O novo olhar para a sua saúde se chama “Autocuidado”
Por Nadya Totti Yagui

publicado em

Autocuidado é a palavra que está em alta nos dias de hoje, incorporada ao nosso dicionário e à nossa rotina desde o início da pandemia, define o conjunto de atitudes e hábitos bem-vindos ao corpo e à mente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o autocuidado é uma prática que diz respeito a uma atitude ativa e responsável em relação à qualidade de vida. Não basta tratar as enfermidades. É preciso buscar a prevenção, adotando hábitos saudáveis, como boa nutrição, atividades físicas, entre outros.

Não há dúvidas de que a pandemia nos fez pensar, repensar e reavaliar a nossa rotina, o nosso jeito de viver a vida, e os nossos planos para o futuro. Ter mais tempo, diante de uma realidade de home office, menos viagens e escassez de atividades de convívio social, nos proporcionou um olhar mais cuidadoso para dentro de nós. E isso significa dizer que a necessidade de nos cuidar ainda mais tornou-se “prioridade”.

Diante da Covid-19, uma crise que deixará marcas profundas no planeta, os sete pilares do autocuidado definidos pela OMS têm tudo para saltar em relevância, apesar dos desafios para a adesão no dia a dia. Isso passa pela busca de informações confiáveis e pela criação de bons hábitos de higiene, preceitos muito disseminados no cenário atual. E continua valendo para os outros cinco princípios do autocuidado: 

  • Praticar atividade física regularmente;
  • Manter uma alimentação balanceada;
  • Restringir comportamentos nocivos, como tabagismo e abuso de bebida alcoólica;
  • Conhecer o próprio corpo e prestar atenção em sinais estranhos;
  • Utilizar remédios e outros produtos de forma responsável.

De acordo com o estudo Panorama Covid-19, uma pesquisa online realizada pelas áreas de pesquisa e inteligência de mercado da Globo, além de buscarem maior convivência familiar, 81% dos brasileiros estão buscando ter um estilo de vida mais saudável, e 96% declararam que vão manter os hábitos de higiene que adquiriram durante o período de isolamento social. A pesquisa também destaca o aumento na procura por conteúdos relacionados a temas como saúde e bem-estar.

Se, no passado, realizar um tratamento estético podia soar como futilidade, hoje, a prática é vista como autocuidado, como uma pausa extremamente prazerosa do dia para cuidar de si. Sinto nas pessoas que antes viviam com pressa e no automático, conseguindo apreciar cada minuto da sua limpeza de pele ou do seu tratamento capilar, por exemplo, entendendo que aquele momento diz muito sobre saúde, autoestima, confiança, bem-estar e acima de tudo sobre “você”!

 A nossa saúde é fruto de um conjunto de fatores, que também passa pela alimentação saudável, prática de atividade física e de atividades de relaxamento, terapia e lazer. Portanto, vamos focar na saúde, prevenção e embelezamento com responsabilidade.

É hora de colocar a palavra autocuidado em prática e priorizar se cuidar em primeiro lugar para se amar e se cuidar. Só assim você conseguirá amar e cuidar do próximo como ele merece ok!  

Se esse artigo te ajudou de maneira positiva e acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Um forte abraço a todos com muito autocuidado!

Camada 1

Nadya Totti Yagui é consultora de Beleza independente, pós-graduada em Gestão empresarial pela FGV e atuou por mais de 20 anos no mercado financeiro. “Minha missão é inspirar vidas a empreender através da beleza

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow