Crie experiências com os eventos online!
Por Jane Marques

publicado em

Apesar da crise, o mercado de eventos em sua totalidade está em crescimento e em constante transformação. Plataformas digitais foram lançadas para atender a necessidade do formato híbrido ou totalmente digital. Os encontros se tornaram indispensáveis para o compartilhamento de conhecimento e a promoção de encontros que mudam as pessoas, independentemente do momento e do lugar!

Numa webinar ou transmissão ao vivo, o público não tem a presença física dos palestrantes e organizadores. E é por isso que parte da experiência se perde e algumas pessoas ainda se sentem inseguras em realizar eventos digitais, seja por estarem acostumados com o modelo presencial ou por medo de que a experiência dos participantes seja diferente.

No entanto, é super possível entregar uma experiência de evento tão envolvente quanto a de um evento presencial. É claro que o ambiente online não pode substituir o ambiente presencial, mas hoje em dia há uma série de ferramentas que ajudam a gerar oportunidades, engajamento e pertencimento.

Uma experiência totalmente digital quebra qualquer barreira geográfica, ou seja, hoje é possível reunir pessoas de todo o Brasil e do mundo com muito mais facilidade.

Migrar é possível!

O essencial é ter os objetivos e o conteúdo do evento de forma muito clara, para criar uma oferta valiosa para o público. Assim que o seu evento online começar, o público já deve ter certeza de que o investimento foi pago. Você precisa agregar valor antes mesmo de colocar o vídeo ao vivo.

Com conteúdo e ofertas claramente definidos, é hora de manter os assinantes engajados até o grande dia do evento online.

Para isso, ofereça conteúdos relevantes para quem se inscrever, como experiências exclusivas, materiais adicionais e complementares com temática de eventos, boas vindas, entre outros.

Assim, antes do início do evento, o público se engaja, interage com sua marca e tem experiências incríveis que só o ambiente online oferece.

Hibridos é o futuro dos eventos 

O impacto dos eventos online e o aprendizado que esse tipo de estratégia proporciona aos empreendedores permanecerão.

E olhando para o futuro, esta é uma tendência que vai unir os dois mundos. Os eventos híbridos vão se destacar mais, pois podem aproveitar as iniciativas presenciais com a comodidade dos eventos online.

As plataformas e os aplicativos do mercado poderão reunir participantes e organizadores de eventos presenciais em comunidades online. Isso significa que todos podem trocar conhecimentos e experiências no ambiente digital que complementam as atividades presenciais. E neste contexto vamos ver que a presença online vai melhorar muito e a distância entre os dois tipos de eventos vai desaparecer em pouco tempo.

Pronto para migrar seus eventos online?

Já deu para perceber que os eventos online são o nosso presente e também nosso futuro promissor.

Visto que há grandes vantagens como liberdade, custo e possibilidades no meio digital, agora resta verificar como migrar as atividades que antes eram desenvolvidas em atividades presenciais para o ambiente online.

Hoje, encontramos diversas plataformas digitais para eventos que utilizam hotsites personalizados, com links e ferramentas embedadas. Mas hospedar eventos online não é tão complicado quanto parece. Embora você não possa usar as mesmas estratégias que usaria em um evento presencial, ainda é possível usar o que você já tem e proporcionar experiências inesquecíveis para os participantes.

Escolha a plataforma de eventos mais adequada às suas necessidades

Quando se planeja um evento, inicialmente você imagina adquirir tudo que há de melhor. Porém, isso nem sempre é viável para sua estrutura. Obviamente há empresas que necessitam de uma grande infraestrutura online, pois recebem milhares de pessoas e por conta disso demandam uma estrutura mais robusta.

O mais importante em uma plataforma, é que ela seja customizável e que possua alternativas de preços e serviços. Assim, você contrata apenas o que é necessário ao seu projeto. Assim, você não vai comprometer recursos que podem ser destinados a outros aspectos do projeto.

Lembre-se, Invista em equipamentos com alta qualidade de som e imagem

A experiência audiovisual completa é uma característica de grande importância para eventos tanto na modalidade online quanto na presencial. Quanto melhor for a reprodução de áudio e vídeo, mais próximo do real você fica. Para tanto, é necessário contar com uma plataforma de alta tecnologia e que tenha infraestrutura de ponta em tais aspectos.

Proporcione e estimule a interação com o público

Prender a atenção do público é fundamental para que o conteúdo apresentado não se perca. Para vencer essa dificuldade encontrada, a interação com o público é o melhor meio de manter todos envolvidos.

A sintonia não se limita ao momento da palestra, mas pode ser realizada antes da reunião ocorrer. Grupos e fóruns organizados pela equipe permitem que os participantes se comuniquem, enviem dúvidas e desenvolvam um ecossistema próprio. Isso tudo torna a experiência mais rica e produtiva para todos. Ofereça e impulsione seu conteúdo em diferentes formatos.

Uma das vantagens de estar online é que a distribuição e envio de materiais é simples, barata e automática. Você pode produzir guias do evento, e-books de material rico, além de conteúdos em áudio e vídeo.

Para atrair mais participantes, um bom meio é utilizar publicidade paga nas redes sociais. Além de ser um recurso muito barato, os anúncios pagos em redes sociais conseguem segmentar o público e você anuncia apenas para pessoas que potencialmente se interessam pelo que você oferece.

Personalize sua comunicação com os dados coletados de forma segura

Produzir eventos online favorece a captação de dados que podem ser usados em diversas aplicações. As informações obtidas podem ajudar a desenhar melhor a persona, compreender as dores do público, entender quais soluções são necessárias e quais leads apostar para fechar vendas e elevar seu lucro.

Em projetos online é comum atrair leads em vários estágios da jornada de compra e usar as informações obtidas permite filtrar os leads mais qualificados para a compra, e para esses, fazer um acompanhamento personalizado. Na hora de escolher quais leads devem ser os escolhidos é simples. A organização deve verificar quais completaram todas as informações de registro, participaram de todas as atividades e adotaram uma postura ativa em fóruns e debates.

Gerencie seus recursos e conheça o seu público em profundidade

Para quem está com orçamento limitado, além de investir na modalidade online, que é mais acessível, os eventos online são a solução adequada para qualquer empresa. Assim, você poderá definir os objetivos do seu evento e entregar ofertas valiosas aos participantes e ter certeza de que seu evento seja ele qual formato escolheu, será um sucesso absoluto!

Camada 1

Jane Marques Shoji é CEO da Team Assessoria para eventos Corporativos e Assistente Virtual na prospecção B2B para Profiter Consulting. Formada em Gestão Comercial, Pós-Graduada em Marketing com Mestrado em Project Management Internacional pela Escola de Negócios Europeia de Barcelona. Expert em Inteligência de Mercado tem 27 anos de carreira em Varejo e Comércio. É membro do Grupo de Mulheres do Brasil, voluntária e parceira na ONG Mensageiros da Esperança. Apaixonada por eventos que encantam, recapacitam e transformam vidas.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow