviços da empresa, e para o desenvolvimento da organização e a realização de si mesmo.
  • Sempre facilite a interação das informações, colocando todas as informações necessárias para que possa executar a tarefa livremente.
  • Não guarde as informações somente para você, coloque de uma forma que todos saibam, assim evita da mente muito cheia, várias interrupções em suas atividades com perguntas. Existem várias plataformas que podem ser utilizadas para compartilhar informações entre as equipes.
  • Antes de perguntar algo para o seu gestor referente a execução de uma tarefa, pesquise, veja nos históricos dos e-mails para verificar se já ocorreu a mesma situação, para executar a tarefa sem interrompê-lo. Mas se realmente não souber como realizar pergunte no melhor momento.

As regras de etiquetas não caíram de paraquedas, todas tem uma questão profunda, e histórica.

Camada 1

Natália do Vale é formada em Secretariado Executivo Trilíngue. Encontrou em sua profissão uma forma de empreender. Atualmente é secretária remota e presta seus serviços para clientes com diferentes perfis no mercado e com secretárias virtuais parceiras. Como sua jornada é sempre no caminho do conhecimento, teve a oportunidade de trabalhar na escola de etiqueta britânica. Adquiriu conhecimentos que foram fundamentais para sua carreira e para o seus negócios. Por isso criou o Projeto Etiqueta para Secretariado para que todos os profissionais que estão em busca do seu desenvolvimento pessoal e profissional possam criar conexões profundas com pessoas que irão ajudar atingir seus objetivos

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

2 Comments

  1. Natália, incrível seu conteúdo. Adorei.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow