Qual é o melhor investimento, para o investidor iniciante?
Por Odete Reis

publicado em

Esta é uma pergunta, cuja resposta vale um milhão de dólares: recebi xis valor e gostaria de investir, qual é o melhor investimento para mim? Normalmente, recebo essa pergunta com muita frequência, especialmente dos investidores iniciantes.

A resposta é $IM, existe o melhor investimento, mas aquele adequado para cada pessoa, de acordo com seu objetivo e disponibilidade de tempo com o dinheiro, seu perfil de investidor, seu grau de conhecimento do assunto e sua fase de vida.

Ufa! quanta coisa se precisa estar atento na hora de realizar um investimento, não é verdade?! Mas se fosse fácil, todos estaríamos milionários, inclusive eu, rs.

Bem, são diversas as ofertas de investimentos disponíveis no mercado, o que causa muita insegurança na hora de investir, quando não se é um expert no assunto e, na prática, geralmente queremos saber onde investir e como investir, simples assim.

$IM, o ato de começar a investir é muito gratificante e libertador, porque você começa a ser realmente dono do seu dinheiro e por isto, separei cinco passos importantes para você iniciar sua carteira de investimentos com segurança e tranquilidade.

Primeiro Passo: CONHECIMENTO

Sabemos que o conhecimento é a porta de entrada para o sucesso, pois como disse Benjamin Franklin:

“Investir em conhecimento rende os melhores juros”.

Por isto, inicialmente, invista um tempo, todos os dias, para aprender algo novo sobre os investimentos de renda variável e renda fixa. Isto lhe dará maior segurança na hora da tomada de decisão, ao efetuar suas aplicações financeiras.

Segundo Passo: NÃO TER DÍVIDAS

Para iniciar sua carteira de investimentos, você precisa estar zerado com suas dívidas, por um simples motivo: os juros de qualquer dívida são muito maiores que os rendimentos de qualquer investimento. Quando falamos dos juros do cheque especial e do limite do cartão então, a disparidade é gritante. Se você ainda não se livrou delas, veja como negociar ou renegociar as dívidas nesse artigo do meu site: https://bit.ly/3lwDQp3

ATENÇÃO: aqui eu falo das dívidas que NÃO são sadias. Pois existem as dívidas positivas, como as do financiamento da casa própria, de algo que vai lhe trazer benefícios, como os estudos.

Terceiro Passo: NÃO ESPERE SOBRAR DINHEIRO

Não espere sobrar dinheiro para investir. Separe um valor, assim que o salário, prolabore, renda extra e outros entrar na sua conta. O ideal é você ter uma programação para guardar parte de todos os seus ganhos mensais.

Quarto Passo: ABRA UMA CONTA NUMA CORRETORA

Tenha pelo menos uma conta aberta numa corretora, pode ser a corretora do seu próprio banco ou uma independente. Veja o vídeo de como escolher bem uma corretora para chamar de sua, aqui neste artigo do meu site: https://bit.ly/3nvQXJE.

Os bancos grandes, chamados de “bancões” oferecem taxas muito baixas para o pequeno investidor. Já as corretoras e os bancos digitais oferecem melhores produtos, com taxas mais atrativas. Faça pesquisa, comparação de taxas. É preciso se dedicar para obter melhores rendimentos em aplicações.

Quinto Passo: CONHEÇA O TESOURO DIRETO

Onde começar a investir? Os papéis do Tesouro Direto é uma boa oportunidade para você iniciar sua carteira de investimentos, por exemplo:

TESOURO SELIC

Você pode começar pelo Tesouro Selic para formar sua reserva de segurança. Não esquecendo que esta reserva deve ser um montante para cobrir despesas de quatro a seis meses do valor de suas contas fixas; para o caso de ocorrer algum revés na vida, como desemprego, doença ou acidente.

TESOURO IPCA MAIS

Para investir a longo prazo, formar seu pé de meia, por exemplo, os papeis do Tesouro IPCA+ são uma boa oportunidade, porque o valor de investimento é bem baixo, na casa dos quarenta reais, por aplicação.

Agora, se o Tesouro Direto ainda é um tabu para você, tranquilo, eu disse que conhecimento é chave do sucesso dos investimentos. Aprenda tudo sobre esta modalidade de investimento neste link: https://bit.ly/3tQvyMj. Vale a pena!

E a pergunta que não quer calar: e a nossa velha e conhecida caderneta de Poupança? Bem, só se for para você perder dinheiro, porque, por enquanto, ela está rendendo menos que qualquer investimento.

Finalizando, de fato, não existe o melhor investimento, mas $IM o investimento adequado para sua necessidade, seu momento de vida. Exemplo, quitando suas dívidas já será um grande investimento para sua prosperidade financeira. Investir em conhecimento é outra aplicação que vale ouro.

Diga $IM para Você, para seu Dinheiro e aplique ele, com conhecimento de causa, para que traga mais segurança, prosperidade e alegrias em sua vida.

Camada 1

Odete Reis é educadora financeira, palestrante e autora. Possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FMU, graduação em Gestão Financeira pela Uniesp e formação em língua alemã pelo Instituto Goethe de Stuttgart, Alemanha. Atuou por trinta anos como assessora executiva trilíngue (alemão, inglês e português) em diversas empresas multinacionais alemãs e nas área de mercados e capitais em instituições financeiras. Autora do livro “$IM PARA SEU DINHEIRO, guia prático de Finanças Pessoais” (Edicon) e coautora do “Excelência no Secretariado” – (Ser Mais), com o artigo “Diga SIM para você, para seu dinheiro e realize seus sonhos”. Idealizadora da “Metodologia $IM: Sonhar, Identificar e Mãos à Obra”. Colunista de finanças pessoais e investimentos do Jornal Diário de Suzano e colaboradora da TV Diário, afiliada da Rede Globo, e da Rádio Metropolitana AM 1070 de Mogi das Cruzes.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow