Eu mereço
Por Odete Reis

publicado em

Quando você economiza um valor mensal para gastar com você, fica mais tranquilo realizar aquelas compras por impulso, afinal ninguém é de ferro.

Você também diz estas duas palavrinhas chaves, quando quer uma boa desculpa para comprar algo que não está na sua lista de prioridades? “Eu mereço”!

Ok, está tudo certo! Para a vida não ficar chata precisamos de uns mimos SIM, de vez em quando, não é verdade?

Mas se o dinheiro está curto, este “Eu mereço” se torna em mais uma parcela no cartão de crédito ou em um carnê para chamar de seu. Com os anúncios em TV, mídias de comunicação e ofertas imperdíveis em shopping centers, a tentação de gastar é grande.

Há um consenso de que para viver bem é preciso de pequenas compensações. Não se culpe em gastar com você, mas faça isto de forma organizada, dentro de um planejamento financeiro pessoal.

O ideal é estabelecer um valor mensal para gastar com você, com coisas que considera supérfluas, mas de seu merecimento. Você não precisa guardar um valor todo mês. A frequência é relativa, de acordo com suas possibilidades financeiras, mas o dinheiro acumulado fica ali separado e isto indica que está pensando em você com planejamento, foco e organização.

Faça essa ação incluindo uma linha especial no seu planejamento financeiro pessoal chamada de “Eu mereço”, assim o controle fica à vista e isso te estimula a guardar mais para aquela comprinha fora dos padrões. Ter limites claros sobre o valor que você destinar ao “Eu mereço” vai ajudar no controle do orçamento doméstico.

Agora, o importante é estar atento aos gastos, não saindo do padrão de receitas, despesas e investimentos programados. Por isso, observar o valor que você vai destinar ao seu “Eu mereço” é primordial. Não se culpe por gastar com você, desde que esteja dentro do seu planejamento.

Fica mais fácil economizar e controlar as compras por impulso, quando você reserva um valor todos os meses para gastar com você mesmo. A disciplina aqui não vai deixar você sair do controle.

Todos nós precisamos de incentivos, mimos e gastar com o “Eu mereço” é muito bom. Aproveita, você merece!

Camada 1

Odete Reis é educadora financeira, palestrante e autora. Possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FMU, graduação em Gestão Financeira pela Uniesp e formação em língua alemã pelo Instituto Goethe de Stuttgart, Alemanha. Atuou por trinta anos como assessora executiva trilíngue (alemão, inglês e português) em diversas empresas multinacionais alemãs e nas área de mercados e capitais em instituições financeiras. Autora do livro “$IM PARA SEU DINHEIRO, guia prático de Finanças Pessoais” (Edicon) e coautora do “Excelência no Secretariado” – (Ser Mais), com o artigo “Diga SIM para você, para seu dinheiro e realize seus sonhos”. Idealizadora da “Metodologia $IM: Sonhar, Identificar e Mãos à Obra”. Colunista de finanças pessoais e investimentos do Jornal Diário de Suzano e colaboradora da TV Diário, afiliada da Rede Globo, e da Rádio Metropolitana AM 1070 de Mogi das Cruzes.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow