Aprenda como obter retorno financeiro em evento gratuito
Por Jane Marques

publicado em

Organizar um evento gratuito não precisa significar números vermelhos, ainda é possível gerar receita ou pelo menos gerar um retorno sobre o investimento.
No início das lives no Brasil, principalmente os shows de artistas as apresentações eram gratuitas e sem patrocínio. Muitos dos artistas chegaram a transmitir os shows diretamente de casa. Até que o número de pessoas no on line, chamou a atenção dos patrocinadores e os artistas tiveram lucros muito acima de seus shows ao vivo.

Isso ocorre porque no on line não há limites geográficos ou custos e a adesão pelos ingressos aumenta muito mais a possibilidade de participação.

Os eventos gratuitos ou sociais, costumam ser vistos com bons olhos, principalmente neste momento de crise que estamos vivenciando, onde o desemprego está muito alto e o custo de vida muito mais caro. 

Mas com planejamento certo e uma programação atrativa tudo dá certo. Então aproveite para:

  • Aumentar a visibilidade e alcance: já que seu evento não será pago, é provável que mais pessoas saibam dele. E se seu conteúdo for de qualidade o compartilhamento acontece de forma natural;
  • Criar maior engajamento e interação: você tem a chance de ter contato direto com seu público, envolvê-lo e ouvi-lo;
  • Escolher Tema que vire referência: essa é uma das melhores vantagens, afinal quem não quer ser lembrado como o principal ao abordar determinado tema?
  • Elevar sua credibilidade: seja qual for sua área, um evento gratuito passa confiança de domínio do tema;
  • Promover as vendas: ao oferecer um bom conteúdo em seu evento online, as vendas acontecem naturalmente. E agora descubra as muitas possibilidades para rentabilizar seu evento sem cobrança de ingressos. Aqui vou citar algumas que você poderá aplicá-las em conjunto ou escolher apenas uma. Por isso faça uma analise do perfil do seu público para definir qual se encaixa melhor.
  • Patrocínio/parceria: Provavelmente o patrocínio/parceria foi a primeira opção que você pensou. E você está certo! Essa troca tem grande vantagem tanto para quem entra com dinheiro ou material    quanto para quem tem a marca divulgada para seu público-alvo. Além de ser uma boa forma para conseguir quitar as despesas iniciais de um evento gratuito. Mas essa, apesar de ser a mais conhecida, não é a única alternativa para conseguir um bom retorno financeiro.
  • Promova a sua marca: Um evento gratuito pode ser a oportunidade ideal para sua marca interagir com uma grande audiência, seja por meio da distribuição de brindes, promoção de sorteios ou experimentação de produtos. Você pode até mesmo oferecer as inscrições para um teste drive ou tickets para os participantes e descobrir quais deles estão interessados em determinados produtos ou serviços. Aqui vale escolher conteúdos atraentes. Então coloque temas mais aprofundados, um minicurso interessante ou deixe aquele especialista renomado como trunfo.
  • Serviços VIP: Opções diferenciadas ou VIPs proporcionam uma sensação de exclusividade, capaz de aumentar o envolvimento do participante (se ele pagou, provavelmente, irá comparecer, correto?).
  • Conteúdo Premium: Essa é outra excelente opção de rentabilizar seu evento. Dessa forma a maior parte do conteúdo fica acessível de forma gratuita, e o Premium fica como um Plus.
  • Merchandising; A venda de produtos é uma forma prática e direta para se gerar receita a partir de um evento gratuito. E considerando que os participantes não pagarão para entrar, devem estar com uns trocos em suas carteiras para gastar durante o evento. Por meio de plataformas é possível antecipar essas vendas, oferecendo os produtos online junto com a ficha de inscrição. Camisetas, bonés, souvenires, artesanato, objetos de design e pôsteres são alguns exemplos de produtos que podem ser comercializados durante um evento, além de comida e bebida, é claro.
  • Descontos em compras antecipadas: As pessoas adoram um bom negócio. Assim, se você pretende oferecer qualquer benefício ou produto durante o seu evento, elabore planos com descontos para estimular as vendas. Você pode vender online fichas para comida e bebida com antecedência, por exemplo. Isso amplia o compromisso de presença, além de permitir realizar o planejamento baseado em números reais. Ao mesmo tempo, reforce a mensagem “quem compra antes, evita filas” para estimular seus participantes. 
  • Certificado pago: Uma outra opção é cobrar pelo certificado. Essa dica é especial para eventos com cunho científico, como congressos, jornadas, semanas e seminários. Justamente porque tem o público que precisa dessa comprovação.
  • Corte os furões: Eventos gratuitos sempre contam com um bom número de participantes “furões”, aqueles que se inscrevem, mas não comparecem. Neste caso, considere cobrar um valor simbólico para a inscrição – Os preços baixos não diminuirão o número de inscritos, porém cortará fora os participantes não comprometidos. Desta forma, você será capaz de projetar seu evento para um número exato de pessoas, evitando desperdícios e reduzindo custos.
  • Limite de tempo de acesso ao conteúdo: Nesse caso o seu evento fica disponível gratuitamente por tempo limitado. E aí quem tiver interesse em acessar por um período maior, pode comprar. Essa disponibilidade gratuita pode variar entre o período de 24h, uma semana, um mês ou o tempo que achar necessário.

Agora você deve estar se perguntando qual dessas possibilidades é a mais efetiva. E infelizmente não tem fórmula ou resposta certa. Nesse momento é importante observar o perfil do participante do evento para ver o que se adequa melhor.

Dica importante:

É fundamental que seu evento online conte com suporte adequado para que tudo ocorra como planejado e sem grandes surpresas.

Por isso a sugestão é que você procure uma empresa que garanta suporte, segurança e qualidade na transmissão de seu evento gratuito online, e que te ajude com detalhes e ajustes do início ao fim do seu evento.

Camada 1

Jane Marques Shoji é CEO da Team Assessoria para eventos Corporativos e Assistente Virtual na prospecção B2B para Profiter Consulting. Formada em Gestão Comercial, Pós-Graduada em Marketing com Mestrado em Project Management Internacional pela Escola de Negócios Europeia de Barcelona. Expert em Inteligência de Mercado tem 27 anos de carreira em Varejo e Comércio. É membro do Grupo de Mulheres do Brasil, voluntária e parceira na ONG Mensageiros da Esperança. Apaixonada por eventos que encantam, recapacitam e transformam vidas.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow