A importância da pronúncia
Por Rosemary Neves de Sales Dias

publicado em

O assunto de hoje é pronúncia em inglês. Mas antes de entrarmos no tema, vamos a duas definições importantes, pronúncia e sotaque:

PRONÚNCIA – De acordo com o Dicionário Oxford é:

  1. ato ou efeito de pronunciar, pronunciação, prolação;
  2. modo de pronunciar, articulação.

SOTAQUE – Pronúncia característica de um país, de uma região, de um indivíduo. Exemplo: sotaque lusitano, nordestino, gaúcho, carioca, etc.

Qual foi o motivo de eu iniciar o texto com as definições acima? Vou contextualizar.

Há uma tendência em confundir pronúncia com sotaque, mas como mencionado no início do texto, são coisas diferentes.

O sotaque é uma característica que o falante apresenta, mas é possível entender o que está sendo dito. Na verdade, o sotaque é até charmoso. Quantas vezes nos pegamos ouvindo estrangeiros falando português perfeitamente, mas com um sotaque característico. Não só estrangeiros, mas dentro do nosso país temos uma variedade de sotaques.

Nas aulas de inglês, percebo a dificuldade que os alunos apresentam em relação à pronúncia. Explico que pronunciar incorretamente palavras faz com que o ouvinte não entenda a mensagem e a comunicação fica prejudicada. 

No meio corporativo é imprescindível dominar essa habilidade. É importante ressaltar que no trabalho não é suficiente ‘comunicar’, é importante ter segurança e confiança para passar credibilidade nas interações com fornecedores, clientes e superiores e até mesmo entre os colegas da equipe.

Uma pessoa que não domina o idioma, terá dificuldades de chegar à gerência ou à diretoria de uma empresa internacional. E uma das habilidades importantes a ser desenvolvida é a pronúncia correta das palavras.

E o que fazer para melhorarmos nossa pronúncia? Seguem algumas dicas:

  • Ouvir – Ouça com atenção. Às vezes estamos falando algo de forma incorreta há muito tempo e não percebemos, por exemplo:
  • Mickey – Temos a tendência de pronunciar o nome desse camundongo famoso da seguinte maneira: Miquei, mas o correto é: mi kee.
  • Mais um exemplo, a palavra:
  • House – Muitas vezes percebemos a pronúncia dessa palavra com o som de Z (houze), mas o correto é o som de ‘s’, (house).
  • Preste atenção na terminação dos verbos regulares no passado. A pronúncia tem sons diferentes, os sons podem ser de ‘t’, ‘d’ou ‘id’
  • Repetir – Para falar corretamente as palavras devemos repetir várias vezes, na verdade o interessante é ‘exagerar’ nas repetições.
  • Gravar o que fala – Essa é uma forma eficiente de estudar pronúncia. Gravar e ouvir o que falamos nos mostra exatamente onde estamos errando.

Para nos ajudar na tarefa de aperfeiçoamento da pronúncia, há ferramentas interessantes como:

  • Google – Tem a função de ouvir as palavras
  • Dicionários online – Apresentam a função de ouvir as palavras e ainda oferecem o alfabeto fonético (código internacional por meio do qual se pode conhecer a pronúncia correta das palavras em qualquer idioma)
  • Youtube – No Youtube você encontra uma infinidade de professores ensinando pronúncia, aulas, música, entre outras possibilidades
  • Apps – Na loja do seu celular, basta procurar por pronúncia e inglês e aparecerá uma infinidade de aplicativos com esse objetivo.

Nos próximos textos falaremos sobre como desenvolver as outras habilidades para dominar o idioma.

Para encerrar gostaria de saber como é sua experiência com o aprendizado da língua inglesa. Como você estuda ou pratica a pronúncia, como memoriza vocabulário, enfim, o que você entender que seja interessante compartilhar conosco.

Camada 1

Rosemary Neves de Sales Dias é Mestre em Linguística Aplicada pela PUC/SP, tem Pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação pela FMU e professora universitária há mais de vinte anos atuando nas áreas de Secretariado Executivo e hospitalidade.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

2 Comments

  1. Gostei muito das suas explicações!

  2. Olá Neusa,
    fico feliz que tenha gostado. Qualquer dúvida que eu puder responder, conte comigo também.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow