As equipes compartilham vitórias e fracassos e o aprendizado pode ser observado em muitas situações.
Algumas pessoas têm maior facilidade no trabalho em equipe do que outras. Porém, cabe a cada um relacionar-se com os colegas de trabalho, de forma amistosa e simpática.
Vale ressaltar que a competência “equilíbrio emocional” será imprescindível no contato com a equipe. A empatia também deverá ser acionada sempre.
O desenvolvimento da confiança mútua entre os membros da equipe é a base para um trabalho consistente e de qualidade.
Evidencia-se que, para trabalhar em equipe, um dos itens primordiais é o respeito. Podemos não apreciar o colega por vários motivos, mas devemos reverenciar o seu profissionalismo. Considerar as diversidades é importante e valioso.
As empresas devem oferecer treinamentos para as equipes, a fim de manterem grupos motivados e empenhados em reconhecer talentos e buscar resultados expressivos.
Dificuldades enfrentadas pelo trabalho em equipe
Comunicação
O trabalho em equipe possui alguns desafios e um deles é a comunicação.
A comunicação deve ser trabalhada sempre nas empresas. Problemas que dão origem a conflitos e desavenças precisam ser suprimidos. Nesse contexto, a criação de um ambiente saudável e com um bom relacionamento interpessoal exige tempo, dedicação e respeito.
Podemos ilustrar com um exemplo na área de esporte. Os times precisam trabalhar em equipe, para conquistarem a vitória. Imaginem um time de futebol onde cada um quer brilhar sozinho e não faz jogadas coletivas, um não pensa no outro. Será que o objetivo será atingido? Pode-se afirmar que não.
O time deve trabalhar pelo bem comum. A defesa e o ataque precisam traçar estratégias, de acordo com as orientações do seu treinador, para que juntos, alcancem o objetivo pautado. A essência do espírito de equipe é alcançar os objetivos, atuando em conjunto, em harmonia e em sinergia.
Individualismo
Existem alguns funcionários que desejam apenas cumprir o seu papel, para receber o seu salário, sem trabalho em equipe.
No momento que entendemos o que é realmente o trabalho em equipe, percebemos que não é apenas um colaborador que influencia no crescimento de uma empresa, mas sim o time de colaboradores, que estão desempenhando seu papel da melhor forma possível.
Flexibilidade
Ser flexível no mundo de hoje é um ponto muito importante e as empresas valorizam essa competência. Uma pessoa resistente tem muitas dificuldades para trabalhar em equipe.
A flexibilidade contribui para que o ambiente seja saudável e amistoso.
Percebe-se que para trabalhar em equipe é necessário trocar ideias, conhecimentos, sugestões, dirimir dúvidas e estar aberto às críticas, quando for necessário.
Observa-se que são os indivíduos que participam do jogo, mas são as equipes que vencem o campeonato.
Exercitem o trabalho em equipe!
Walkiria Almeida é Mestre em Administração com concentração em Gestão Internacional pela ESPM- Escola Superior de Propaganda Marketing. Tem mais de 30 anos de experiência como Secretária Executiva de presidência e diretoria. É palestrante nacional e internacional, com destaque em sua participação no 1º Fórum Internacional de Secretariado, em Moçambique. É membro do Comitê de Secretariado de Moçambique e Professora da FMU- Faculdades Metropolitanas Unidas, no Curso de Secretariado Executivo Trilíngue e recebeu em agosto de 2020 o prêmio “Excelência acadêmica FMU”.
Gostou deste artigo? Compartilhe!


os mais lidos na semana
Temas Procurados
Categorias




Seja o primeiro a comentar!