O segredo das conversas produtivas
Por Carla Venâncio

publicado em

Ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode desenvolver
(O Monge e o Executivo)

Conversar com seus colegas de trabalho, com líderes ou com clientes nem sempre é uma tarefa fácil. Saber o que de fato desejam e as expectativas que possuem pode ser um desafio. E, se você desconhece o que o outro precisa, como fazer um trabalho com excelência? Por isso, saber escutar é fundamental para compreender as mensagens que você recebe e para realizar bem as suas atividades. Mas você consegue escutar o que as pessoas dizem? Neste artigo, separei algumas dicas para ajudá-lo nessa tarefa. Vamos lá?

LIVRE-SE DAS DISTRAÇÕES

Saiba que é muito comum que você se distraia durante uma conversa e não escute quase nada do que o outro diz. Uma pesquisa realizada numa universidade americana, com estudantes de psicologia, revelou que apenas 12% dos alunos estavam, de fato, escutando o que o professor dizia. Os demais pensavam nos próprios problemas, no que fariam depois da aula e, pasmem, 20% tinham pensamentos eróticos. Para evitar as distrações, tente manter o foco na conversa, afaste os pensamentos indesejados e evite prestar atenção em tudo o que acontece ao seu redor. Se isso não for suficiente, crie o hábito de fazer anotações durante a conversa. Isso pode ajudá-lo a se manter concentrado e a acompanhar o que o outro fala.

TENHA CERTEZA DE QUE COMPREENDEU A MENSAGEM

Frequentemente compreendemos de forma equivocada o que o outro fala. Segundo Peter Drucker, 60% de todos os problemas administrativos são decorrentes de falhas de comunicação. Além disso, você sabia que uma pessoa pode pronunciar de 100 a 150 palavras por minuto, mas que nosso cérebro pode processar até 600 palavras no mesmo período? Desse modo, aproveite o tempo “vago” para refletir sobre o que o outro diz. Observe quais lacunas o discurso apresenta e tente completá-las. Para isso, aprenda a fazer perguntas para verificar se o que o outro disse foi realmente o que você compreendeu. Perguntas como “Você pode me explicar melhor essa ideia?” ou “Quando você afirmou X, o que você quis dizer?” podem ajudá-lo nessa tarefa. Outro truque é parafrasear o discurso do outro, ou seja, repetir com suas palavras o que foi dito para garantir que a mensagem chegou a você da forma correta.

EVITE ALGUNS COMPORTAMENTOS

Há comportamentos que você deve evitar quando deseja escutar:

  • Interromper o outro para mudar de assunto e monopolizar a conversa é um péssimo negócio.
  • Ficar pensando na resposta que dará enquanto tenta ouvir só atrapalha a comunicação.
  • Interromper para corrigir (Isso não é desse jeito…) ou para julgar (Você está errado!) revela a sua incapacidade de se colocar no lugar do outro, de compreendê-lo.
  • Fazer de conta que ouve também é um péssimo hábito: nada de olhar para alguém, balançar a cabeça, balbuciar “é”, “sim”, “ahã” e não prestar atenção em nada.

Para encerrar, lembre-se: o único caminho para compreender verdadeiramente as pessoas é escutar o que elas têm a dizer.

Espero que você tenha gostado.

Um abraço e até a próxima!

Camada 1

Carla Venâncio é formada em Letras e Pedagogia com especialização em Gramática e mestrado em Língua Portuguesa pela PUC de São Paulo e professora dos cursos de Redação, Expressão e Atendimento ao Cliente no IDPC. Com experiência de mais de 25 anos na Educação, atua há 17 como professora universitária, além de ministrar aulas particulares e treinamentos no mundo corporativo sobre comunicação assertiva, atendimento ao cliente, redação e revisão gramatical. Autora dos livros “Como se escreve”, “100 Dicas de português para se dar bem na hora da paquera” e da coleção “Português para Profissionais de Sucesso”.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow