Âncoras de carreira: o que são e como este estudo ajuda a engajar profissionais motivados
Por Ana Kekligian

publicado em

Você consegue identificar quais são suas motivações profissionais?

Faz ideia de quais são suas Âncoras de Carreira e como elas estão ligadas aos resultados e a sua sensação de realização?

Assim como as empresas possuem: Missão, Visão e Valores bem definidos para atrair clientes e estabelecer um posicionamento no mercado, você também precisa se conhecer para definir qual a sua marca própria.

Dentro deste campo, as Âncoras de Carreira te revelam e orientam de forma assertiva -86% de acerto- a encontrar caminhos congruentes entre a sua vida profissional e pessoal, de modo a se sentir verdadeiramente realizado(a).

Segundo o professor Edgar Schein, criador deste conceito, as âncoras ajudam a descobrir suas maiores motivações profissionais, como você enxerga a sua relação com o trabalho e quais pontos são importantes para que esta relação seja bem-sucedida e duradoura para todos os envolvidos.

É importante que você saiba identificar quais influências fazem com que seu desempenho e produtividade aumentem e aprenda a tomar decisões relacionadas a profissões, áreas de atuação, empresas e cargos que estejam alinhadas às suas âncoras, para que atue com motivação e entusiasmo.

Quais são as 8 âncoras de carreira?

  • 1. Autonomia e Independência (AI)

São profissionais com baixa tolerância para seguir regras pré-estabelecidos. Gostam de liberdade e independência para realizar uma tarefa.

  • 2. Competência Administrativa Geral (CAG)

É comum em profissionais que gostem de supervisão, liderança, influência e gerenciamento de um grupo. Fazem parte de uma minoria de profissionais que consideram o sucesso da empresa o seu próprio sucesso.

  • 3. Competência Técnica e Funcional (CTF)

Profissionais que possuem habilidades técnicas específicas e/ou com várias especializações em uma mesma área.

  • 4. Criatividade Empresarial (CE)

Aqueles profissionais voltados ao uso da criatividade. Motivados pela criação e por desafios na carreira.

  • 5. Dedicação a uma Causa (DC)

Profissionais que procuram carreiras alinhadas aos valores pessoais. Se comprometem a tornar o mundo um lugar melhor a partir de causas importantes.  

  • 6. Desafio Puro (DP)

Representa profissionais que buscam desafios/obstáculos que pareçam impossíveis superar. Motivados por problemas de difícil resolução ou disputa com oponentes mais fortes.  

  • 7. Estilo de Vida (EV)

Profissionais voltados a equilibrar necessidades pessoais e profissionais, de forma a viver a vida sem que um desses pilares se sobreponha ao outro.

  • 8. Segurança / Estabilidade (SE)

Um profissional com âncora predominante de Segurança e Estabilidade faz escolhas com garantia de segurança, benefícios e pensa na aposentadoria. O foco são empregos de longo prazo.

A partir de um assessment (teste) é possível saber com precisão quais são suas âncoras de carreira, a principal e seus motivadores. Desta forma, você poderá fazer uma análise e descobrir onde deve colocar sua atenção e mudar o que for preciso para se sentir mais realizado(a) e desenvolver a sua carreira com congruência aos seus objetivos e sonhos. Nem sempre, é necessário mudar de empresa, de profissão ou alterar o caminho, é possível somente ajustar a forma de caminhar.

Desta forma, você e empresa, entram em estado de fluxo positivo e motivador.  As âncoras ajudam desde a escolha profissional, alinhando desejos e valores a uma carreira bem-sucedida e com propósito até a escolha de uma empresa onde haja compatibilidade dos valores entre empregador e empregado.

É importante entender que você e o meio em que está inserido(a) devem andar na mesma direção e possuírem necessidades e preocupações em comum para que a união tenha valor e sentido.

Quando se estabelece esta relação em que todos os envolvidos sentem que estão ganhando, o fluxo de trabalho se estabelece e a produtividade de toda a equipe se mantem em nível elevado.

Entendeu a importância de descobrir suas Âncoras de Carreira e fazer uso delas?

Quando você não sabe quais são suas âncoras, amplia-se as chances de fazer escolhas erradas e que nada tem a ver com você. Tudo pode parecer tentador, ainda que algo dentro de você diga “Isso não vai dar certo”.

Assim como você pode renunciar a algo que acredita não ser para você e, na verdade, só era preciso alinhar com seu gestor uma forma que fosse bom para ambas a parte. Você também pode aceitar uma proposta que irá de custar a felicidade.

Conclusão: Se você não sabe o que quer, o que de fato é importante para você e que te motiva, qualquer coisa parece servir. Em contrapartida, quando você caminha em congruência com seus sonhos, objetivos, âncoras, valores e propósito, têm menos chance de se frustrar com suas escolhas.

A boa notícia é que é possível descobrir de forma eficaz e acessível quais as suas âncoras a partir do teste mencionado acima. Ele te guiará para as melhores escolhas daqui para a frente.

A chave para que você entenda este conceito é que: É importante descobrir quem se é e do que você não abre mão, mesmo quando precisa fazer uma escolha complexa.

Para te ajudar a descobrir, te convido a participar do meu Workshop onde nos encontraremos para discutir tudo sobre o assunto e realizaremos o teste para encontrar quais são suas âncoras.

https://www.sympla.com.br/ancoras-de-carreira—o-segredo-de-suas-decisoes__1373138

Espero todos vocês!

Camada 1

Ana Kekligian é Master Coach de Desempenho e Especialista em Inteligência Emocional com foco na vida pessoal e profissional. Idealizadora da EBC (Empresa Brasileira de Coaching). Atualmente, possui cinco importantes certificações internacionais pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching): Professional & Self Coaching, Coaching Ericksoniano, Master Coach, Inteligência Emocional e Análise Comportamental. Conta também com a certificação de Especialista em Inteligência Emocional pela SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional), Especialista em Produtividade com: Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadPS e Master Analista Comportamental pelo Instituto ILG. Atuou por quase 20 anos no mercado corporativo como executiva de marketing com destaque para o marketing direto e publicitário. E é CEO de suas emoções.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow