Secretariado Executivo, da vida real para as telas
Suits (Netflix) | Divulgação
Por Alessandra Lazarin

publicado em

Quem já foi ou atua como secretária(o) sabe que, como qualquer profissão, temos que enfrentar os ossos do ofício, mas também colhemos ótimos frutos desta dedicação.
A atriz Sarah Rafferty interpreta a personagem Donna Pausen

Quem aqui nunca foi chorar no banheiro? Quem aqui nunca foi para o arquivo para ficar um pouco sozinha para refletir? Quem aqui nunca parou tudo o que estava fazendo para acudir os amigos do trabalho?

Passei a assistir a série Suits da Netflix e me deparei com uma personagem que me chamou bastante atenção, pois me enxergava muito nela e em várias situações: a poderosa Secretária Executiva Donna Paulsen, representada pela atriz Sarah Rafferty.

Não é a primeira vez que assisto a uma trama que vejo o papel do secretariado sendo exaltado, mas em série é a primeira vez.

Atuei como Secretária Executiva por mais de 14 anos e depois segui fazendo algumas transições na carreia, para hoje chegar ao nível que buscava, poder ajudar outras pessoas a se desenvolverem nas suas carreiras através de estratégias e autoconhecimento.

Eu ainda tenho um pouco ou muito da “Donna” dentro de mim! A personagem Donna, não é a protagonista da série, mas ela tem uma atuação bastante forte. Seu posicionamento como Secretária atuante, ajuda os parceiros de trabalho a conquistarem juntos ótimos resultados pessoais e profissionais.

Ela trabalha para um dos melhores escritórios de advocacia em Nova Iorque. E ela é cobiçada por muitos outros escritórios, por ser uma excelente profissional.  A série mostra a rotina “caótica” e cheia de pressão do ambiente jurídico. Donna trabalha com o Dr. Harvey Specter, é um dos protagonistas da trama, ela atua como uma espécie de mediadora dos conflitos internos e muitas vezes como uma “terapeuta” para eles e os amigos do escritório.

Donna é a típica profissional que sabe de tudo, que sabe ouvir, que sabe a hora certa de falar, e de forma assertiva, é a profissional que sabe lidar muito bem com suas emoções e com as dos outros. É aquela Secretária que impõe respeito e causa admiração, não pelo ego dela, mas por suas entregas e resultados.

Uma Secretária, que além de exercer muito bem sua profissão, é amiga, dedicada, faz o que tem de ser feito, fala o que precisa ser falado, usa e abusa da sua criatividade e humor, está sempre muito bem-vestida, sua auto imagem reflete sua autoconfiança.

O que podemos aprender com a Donna Paulsen:

Faça o seu melhor!

As atitudes de Donna chamam a atenção, ela sempre entrega mais do que lhe pedem, de forma consciente e estratégica. Ela sempre vai além das estimativas, ela se desafia e faz o melhor dela.

Não se limita a entregar os melhores resultados somente para o seu gestor principal, a atitude dela é por todos. Ela sabe que a qualidade do seu servir, gera credibilidade e confiança.

Donna ensina que devemos ser protagonistas da nossa história.

A Secretária Donna, não entrega as suas decisões nas mãos de outras pessoas, ela decide por si própria e assume todos os bônus e ônus.

Muitas vezes acabamos deixando a decisão da nossa própria vida na mão dos outros, pensamos que aparecerá um “salvador” adulto o suficiente para resolver os nossos desafios; como quando éramos crianças. Crescemos, e precisamos parar de nos apoiar nas desculpas que nós mesmos inventamos, e assim, a vida passa e as realizações não acontecem. A vida é somente sua, decidir ou não decidir já é uma decisão.

Se posicione!

Lembro muito bem, até hoje, quando algumas pessoas se referiam a mim “ela só é a Secretária” (quem nunca?), mas esta pessoa nem imaginava o poder que eu tinha (risos). A Donna não se permite ser menos que os “mega-advogados” da firma, ela entende que cada profissional tem o seu valor e importância dentro de um contexto geral. Não permita ser menosprezada por ninguém, a começar em você. Lembre-se do seu caráter, talentos, capacidades e valores. Trabalhe sua autoconfiança e autoestima, confie em quem você é!

Acredite em você! Desafie a si mesma!

Seus sonhos e objetivos só serão conquistados quando você entender que o poder de decisão está em suas mãos. Tome uma atitude!

Espero ter ajudado vocês de algum modo, depois compartilhe suas impressões comigo.

E agora, vamos assistir juntos Suits?

Um abraço,

Suits (Netflix) – 9 temporadas

Camada 1

Alessandra Lazarin é multiempreendedora, palestrante, Coach e Mentora de Carreira, Vida e Negócios. Certificada como Leader and Professional Coach, Master Coach em Inteligência Emocional, Propósito e Sentido da Vida. Por mais de 20 anos atuou na área executiva, desenvolvendo e gerenciando projetos, liderando equipes e organização de eventos nacionais e internacionais. É Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue (espanhol) com ênfase em Administração de Empresas e Especializações em Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Voluntariado Empresarial.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow