A evolução da liderança e os nossos desafios
Por Andrea Rehem

publicado em

Ao longo do tempo vimos o conceito liderança ser ressignificado. As necessidades atuais trouxeram uma oportunidade de repensar o papel do líder dentro das organizações. Podemos identificar nessa evolução, de chefe a líder, muitos desafios que vão além dos comportamentos entre o autoritário e o mentor de desenvolvimento.

Importante destacar que na nossa atividade como secretários(as) e assistentes executivos(as), iremos nos deparar com pessoas em seus diversos estágios de liderança. É fato que isso nos traz oportunidades de desenvolver uma estratégia de atuação, que promova um melhor engajamento entre líderes e sua equipe.

Veja a seguir a evolução da liderança e, na sequência, os nossos desafios de profissão.

O Líder Fazedor

A primeira fase, conhecida como líder fazedor, é aquela pessoa cujo talento se destaca dos demais, por isso é convidada para estar a frente do grupo. O maior desafio é o de desapegar e delegar suas atividades, tem dificuldade de confiar aos outros as tarefas, porque ainda vê como sua propriedade intelectual, sua identidade.

O Líder Herói

Já na segunda fase, o líder herói, começa a construir uma estratégia ao identificar quem pode ser útil para ajudá-lo, entende que para alcançar os resultados, com maior velocidade, o trabalho precisa acontecer por meio da sua equipe. Com base na sua vivência, a liderança determina o que deve ser feito.

Contudo, nessa fase corre-se o risco de entender o poder como algo que emana do seu comando e controle, transformando-o apenas em chefe, isolado num mundo idealizado, perdendo contato com a realidade, criando dependência dos seus liderados e reduzindo as oportunidades de desenvolvimento de sua equipe e o próprio.

O Líder Mentor

Temos na terceira fase de evolução, o líder mentor. O desejo de crescimento na direção da autoliderança e no aperfeiçoamento da sua equipe, conforme interesses e habilidades de seus liderados. Destaca-se como um profissional que inspira e compartilha seus conhecimentos.

Entretanto, desenvolver pessoas demanda investimento, tempo e energia, comprometendo a qualidade de vida do líder, uma vez que as relações pessoais e as demandas particulares perdem espaço no seu dia a dia.

A contínua evolução de um líder está conectado ao sentido que dá a sua própria vida. Seu propósito, seus valores, sua maturidade e autonomia trazem um nível de consciência no qual percebe que a liderança em si é uma escolha e não um cargo.

O Líder Anfitrião

A quarta fase, o líder anfitrião, compartilha a liderança, entende que ela é situacional, que o resultado do grupo depende do engajamento e colaboração de todos, afinados por um bem maior. Um verdadeiro maestro a conduzir seus virtuosos. É ter uma visão de futuro, compreendendo a diversidade dos indivíduos, agindo como facilitador nas conquistas coletivas. É inspirar pelo exemplo, construir e sustentar a confiança.

O processo do conhecimento é contínuo, por toda a vida. O líder que conquista esse grau de maturidade pessoal e profissional, admite que seu conhecimento está em expansão, reconhece suas vulnerabilidades, mas não se deixa ser limitado por elas.

Nosso melhor legado

Depois de conhecer cada fase dos nossos líderes, cabe ressaltar que o principal papel do secretariado é de ser facilitador (a) do fluxo de processos, pessoas e ideias. Conviver com diversos perfis de comportamento e posições, sempre trarão possibilidades de aperfeiçoar o nosso próprio equilíbrio ao “girar tantos pratos”, seja por meio do nosso conhecimento multidisciplinar, mas também, pelas multitarefas que somos envolvidos (as).

A construção diária de acordos e a conquista da confiança demandam: desenvolver uma escuta ativa, observar sem julgar, confirmar e compartilhar todas as informações, para uma melhor tomada de decisão, alinhados com as respectivas expectativas e habilidades.

Há os mais variados desafios, conforme o nível de evolução de liderança. É importante que se reconheça a relevância que temos como um recurso estratégico, com a finalidade de potencializar e participar dos resultados de líderes e liderados.

Autoconhecimento

Tão importante quanto investir seu tempo e recursos em cursos de aprimoramento, é conhecer a si mesmo. Isso vale para todos nós. Visto como um privilégio de poucos, deveríamos entender que é uma necessidade de todos.

Nosso nível de autonomia cresce, assim como nossa autoconfiança. Identificar pontos cegos, propor soluções com criatividade e agilidade. Dessa forma, percebemos e somos percebidos com maior relevância, confiança, valor responsabilidade e credibilidade.

Saber como funcionamos, nossa impermanência diante das fases da vida, nos confere a qualidade de sermos o melhor que podemos ser. Absorver que a evolução e adaptação estão presentes no nosso DNA, nos traz uma vantagem competitiva diante das adversidades.

Já dizia Darwin, cujas teorias ressoam através do tempo: “Na história da humanidade (e dos animais também) aqueles que aprenderam a colaborar e improvisar foram os que prevaleceram.”

Boa evolução para você!

Camada 1

Andrea Rehem de Macedo é assistente executiva há mais de 20 anos. Bacharel em Tradução e Pós-graduanda em Empreendedorismo e Gestão de Negócios. Estudou teatro, possui cursos em Comunicação Não Violenta, Gestão de Conflitos, Persuasão, Negociação, Oratória, entre outros. Paulistana de nascença, morou também em São Luís/MA, Rio de Janeiro/RJ, Vitória/ES. Atualmente é fundadora da ArmExec, empresa de assessoria executiva bilíngue remota. Participa de palestras para o público do secretariado e é colunista no Jornal 140, coletivo eletrônico. Nas horas vagas divide seu tempo entre a família, os amigos, a literatura e o mundo dos vinhos.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow