Conquiste seu espaço, exalte seus talentos!
Por Monica Bianchi

publicado em

A escolha da profissão é um ato de doação, seja qual for a área, é fundamental gostar do que fazemos, sabem por quê? Simplesmente porque quando somos apaixonadas pelo que fazemos, tudo flui com uma leveza enorme! Não é única e exclusivamente sobre nossa formação, é sobre como servimos, o talento está em nosso comportamental, deixem transparecer que estão dispostas a solucionar os problemas mais complexos, mesmo àqueles que são considerados “Missão quase impossível”, com muito jogo de cintura, leveza e o famoso “sorriso no rosto”. Conquistar a confiança do público interno é crucial para o sucesso!!!!

Pegando o gancho do meu primeiro artigo, vamos pensar que independente da cultura da empresa em que estamos trabalhando, é primordial analisar novos caminhos para fazer a diferença e deixar claro que há sempre o que melhorar. Estejam seguras de que assumir certo protagonismo e trazer soluções para problemas pontuais, propondo inovação, habitualmente é visto com bons olhos por gestores, pela área de Recursos Humanos, pelos pares e pelos colaboradores em geral.  Normalmente a vivência em empregos anteriores ou até mesmo o “benchmarking” contribuem para que ao iniciar num novo desafio profissional consigamos visualizar vários pontos de melhoria em processos internos. Aí você vai me questionar, mas como mostrar que é viável tomar um outro rumo para otimizar um processo? Sempre pensei que tomar à frente de um projeto interno e mostrar a realidade atual por meio de levantamento em números absolutos e percentual, iriam impactar o gestor, principalmente o administrativo financeiro, constatando que ao propor outra solução no ponto em questão, mesmo que ínfimo no final de um mês, faria certa economia no fim de doze meses. Essa é, entre outras, uma das formas de evidenciar a necessidade de colocar em prática uma mudança.

Sustentabilidade, aliada à comunicação interna direcionada à conscientização de que no ambiente corporativo também podemos minimizar resíduos e custos; esse foi o mote para uma campanha de redução gradual do uso de copos descartáveis e de muitas outras que podemos sugerir para agregarmos valor à empresa, à comunidade que servimos e ao planeta. Foram alguns meses para que concretizássemos essa  mudança, até porque mexer no comportamental é algo delicado, requer leveza e sutilidade para notar os benefícios da ação que foram, entre outros: alguns meses sem comprar copos plásticos, redução do uso de sacos de lixo para a coleta desses itens, menor fluxo de servidores de limpeza para a coleta e entrega do lixo no condomínio. Engajem-se e procurem assumir novos papeis, obviamente respeitando a hierarquia e políticas internas. Sempre evolui muito ao assumir algo que não está em meu escopo usual de trabalho, movimentar os colaboradores em prol de um bem comum é gratificante! À propósito, no momento em que estava revisando o artigo tive que atualizar um documento com questões sustentáveis da empresa e constatei que ainda há um longo caminho a ser percorrido para nos adequarmos à atualidade.

O ganho dessa ação não é mensurável somente no aspecto financeiro, mas principalmente pelo respeito que conquistamos, o que é gratificante. E vocês já estão pensando como contribuirão no seu ambiente de trabalho fazendo a diferença? Que tal pensarmos juntos e interagirmos nesse aspecto? Se você já fez algo semelhante, interaja no portal ou nas redes sociais contando um pouco de seus projetos, vamos amar!

Camada 1

Monica Balthazar Bianchi é secretária executiva bilingue e palestrante com carreira desenvolvida em mais de 25 anos com assessoria a executivos brasileiros e estrangeiros de primeiro nível de diretoria e presidentes de diversas companhias. É graduada em Letras, Português e Inglês pela UNIP, pós-graduada em Marketing pela UNIP e especialização em Eventos pela FGV e com vasta experiência na área de Marketing atuando na frente de eventos institucionais e de Endomarketing. Atualmente atua como Secretária Bilingue nas áreas de Contencioso Cível, Wealth Management, Compliance, Imobiliário e Concorrencial em escritório de advocacia.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow