Profissional Multicultural: você acha que está preparado?
Por Adriana Carvalho

publicado em

Como você está se preparando para ser uma Secretária multicultural? O mundo está mudando muito rapidamente e cada vez mais mercados emergentes tem tomado seu papel na economia global nestes últimos anos. A hegemonia dos Estados Unidos no mundo dos negócios está, digamos, mudando e dando lugar a países dos quais mal ouvíamos falar, não é mesmo? Países asiáticos estão cada vez mais chegando próximo a nós. Se não é pela empresa que trabalhamos é através de um fornecedor, prestador de serviços, empresas de tecnologia e pelos mais diversos ramos.

Estamos preparados (as) para os desafios que lidar com uma nova cultura nos impõe? A língua universal é o inglês, sem sombra de dúvida. Mas, aprender mandarim, por exemplo, vai impulsionar, em um futuro breve, a secretária ou secretário executivo, colocando-os em uma posição de vantagem e competitividade. Se antecipando a esta nova tendências, escolas já começaram a ter em seus currículos o mandarim como oferta. Não é a toa que vemos crescer pelo país a abertura de escolas de idiomas que ensinem o idioma. Abriu, recentemente, no Rio de Janeiro, a primeira escola chinesa em um país estrangeiro, numa colaboração entre empresários chineses no Brasil e o Consulado Chinês no Rio de Janeiro. Segundo a diretora da escola, Yuan Aiping, a grande maioria de estudantes são filhos de brasileiros O Link da matéria segue no final da página). Essa é a nova geração com quem muitos de nós teremos que competir em alguns anos quando estiverem iniciando suas carreiras e nós, bem, em nossa fase de pré-aposentadoria. O Link da matéria segue no final da página.

Independentemente de qual país esteja assumindo a liderança econômica global, um ponto muito importante para focarmos ao começarmos a nos preparar é notar quais países tem tido alta em suas economias de exportação e quais produtos estão alcançando quais mercados. Se você trabalha em uma empresa alemã, por exemplo, é muito importante conhecer também o mercado de onde sua matriz está instalada. Feito isso, passe a ter o hábito de ler um pouco sobre a cultura daqueles países em questão. Prepare-se para ter contato com esses clientes além-fronteiras. Muito certamente, em algum momento da sua carreira, você vai atender a um executivo expatriado e conhecer seus hábitos, costumes, saber como pensa o seu povo e a evolução da cultura do país de onde ele vem vai te ajudar muito a atender com excelência.

Eu já atendi a muitos executivos de diferentes nacionalidades durante a minha carreira e estou tendo a oportunidade de conviver, atualmente, com o povo chinês. Posso lhes garantir que o mindset do oriental é bastante diferente do ocidental. No ocidente, embora tenhamos, também, culturas distintas elas acabam tendo algo em comum e a adaptação do profissional de secretariado é mais rápida. O oriental tem toda uma lógica diferenciada que vem de uma base cultural muito diferente da que descendemos, ou seja, na maior parte dos casos, de povos europeus e africanos.

Aprender as diferentes culturas é muito gratificante. Hoje, temos a internet que nos ajuda a buscar conhecimento e, por sorte, temos pessoas engajadas em compartilhar o conhecimento, o que nos abre um mundo novo, nos abre portas. Tenha uma mente aberta e desprovida de preconceitos por não conhecer o novo. Assim, seu sucesso certamente virá e um profissional multicultural se formará, estando pronto para todos os desafios em um mundo cada vez mais globalizado.

Fonte: https://www.correiodobrasil.com.br/primeira-escola-china-inaugurada-rio-janeiro/

Camada 1

Adriana Carvalho é formada em Secretariado Executivo Bilíngue e Tradução – Inglês pela PUC Campinas e Pós-graduada em Gestão de Negócios pela FAE Business School em Curitiba. Atuou por 21 anos como Secretária de Diretoria em multinacional da indústria automotiva e conta com experiência em trabalhos no exterior. Hoje mora na China e coordena um grupo de mulheres expatriadas promovendo atividades culturais e de integração na comunidade. Casada, mãe de um rapaz de 17 anos, tem como hobby a fotografia e escreve para o blog “Por Aí, Viagens e Cultura” (www.poraiviagensecultura.blogspot.com) em que relata um pouco da história e cultura dos lugares que já visitou.

Camada 1

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
cestoupresentes-banner
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

os mais lidos na semana

Temas Procurados

Camada 1
2021.07.27-campanha-telegram-mundi-banner
presenca-online-campanha-touche (6)
vinheta-abril-2021-banner (8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow