O idioma me aproximou do meu propósito
Imagem por Carlos Delgado | CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Por Alessandra Lazarin

publicado em

Desde muito jovem meus pais me estimulavam a desenvolver uma segunda língua. A mentalidade deles é que eu deveria finalizar a escola, estar falando um outro idioma, arranjar um emprego e subir de cargo na empresa.
Creio que esta história deva se repetir em muitas famílias. Eu fiz tudo isso que está descrito acima!

Meu pai me inscreveu num curso de espanhol por intermédio da minha prima, e eu claro que fiquei muito brava quando fiquei sabendo, porque de verdade, eu não queria cursar nenhum curso de idioma, nem inglês, nem espanhol, nenhum. “Coisas de adolescente” … eu não enxergava valor neste investimento. Não entendi onde isso poderia me levar.

Hoje agradeço demais aos meus pais. Iniciei meu curso com um tom de ironia. Na primeira aula, antes da professora entrar falei para minha prima, que também fazia o curso comigo – você vai ver que será bobagem fazer este curso, “qualquer um” fala e entende espanhol, é fácil!

Nossa professora era nativa, e quando ela começou a se apresentar, eu paralisei, não conseguia entender e escutar nada, minha mente e minha audição congelaram. Ela não sabia falar nada do português, me senti em outro país! Neste dia, eu me apaixonei pelo idioma. O susto me estimulou!

Ajudei minha professora a entender o português, e viramos melhores amigas. Me dediquei por mais 8 anos para o idioma, fiz intercâmbio depois de casada (posso contar para vocês em outro artigo sobre o intercâmbio) e me preparei para ministrar aulas de espanhol. Já faz mais de 15 anos que ajudo profissionais a se desenvolverem com o idioma que me apaixonei. 

Eu comecei a trabalhar em pequenos escritórios de contabilidade, e não conseguia aplicar minha segunda língua neste ambiente. Parti para uma nova jornada, fui trabalhar numa empresa de grande porte, conectada à um banco, imaginei que ali usaria “meu espanhol”, mas nada aconteceu, pelo contrário, meu líder tirava um “sarro” de mim, dizendo que eu estava perdendo tempo me dedicando para o espanhol, que o mundo era “inglês”. Mas eu continuei firme. 

Durante minha faculdade de Secretariado Executivo Bilíngue eu conversei com minha professora de espanhol da faculdade e ela me indicou para uma agência de emprego, tudo começou a mudar. Uma empresa espanhola estava chegando ao Brasil e precisava de uma Secretária que falasse espanhol… e adivinha quem estava lá na entrevista… EU! Aqui começou a minha melhor jornada como executiva. Eu passei em todos os testes, trabalhei lá por mais de 19 anos, tive oportunidades incríveis, inclusive fazia gestão de vários projetos internacionais, fui convidada para palestrar em Barcelona; o idioma me aproximou dos altos executivos e pude gerenciar vários programas internacionais, fui facilitadora de várias reuniões, recepcionava diplomatas de outros países. Foi incrível! Hoje tenho uma bagagem que me dá orgulho. 

Compartilhei toda esta minha história, de forma sucinta, para estimulá-los a não desistirem dos seus sonhos, dos seus objetivos, apesar de enfrentar tantas dificuldades, pessoas e situações que os farão desistir, lute!! Se hoje você identifica que há necessidade de investir num idioma, faça isso! Te garanto que abre muitas portas e as oportunidades são criadas a partir dos seus passos. 

Hoje continuo usando “meu querido espanhol”, seja nos meus projetos internacionais, dando aulas para executivos, traduzindo documentos, palestrando, facilitando a vida de modo geral. Rentabilizando meus talentos. 

Um dos meus propósitos de vida está conectado a ajudar as pessoas a viverem suas transformações, seja por intermédio de mentorias, processos de coaching, pelas aulas etc. Todo o meu servir está conectado com a transformação de vidas, então te convido a dar seus primeiros passos rumo ao seu objetivo. Desafios, sempre teremos, mas tenha clareza onde você quer chegar.

Ah! Só para completar. Minha prima largou o curso de espanhol no meio da formação e anos depois eu passei a ser a professora dela!

Camada 1

Alessandra Lazarin é multiempreendedora, palestrante, Coach e Mentora de Carreira, Vida e Negócios. Certificada como Leader and Professional Coach, Master Coach em Inteligência Emocional, Propósito e Sentido da Vida. Por mais de 20 anos atuou na área executiva, desenvolvendo e gerenciando projetos, liderando equipes e organização de eventos nacionais e internacionais. É Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue (espanhol) com ênfase em Administração de Empresas e Especializações em Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Voluntariado Empresarial.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

4 Comments

  1. Oportuno abordar esse assunto, em tempos de globalização, nada mais importante que incentivar e motivar a educação da 2a língua. Parabéns.

    • Beth, gratidão por compartilhar seu feedback, vamos juntas incentivar e desenvolver outros idiomas. O mundo é tão pequeno diante de tantas possibilidades. Um abraço!

  2. Oi Alê, aliás, professora Alê! Minha professora de espanhol!
    Amei ler aqui sua história e trajetória profissional e pessoal, nos serve de estímulo e incentivo para nós que ainda estamos batalhando pela realização de sonhos. Obrigada por esse compartilhamento tão especial.
    Bjs mil!
    Adjane.

    • Adjane, bom dia. Eu fico tão feliz em receber sua mensagem e ainda saber que te inspirei para também se enveredar pelo ensino do idioma que me abriu e abre muitas portas. Conte sempre comigo, sua eterna professora!! Gratidão pelo carinho!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow