Relacionamento Interpessoal
Por Bete D’Elia e Walkiria Almeida

publicado em

A competência relacionamento interpessoal é muito valorizada pelo mercado de trabalho atual. Normalmente, quando uma empresa divulga uma vaga, na área de secretariado, solicita que os candidatos tenham esse importante quesito. Ao longo da carreira, o profissional de secretariado deve desenvolver um bom relacionamento com a equipe, com os gestores, com os pares e com os clientes.

Para que a interação flua de maneira saudável, é necessário que seja trabalhado, de forma cuidadosa, a comunicação e algumas ferramentas, como feedback.

No momento atual, ouvimos muito sobre o termo networking e sabemos que manter essa rede de contatos é de suma importância no mundo corporativo.

O homem é um ser sociável e precisa estar próximo a outras pessoas, uma vez que a troca de informações relevantes pode contribuir com o sucesso de determinados projetos.

A tecnologia nos trouxe facilidades na comunicação rápida como: e-mail, aparelhos celulares de última geração, plataformas para reuniões online, aplicativos de conversas etc. No entanto, por outro lado, nos distanciou de acontecimentos e situações importantes como: encontrar pessoas, fazer um telefonema para saber como a pessoa está.  Enfim, um contato mais próximo e humanizado.

Sabemos que em função da pandemia tivemos que adotar algumas medidas de prevenção e utilizar muitos protocolos de segurança, mas mesmo assim podemos ser mais humanos no contato com outras pessoas.

Conviver com pessoas é um grande desafio e diferencial para qualquer pessoa, visto que cada um tem uma história, uma forma de lidar com problemas e com a vida.  “Todos nós temos o lado luz e o lado sombra”.

É válido observar que essa competência está ligada diretamente como somos no meio em que vivemos e no local onde trabalhamos.

No cenário corporativo as conexões humanas contribuem para que o profissional consiga lidar com conflitos, crises e com determinadas pessoas.

Vale ressaltar que podemos não concordar com o que a pessoa diz, mas devemos respeitar o direito que tem de se manifestar.  O importante é a convivência amistosa dentro da empresa.

Nesse sentido, quando o profissional tem um bom relacionamento no seu meio familiar e com os amigos, pode refletir no trabalho.

Benefícios de cultivar um excelente relacionamento interpessoal

  • Interagir melhor com as pessoas
  • Trabalhar de forma adequada com a equipe
  • Manter um ambiente amistoso
  • Fluidez na comunicação
  • Respeito
  • Pessoas mais felizes e realizadas
  • Desenvolvimento profissional
  • Sinergia

Para otimizarmos essa competência, devemos trabalhar a empatia, o autoconhecimento e a comunicação.

Um dado interessante mostra que existem três tipos de relacionamentos interpessoais:

Profissional

Está ligado à cultura organizacional da empresa. É comum o RH cuidar desse setor, criar estratégias de contratação de acordo com as normas estabelecidas e incentivar a comunicação positiva dentro dos setores.

Pessoal

É o relacionamento com pessoas do nosso ambiente familiar e de amizade.

Virtual

É o que se intensificou após o início da pandemia. Continuamos nos relacionando com muitas pessoas, mas de forma digital. Reuniões por meio de plataformas, comunicação por aplicativos de conversas, entre outras formas.

Valorizem o relacionamento interpessoal! 

Mantenham um bom networking!

Procurem encantar sempre!

Um abraço da Bete D´Elia e Walkiria Almeida

Camada 1

Bete D´Elia foi Secretaria Executiva da Presidência da Caloi e Diretora de Comunicações do Sindicato das Secretárias. É palestrante e instrutora de cursos para o Secretariado Executivo.

Walkiria Almeida é Mestre em Administração com concentração em Gestão Internacional pela ESPM- Escola Superior de Propaganda Marketing. Tem mais de 30 anos de experiência como Secretária Executiva de presidência e diretoria. É palestrante nacional e internacional, com destaque em sua participação no 1º Fórum Internacional de Secretariado, em Moçambique.  É membro do Comitê de Secretariado de Moçambique e Professora da FMU- Faculdades Metropolitanas Unidas, no Curso de Secretariado Executivo Trilíngue e recebeu em agosto de 2020 o prêmio “Excelência acadêmica FMU”.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow