Quero ser minha própria chefe
Por Bárbara Bora

publicado em

Ser dona do próprio negócio talvez seja o sonho de muitas pessoas, e realmente é libertador poder fazer seu horário de trabalho, tomar suas próprias decisões, escolher como os processos deverão ser feitos, entre outras tantas vantagens.
Mas ser sua própria chefe traz algumas decisões importantes nas quais devemos estar preparadas para lidar com elas. E, com certeza, mudará algumas ideias sobre ser a CEO do seu negócio.

Empreender no secretariado remoto tem se tornado cada vez mais possível devido ao aumento de tecnologia, a mudança de mindset das empresas e dos gestores e até do trabalho a distância, que ganhou muito corpo nesses últimos meses.

Mas quando falamos em empreender ainda ouvimos muitos mitos que fazem com que as pessoas desistam dos seus negócios.

O primeiro deles, e talvez o mais difícil, é ter claro que tudo, absolutamente tudo, depende de você. Tendo equipe ou EUquipe, qualquer decisão a ser tomada vai ser pensada e decidida por você. Desde a compra do material de escritório a ser usado no dia a dia até a precificação e condições de contrato com um cliente. Por isso, esteja sempre preparada e atualizada para manter você e seu negócio em constante crescimento.

O segundo mito é que quando empreendemos passamos a trabalhar menos. Essa é uma das maiores inverdades que já ouvi sobre o empreendedorismo.

Quando você passa a empreender, você trabalhar mais. Deixam de ser 8 ou 10 horas por dia, como estávamos acostumadas no regime CLT e viram 14, 16 e até 18 horas por dia. Mas a mágica toda é saber que você está fazendo por você, pelo negócio, pelo seu objetivo e fazendo o que ama. Então essas horas todas deixam de ser um sacrifício e passar a ser horas agradáveis de criação e aprendizado.

Aprendizado que é o terceiro item dessa lista. Dizem que para empreender é necessário ter anos de experiência. Claro que sua experiência pode te ajudar muito nessa caminhada, mas não é o que vai garantir o sucesso do seu trabalho. Trabalho duro, constância e paciência é o que realmente garantem o sucesso de qualquer coisa nos propomos a fazer.

O quarto ponto é que para empreender você precisa ter muitos recursos financeiros e equipamentos caros. Essa é uma ilusão tão absurda quanto as outras. Costumo dizer que, inicialmente, seu maior investimento no trabalho remoto será o seu tempo. Tempo para aprender, conhecer o mercado, montar material de apresentação e prospecção.

A minha dica é para que você comece com o que tem e com o tempo e trabalho, você vai comprando o que precisa.

E o último, e nem um pouco menos importante, é que por ser uma micro ou pequena empresa você não precisa ter controle ou processos.

Não cai nessa! Você precisa sim ter controles, saber quanto tempo gasta em suas tarefas, o quanto entra e sai de dinheiro do seu caixa, os contatos com os clientes que prospectou, o que precisa ser feito e como será feito, planejamento estratégico, uma lista de projetos e como executá-los, enfim, mantenha tudo organizado desde o início e assim será mais fácil quando seu negócio crescer.

Disciplina, foco, resiliência, paciência e trabalhar duro farão parte do seu vocabulário para empreender e mesmo com tudo isso não deixe de se motivar. O caminho é árduo, mas seu esforço vai valer muito a pena quando você sentir o seu poder em transformar vidas e ajudar pessoas em seus problemas.

Camada 1

Bárbara Bora é Secretária Executiva Remota e bacharel em Secretariado Executivo Trilingue, formada pela FECAP/SP, tecnóloga em Eventos pela FMU/SP e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FMU/SP. Tem trabalhado com executivos, CEO’s, empreendedores e profissionais liberais. Leciona em cursos na área de Secretariado e Recepção. Mãe do Lucca e da Lara, seus principais motivos em empreender. “O Secretariado me escolheu e me acolheu. Tenho paixão em servir e resolver problemas. Amo minha profissão!”

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

1 Comment

  1. Adorei o conteúdo. ♥


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow