Imagem: o que você comunica sem saber
Por Cynthia Marcandalli

publicado em

Quanto tempo você tem para causar uma boa impressão? Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que a formação de uma impressão sobre uma pessoa acontece antes mesmo de ela falar. Levamos em média 27 segundos para formar uma primeira impressão sobre alguém.

Alguma vez já te disseram que tinham uma primeira impressão de você, mas ao te conhecerem melhor essa impressão mudou completamente? Isso pode acontecer quando a nossa imagem pessoal não reflete o que somos de fato, criando o que chamamos de “ruído” entre as mensagens que passamos para quem está ao nosso redor. Muitas vezes mal conhecemos alguém, no entanto, algo naquela pessoa soa estranho e então nosso inconsciente liga o alerta.

E acredite, nossa imagem comunica o tempo todo.

Mas, o que afinal define a imagem de alguém? Nossa imagem é formada por diversos fatores, como por exemplo crenças, valores, meio onde vivemos, família, aparência física, gestos, expressões faciais e as roupas que vestimos, tom de voz, vocabulário e uso das palavras.

Vivendo em uma sociedade na qual não basta apenas ser, mas também parecer, quando pensamos no âmbito corporativo, isso tem ainda mais força. Por isso, causar uma boa primeira impressão deixou de ser algo exclusivo a políticos e celebridades para se tornar uma forma de nos impulsionar na carreira, abrindo portas para que possamos ir além. E como causar uma boa impressão, se não sabemos como as pessoas pensam?

Mas, como causar uma boa impressão, se não sabemos como as pessoas pensam? Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar:

  1. Considere o ambiente, sem esquecer quem você é

Não tem jeito, por mais que tenhamos uma personalidade única, em alguns locais de trabalho há um dress code, ou código de vestimenta, que deve ser acatado. Porém, há formas de dizermos quem somos sem que isso prejudique nossa imagem. Se for um ambiente mais formal, pense em como combinar o vestuário de trabalho com algum detalhe que te defina, como um lenço ou sapatos da sua cor favorita. Lembre-se que, mesmo em locais de trabalho informais, nem tudo é permitido.

  1. Entenda seu público

Secretárias e assistentes executivas muitas vezes representam a liderança em eventos, reuniões etc. Por isso, é fundamental entender quem são as pessoas com as quais nos relacionamos e em quais momentos isso acontece. Eventos, reuniões e até no dia a dia, nos tornamos a “cara” da empresa onde trabalhamos.

  1. Alinhe as mensagens

Lembra que a imagem é composta de vários fatores? Quando queremos passar uma certa imagem, o vestir e o comportamento precisam estar em constante equilíbrio para evitar o tal “ruído”. Por exemplo, se você deseja transmitir a imagem de sofisticação, não adiantaria nada usar uma roupa com ótimo tecido e caimento, mas não ter o mesmo cuidado com os demais elementos (unhas, cabelo) e atitudes (gírias etc.). Cabelo bagunçado e unhas descascando são errados? Não existe certo e errado, tudo depende da mensagem que queremos passar. Um artista, por exemplo, pode muitas vezes usar a própria imagem para chocar ou para chamar atenção a algo específico.

E você, já parou para pensar sobre qual imagem passa para as pessoas?

Camada 1

Cynthia Costa Marcandalli é Secretária Executiva em 15 anos de experiência e atua principalmente com expatriados C-level do setor financeiro. Especializou-se como Consultora de Imagem e Estilo ao longo de sua jornada, orientando colegas de trabalho na busca por evolução profissional por meio de uma imagem assertiva.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

1 Comment

  1. Adorei o conteúdo. 🙂


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow