Gratidão

Ser grato pela vida é um gesto que faz
de nós pessoas infinitamente melhores

Por Bete D’Elia e Walkiria Almeida

publicado em

Realmente, a prática da gratidão desperta o melhor de nós, fazendo aflorar o sentimento de amor à vida, às pessoas e às oportunidades de recomeçar diariamente.

Ter um ritual de gratidão no início do dia é fazer um pacto do bem com o Universo, para que tudo flua, naturalmente, possibilitando que realizemos as melhores entregas, mesmo que haja muitos desafios a superar.

Escolher a gratidão como aliada é a certeza de acionarmos internamente uma força “extra”, que abre os nossos caminhos, mostrando as soluções, redobrando a nossa motivação para fazer tudo com amor e qualidade.

O poder da gratidão é muito grande e o impacto de sua prática é tão positivo na vida das pessoas, que ela passou a fazer parte das soft skills.

Existe hoje um estímulo para que as pessoas aprendam a gratidão, como uma valiosa competência, para o benefício da família, dos relacionamentos e também do mundo corporativo.

Todos nós podemos exercitar a gratidão várias vezes por dia e por inúmeros motivos. É simples, custo zero, pode durar segundos ou minutos e basta usar a linguagem do coração.

O ato genuíno de gratidão tem destino certo e um grande poder de transformação. Quem recebe se sensibiliza, se emociona e se estimula a repetir o gesto.

É como formar uma corrente de generosidade e fraternidade, que pode ser nutrida e potencializada em cadeia.

Muitos estudiosos de várias áreas do conhecimento recomendam o exercício da gratidão para abrir portas em todas as áreas da vida.

Se o ambiente estiver com o clima tenso, as pessoas irritadas, pairando no ar um sentimento de desconforto coletivo, basta começar a agradecer algo que passou desapercebido, uma atitude de ajuda não valorizada, um elogio não reconhecido para a nuvem negra se dissipar e o sol voltar a brilhar.

Até para “curar” distúrbios emocionais, a gratidão é praticada. Uma das sugestões é pedir para a pessoa observar 3 coisas positivas acontecidas no dia, escrevê-las e agradecê-las.  Gradativamente, o olhar para a vida se tornará mais positivo e esperançoso.

Com certeza, a gratidão potencializa o nosso lado luz e pode ser associada ao nosso momento diário de espiritualidade.

Que tal aprimorar essa competência, listando as coisas que pode agradecer à família, ao trabalho, aos relacionamentos e à vida em geral?

Aprendemos em alguns artigos sobre o tema que podemos ter um caderno, um pote, uma pasta para anotar todas as atitudes que merecem nossa gratidão. Relê-las, periodicamente, é um presente para a alma e uma confirmação da importância da vida.

Escolha se surpreender a cada ato de gratidão. Como num passe de mágica, você oferecerá às pessoas e ao universo esse precioso presente, mas quem se sentirá mais presenteado é você.

Experimente!  Valerá a pena!

Camada 1

Bete D´Elia foi Secretaria Executiva da Presidência da Caloi e Diretora de Comunicações do Sindicato das Secretárias. É palestrante e instrutora de cursos para o Secretariado Executivo.

Walkiria Almeida é Mestre em Administração com concentração em Gestão Internacional pela ESPM- Escola Superior de Propaganda Marketing. Tem mais de 30 anos de experiência como Secretária Executiva de presidência e diretoria. É palestrante nacional e internacional, com destaque em sua participação no 1º Fórum Internacional de Secretariado, em Moçambique.  É membro do Comitê de Secretariado de Moçambique e Professora da FMU- Faculdades Metropolitanas Unidas, no Curso de Secretariado Executivo Trilíngue e recebeu em agosto de 2020 o prêmio “Excelência acadêmica FMU”.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow