Saiba como o seu senso de prioridade e de clareza afeta a sua performance
Por Ana Kekligian

publicado em

Você diz que te falta tempo? Seria falta de tempo ou de prioridade?
Você já deve ter ouvido ou até mesmo falado: “estou sem tempo!” ou “não tenho tempo!”. O dia de todas as pessoas têm 24 horas igualmente. O tempo não muda, o que muda é a sua capacidade produtiva. Então, como será que algumas pessoas conseguem administrar melhor o seu tempo do que outras?

De acordo com vários estudos, como os pautados na metodologia TriadPs de Christian Barbosa, o qual sou formada, ou mesmo a do renomado David Allen da metodologia GTD (Getting Things Done), a questão está no senso de PRIORIDADE. E isso tem a ver com o que é de fato importante para você e para a empresa em que você trabalha. Entender este fato e ordenar suas prioridades contribui muito com seus resultados pois, é através desta consciência que você evitará a perda da sua rotina e performance.

Quando você procrastina uma coisa importante, é provável que não tenha clareza da real importância de realizar a tarefa ou da consequência se não a fizer.

Então, te convido realmente a pensar:

  • Você tem clareza do que deve realizar amanhã com prioridade?
  • Quais os ganhos se as fizer?
  • Quais as consequências se não as fizer?

Faça o exercício, substituindo: “Estou sem tempo” ou “Não tenho tempo” por “Isso não é minha prioridade” ou “Isso não é importante para mim”. Desta forma, você terá um entendimento melhor das suas escolhas e suas consequências.

Eu te oriento a estabelecer quais são as suas três principais prioridades de amanhã, determine tempo de realização para cada uma e comece o seu dia por elas. Essa simples atitude fará uma diferença brutal na sua produtividade. Comemore a cada tarefa realizada e pratique isso diariamente. No final do dia, eu te garanto que sentirá emoções positivas, como a de dever cumprido.

Quando você não consegue colocar foco nas suas prioridades, pode ser que seja pela dificuldade de entender com clareza a importância delas e o resultado disso é perder de vista seus objetivos e acumular frustrações.

Com clareza todas as suas decisões te levarão a objetivos alcançados.

Quando decidi ser coach, eu tinha total clareza do que tinha que fazer e do meu propósito. Isso me norteou, e a partir disso todas as minhas decisões estavam voltadas para atender meus objetivos.

Ser produtivo é um processo que você desenvolve à medida que usa métodos e técnicas adequadas para você. É fazer o que precisa ser feito, gastando menos tempo.

E Afinal, o que te faz perder o tempo?

1) Falta de tarefatização – Técnica de transformar as tarefas em compromissos e colocá-las na agenda;
2) Memorizar responsabilidades e tarefas – Poupe a sua mente e pare de armazenar informações, delegue para a agenda seus compromissos;

3) Esforços desnecessários – Facilite seu trabalho e crie atalhos para aquilo que você utiliza diariamente;

4) Desorganização – Organize seu espaço de trabalho e elimine distrações;

5) Priorizar o que é mais prazeroso – Liste suas atividades por ordem de importância;

6) Interrupções desnecessárias – Determine o tempo para cada tarefa e não interrompa até concluir;

7) Perfeccionismo – Esse vício emocional te impede de delegar e de agilizar os processos, pois gera autocobrança, te prende na análise ou no operacional, te torna centralizador e gera dificuldade para dar autonomia à outras pessoas. Ou seja, te sobrecarrega sem necessidade.

Eliminando esses pontos da sua vida, você ganhará tempo, reconhecimento e sucesso por maiores resultados.

E por fim, reflita: Você está sem tempo para seus filhos? Para o seu cônjuge? Para a sua mãe? Seu pai? Para se divertir? Para se cuidar? Para ir ao médico? Para visitar a família? Para orar? Para agradecer? Para se organizar? Para os amigos? Para se desenvolver? Para encontrar um emprego melhor?

Dizer que está sem tempo, diz muito sobre você.

Venha para a EBC e desenvolva a sua mentalidade produtiva para aumentar seus resultados.

É TEMPO DE SER MAIS FELIZ!

Geralmente, utilizamos o tempo de forma inadequada. Costumamos gastá-lo com atividades que nada têm a ver com nossos objetivos, com nossos sonhos, com nossa missão de vida. Isso resulta na sensação de que o tempo passou rápido demais e que não aproveitamos o suficiente.

Christian Barbosa

Camada 1

Ana Kekligian é Master Coach de Desempenho e Especialista em Inteligência Emocional com foco na vida pessoal e profissionalIdealizadora da EBC (Empresa Brasileira de Coaching). Atualmente, possui cinco importantes certificações internacionais pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching): Professional & Self CoachingCoaching EricksonianoMaster Coach, Inteligência Emocional e Análise Comportamental. Conta também com a certificação de Especialista em Inteligência Emocional pela SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional) e Especialista em Produtividade com: Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadPS. É mãe, filha, irmã, tia, amiga, noiva e CEO de si mesma.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow