
Mas ser sua própria chefe traz algumas decisões importantes nas quais devemos estar preparadas para lidar com elas. E, com certeza, mudará algumas ideias sobre ser a CEO do seu negócio.
Empreender no secretariado remoto tem se tornado cada vez mais possível devido ao aumento de tecnologia, a mudança de mindset das empresas e dos gestores e até do trabalho a distância, que ganhou muito corpo nesses últimos meses.
Mas quando falamos em empreender ainda ouvimos muitos mitos que fazem com que as pessoas desistam dos seus negócios.
O primeiro deles, e talvez o mais difícil, é ter claro que tudo, absolutamente tudo, depende de você. Tendo equipe ou EUquipe, qualquer decisão a ser tomada vai ser pensada e decidida por você. Desde a compra do material de escritório a ser usado no dia a dia até a precificação e condições de contrato com um cliente. Por isso, esteja sempre preparada e atualizada para manter você e seu negócio em constante crescimento.
O segundo mito é que quando empreendemos passamos a trabalhar menos. Essa é uma das maiores inverdades que já ouvi sobre o empreendedorismo.
Quando você passa a empreender, você trabalhar mais. Deixam de ser 8 ou 10 horas por dia, como estávamos acostumadas no regime CLT e viram 14, 16 e até 18 horas por dia. Mas a mágica toda é saber que você está fazendo por você, pelo negócio, pelo seu objetivo e fazendo o que ama. Então essas horas todas deixam de ser um sacrifício e passar a ser horas agradáveis de criação e aprendizado.
Aprendizado que é o terceiro item dessa lista. Dizem que para empreender é necessário ter anos de experiência. Claro que sua experiência pode te ajudar muito nessa caminhada, mas não é o que vai garantir o sucesso do seu trabalho. Trabalho duro, constância e paciência é o que realmente garantem o sucesso de qualquer coisa nos propomos a fazer.
O quarto ponto é que para empreender você precisa ter muitos recursos financeiros e equipamentos caros. Essa é uma ilusão tão absurda quanto as outras. Costumo dizer que, inicialmente, seu maior investimento no trabalho remoto será o seu tempo. Tempo para aprender, conhecer o mercado, montar material de apresentação e prospecção.
A minha dica é para que você comece com o que tem e com o tempo e trabalho, você vai comprando o que precisa.
E o último, e nem um pouco menos importante, é que por ser uma micro ou pequena empresa você não precisa ter controle ou processos.
Não cai nessa! Você precisa sim ter controles, saber quanto tempo gasta em suas tarefas, o quanto entra e sai de dinheiro do seu caixa, os contatos com os clientes que prospectou, o que precisa ser feito e como será feito, planejamento estratégico, uma lista de projetos e como executá-los, enfim, mantenha tudo organizado desde o início e assim será mais fácil quando seu negócio crescer.
Disciplina, foco, resiliência, paciência e trabalhar duro farão parte do seu vocabulário para empreender e mesmo com tudo isso não deixe de se motivar. O caminho é árduo, mas seu esforço vai valer muito a pena quando você sentir o seu poder em transformar vidas e ajudar pessoas em seus problemas.
Bárbara Bora é Secretária Executiva Remota e bacharel em Secretariado Executivo Trilingue, formada pela FECAP/SP, tecnóloga em Eventos pela FMU/SP e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FMU/SP. Tem trabalhado com executivos, CEO’s, empreendedores e profissionais liberais. Leciona em cursos na área de Secretariado e Recepção. Mãe do Lucca e da Lara, seus principais motivos em empreender. “O Secretariado me escolheu e me acolheu. Tenho paixão em servir e resolver problemas. Amo minha profissão!”
Gostou deste artigo? Compartilhe!


os mais lidos na semana
Temas Procurados
Categorias




1 Comment
Adorei o conteúdo. ♥