Hard Skills X Soft Skills

O que são, quais as diferenças e como desenvolvê-las

Por Ana Kekligian

publicado em

Será que você realmente reconhece todas as suas habilidades?
Têm clareza sobre quais ainda precisa desenvolver?
Sabia que, até a forma como lida com suas emoções, é considerada uma habilidade?
E os termos Hard Skills e Soft Skills?
Sabe do que se trata?

Eu acredito que a melhor forma de aprimorar a sua carreira é através do autoconhecimento e de seu aprimoramento. Por isso, hoje venho dividir com você um assunto que irá te ajudar e te guiar rumo ao sucesso profissional: AS HARD E SOFT SKILLS.

Em todos estes anos estudando e trabalhando como Coach, Analista Comportamental, Especialista Emocional e de Produtividade, eu sempre apliquei técnicas, ferramentas e assessments que aceleraram o desenvolvimento dos profissionais de forma exponencial.

Se não fosse dessa forma, talvez estes profissionais demorariam uma vida para descobrirem, com assertividade, suas forças e seus pontos de melhoria. Pelos estudos comprovados e pela minha experiência, eu realmente recomendo que todos invistam em suas carreiras partindo de um trabalho técnico e científico sobre si mesmo.

E, este assunto continua me encantando tanto que, estou prestes a me tornar uma das poucas Master Analista Comportamental, especializada em assessments (ferramentas científicas) para contribuir com o crescimento profissional daqueles que me procuram de forma diferenciada e afim de desenvolver uma carreira bem-sucedida.

Pois bem, se eu te perguntar quais são suas habilidades você provavelmente me responderia listando aquelas aptidões que estão no seu currículo, não é mesmo?  E se eu te dissesse que, além destas, é possível identificar e desenvolver outras habilidades que podem – e vão! – se tornar o seu diferencial no mercado de trabalho?

E aqui entram as HARD SKILLS e SOFT SKILLS.

As HARD SKILLS são as habilidades que você desenvolve em cursos, graduações, congressos e qualquer outro ensinamento que tenha uma comprovação tangível como, por exemplo, um diploma.

Estas habilidades são aquelas listadas no seu currículo, e é ele que faz com que você seja contratado por uma empresa, porém, você sabia que:

100% das pessoas são contratadas pelo
 currículo que apresentam e suas HARD SKILLS,
mas 98% são demitidas por questões comportamentais?

E é aí que as suas habilidades em gerenciar as emoções, ou suas SOFT SKILLS, como você vai entender agora, entram. Estas habilidades estão ligadas ao comportamento que um indivíduo tem diante das tarefas do dia a dia e de como ele lida com as pessoas ao seu redor.

E são elas que vão garantir a sua empregabilidade e a sua promoção e isto acontece porque, atualmente, as SOFT SKILLS se tornaram imprescindíveis para a sua colocação no mercado de trabalho.

Flexibilidade, boa comunicação, escuta ativa, colaboração, inovação, saber lidar com a pressão do dia a dia e ética são exemplos de SOFT SKILLS que fazem com que um profissional seja reconhecido de maneira positiva. E é este conjunto de habilidades que fará com que você suba para o próximo nível.

Digo isto porque, muitos profissionais apresentam um currículo perfeito, porém, não são capazes de desenvolver a tempo estas habilidades e acabam perdendo chances incríveis de crescimento.

O mercado coorporativo segue sedento por profissionais diferenciados e que não seguem o mesmo padrão.

Com isto, o que quero trazer a sua consciência é que você deve se motivar e desenvolver habilidades que te destaquem e trabalhem a favor do seu amadurecimento profissional. Além das HARD SKILLS, que você deve continuar desenvolvendo por meio de cursos e graduações, você também deverá introduzir técnicas de desenvolvimento das SOFT SKILLS.

Minha recomendação para iniciar essa jornada é:

  • Providencie uma análise ou mapeamento comportamental, para saber de forma precisa o que tem de melhor e o que precisa desenvolver para atender melhor o meio que está inserido (empresa, cargo, responsabilidades);

E com base em estudos e experiências eu também oriento que procure prontamente recursos para:

  • Lidar com as emoções e desenvolver a sua maturidade emocional;
  • Buscar técnicas de gerenciamento de tempo e foco;
  • Desenvolver ou aprimorar a sua capacidade de resolução de conflitos e a sua proatividade;
  • Ter relacionamentos profissionais saudáveis e saber dar e receber feedbacks justos.

Desenvolver estas habilidades pode parecer complicado no início pois, é normal estar acostumado a gerenciar somente as HARD SKILLS. Mas, é possível desenvolver todas estas habilidades com foco e disciplina.

Tenho certeza de que você obterá grandes ganhos e reconhecimento se focar nestas habilidades e estará cada mais próximo de ser a(o) profissional que sempre imaginou.

Espero que você saia desta leitura com inspiração e disposição para fazer diferente e, aproveite para compartilhar com quem mais você queira ver crescendo ao seu lado!

 

Camada 1

Ana Kekligian é Master Coach de Desempenho e Especialista em Inteligência Emocional com foco na vida pessoal e profissionalIdealizadora da EBC (Empresa Brasileira de Coaching). Atualmente, possui cinco importantes certificações internacionais pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching): Professional & Self CoachingCoaching EricksonianoMaster Coach, Inteligência Emocional e Análise Comportamental. Conta também com a certificação de Especialista em Inteligência Emocional pela SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional) e Especialista em Produtividade com: Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadPS. É mãe, filha, irmã, tia, amiga, noiva e CEO de si mesma.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow